Em maior ou menor quantidade, todo mundo já teve espinhas - que nada mais são do que pequenas inflamações que surgem quando nossos poros ficam obstruídos pelo excesso de oleosidade.

É bom saber que vários fatores podem interferir nesse caso, como a alimentação, a genética, o clima e até a maneira como limpamos a pele.

Mas você já ouviu falar que o local onde elas aparecem pode ser um alerta para a sua saúde? Você vai entender melhor sobre isso com o nosso mapa das espinhas:

Zona T: testa, nariz e queixo

É super comum ter espinhas na testa, nariz e queixo, que formam a na zona T do nosso rosto, porque são pontos cheios de glândulas sebáceas, onde acumula-se mais oleosidade e resulta nas acnes. Para evitar esse efeito, vale apostar na limpeza e hidratação da região!

Queixo e pescoço

O queixo e o pescoço são regiões do corpo muito afetadas pelas alterações hormonais, que acontecem em várias fases da vida: durante a menstruação, a gravidez, o início da menopausa, em casos de problemas na tireoide, entre várias outras possibilidades. O resultado você já sabe, aumento da produção de sebo e surgimento de espinhas.

Hoje em dia já existem maneiras para controlar essas questões, como o uso de anticoncepcionais, reposição hormonal e remédios, mas se estiver tudo certo com sua saúde, é super válido aceitar as espinhas e seguir um skincare para o seu tipo de pele.

Bochechas

Espinhas nas bochechas podem aparecer quando passamos muito tempo com a mão e celular no rosto ou usando máscara - gerando a chamada maskne, pois a região fica abafada e as bactérias se proliferam.

A solução é se atentar aos seus hábitos, tentar levar menos as mãos ao rosto, lavá-las com frequência e cultivar uma rotina facial para manter as bactérias e a oleosidade longe.

Olhos e sobrancelhas

Se você tem o costume de usar maquiagem, é importantíssimo aprender como removê-la corretamente, pois os resquícios de produtos na pele também causam espinhas, principalmente nos olhos e sobrancelhas, onde costumamos aplicar vários produtos: base, corretivo, sombras, rímel, delineador… Nada de dormir de make, ein?!

Dica extra

Independente de qual seja a razão das suas espinhas, é essencial que você não as cutuque, aperte ou esprema para não causar uma inflamação ainda maior, afinal, nossas unhas e dedos estão cheios de bactérias.

Agora que você já está informada(o) sobre esse assunto tão importante, lembre-se de procurar ajuda dermatológica para se orientar da melhor maneira e cuidar da sua pele com carinho. E vem conferir algumas dicas para amar sua pele do jeitinho que ela é!