O mundo todo precisou se adaptar ao uso de máscaras em 2020, mas você já parou para pensar nas consequências disso? Antes de qualquer coisa, precisamos fazer um alerta: mesmo que as máscaras causem desconfortos, não usá-las é muito mais perigoso, então siga sempre as orientações dos órgãos de saúde, combinado?

Quem usa máscaras por muitas horas durante o dia pode observar o surgimento da maskne. Você sabe o que é isso? Nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse termo que surgiu junto com os novos tempos.

O que é

A maskne nada mais é do que a acne causada pela máscara. Muita gente vem relatando o surgimento ou o aumento da acne nessa região que fica coberta pela máscara - bochechas, queixo e nariz. Outros fatores também podem contribuir para isso, como a ansiedade e o estresse.

O que causa

Existem duas principais causas: o atrito da máscara com a pele e o abafamento da região.

A primeira causa acaba aumentando os processos inflamatórios por conta do contato da máscara com a pele. E isso pode piorar dependendo do material da máscara - se ela for de tecido, por exemplo, e você utilizar alvejantes para lavá-la, sua pele pode ter uma reação com os componentes químicos do produto.

Já a segunda causa é um pouco mais fácil de observar. Como nós ficamos respirando por trás da máscara, aquela região fica quente e úmida, se tornando o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Quem também adora calor e umidade são as glândulas sebáceas, que passam a produzir muito mais oleosidade. Tudo isso combinado não poderia resultar em outra coisa: cravos e espinhas.

Como evitar

Como as causas da maske são justamente resultados do uso da máscara, fica difícil de evitar o problema, mas algumas medidas podem amenizar a situação:

Manusear a máscara com as mãos limpas: para diminuir a contaminação por bactérias, é preciso estar com as mãos sempre higienizadas ao tocar na máscara, seja para colocá-la, ajustá-la ou retirá-la.

Evitar maquiagem muito pesada: pelo menos quando for ficar longos períodos de máscara, evite aplicar muitas camadas de base, por exemplo. A maquiagem cria mais uma barreira que impede sua pele de respirar.

Redobrar sua atenção com o skincare: manter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para impedir o surgimento da acne, então invista em produtos indicados para o seu tipo de pele e suspenda o uso de fórmulas abrasivas que podem irritar a cútis. Manter a hidratação em dia também é muito importante, então beba bastante água e não pule o passo do hidratante na hora do skincare.

Como a acne é uma questão bastante recorrente nas peles que produzem oleosidade em excesso, as nossas dicas sobre a rotina de skincare para pele oleosa podem ser úteis.

Todas as outras indicações para evitar a acne comum, como não ficar colocando as mãos no rosto, também são válidas para tentar escapar da maskne.

Como tratar

Os tratamentos para a maskne são basicamente os mesmos da acne comum. Se você notar que sua pele está desenvolvendo acne na região da máscara, faça uma revisão dos seus produtos de cuidado com a pele e opte sempre por fórmulas oil-free e não-comedogênicas.

Caso a acne comece a avançar e o tratamento em casa não seja mais eficaz, procure ajuda médica para resolver o problema com os tratamentos necessários, que podem envolver medicamentos, peelings e lasers.

Nunca é demais reforçar: mesmo com o incômodo da maskne, a máscara deve ser utilizada sempre que você estiver em locais com baixa circulação de ar e perto de outras pessoas. Cuide de você e dos outros!