Para ter os cabelos sempre bonitos e saudáveis, não basta só lavar e secar, sabia? Você pode investir naquele shampoo super caro, no condicionador da marca mais famosa, mas nada vai adiantar se a máscara capilar não fizer parte da sua rotina de cuidados com o cabelo.

Preparamos um guia completo sobre esse produto tão importante para os seus fios. É só continuar a leitura!

O que é e para que serve

Antes de explicar para que serve esse produto, é preciso entender que existem diferentes tipos de máscara capilar, cada uma com uma função diferente.
Elas podem hidratar, nutrir ou reconstruir, agindo de forma mais profunda na estrutura dos fios e depositando componentes específicos de cada máscara. Mas, afinal, quais as diferenças entre esses três tipos? Calma que eu vou te explicar!

Máscara hidratante: ela repõe a água dos fios secos ou danificados. Sua composição geralmente conta com ingredientes hidratantes e umectantes, como óleos e manteigas.

Máscara nutritiva: a nutrição devolve lipídios e proteínas aos cabelos com aparência opaca. Esses compostos são responsáveis pela oleosidade “saudável” que dá brilho aos fios.

Máscara reconstrutora: ideal para cabelos com muita química que estão quebradiços e com pontas duplas. Essas máscaras fazem a reposição da massa capilar e contam com ativos como queratina e arginina.

Então, em resumo, a máscara serve para deixar o cabelo mais bonito, brilhoso e saudável, independente de sua função.

Qual a diferença entre máscara capilar e condicionador?

Quem nunca ouviu falar que a máscara é só um condicionador mais potente? A história não é bem assim. Como dissemos ali em cima, a máscara capilar age mais profundamente, no interior dos fios, diferente do condicionador, que só sela as cutículas de forma superficial.

O condicionador é um produto de uso diário que complementa o shampoo - não é à toa que, na maioria das vezes, eles são vendidos juntos. A máscara capilar devolve os componentes necessários ao seu cabelo de acordo com sua função. Ela, inclusive, age por mais tempo que o condicionador, mesmo depois do cabelo seco.

Posso substituir o condicionador pela máscara capilar?

Não é só porque a ação da máscara é mais poderosa que você pode fazer essa troca, viu? Se o seu cabelo estiver muito danificado, optar pela máscara em vez do condicionador pode ser uma boa ideia, mas não prolongue isso por muito tempo.

Como a máscara tem componentes mais densos e concentrados, seu cabelo pode ficar muito oleoso e pesado, perdendo o movimento.

Como usar

A regra de ouro da máscara capilar é nunca aplicar na raiz do cabelo - até os cabelos mais secos podem ficar oleosos se você fizer isso. Então use a máscara sempre no comprimento dos fios.

Existem algumas controvérsias sobre a ordem correta de aplicar a máscara. Tem quem diga que passar o produto antes do shampoo faz mais efeito, mas dermatologistas esclarecem que isso não passa de um mito. Então anote aí o passo a passo:

1. Após lavar os cabelos com shampoo, aplique a máscara no comprimento do cabelo, mecha por mecha, massageando levemente;

2. Se seu cabelo for longo, prenda-o em um coque e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Se não tiver nada escrito no rótulo, 15 minutos é um bom tempo.

3. Enxágue até sentir que o produto saiu completamente;

4. Agora é só finalizar como você preferir!

E precisa passar o condicionador depois da máscara? Não! A máscara é potente o suficiente para cumprir o papel dela mesma e também do condicionador.

Quando e com que frequência usar

Como a máscara precisa agir por mais tempo no cabelo, deixe para fazer esse processo em um dia que não estiver com pressa. Se a máscara ficar menos tempo que o indicado, ela não vai fazer efeito e você estará desperdiçando produto (e dinheiro!).

Agora falando sobre a frequência de aplicação da máscara: tudo vai depender do seu tipo de cabelo. Para quem tem cabelo oleoso ou misto, o ideal é de 15 em 15 dias. Agora, se seu cabelo for seco ou danificado por química, secador ou chapinha, pode apostar na máscara pelo menos 1 vez por semana.

Cuidados que devem ser tomados


Assim como qualquer cosmético, você deve ter alguns cuidados para que a máscara cumpra seu papel de maneira eficaz. Dá uma olhada:

- Não deixe a máscara no box: nós sabemos que é mais fácil deixar o pote da máscara no box para tê-la sempre à mão, mas a umidade e o calor podem acabar afetando sua fórmula. Então prefira guardar no armário ou na prateleira do banheiro.

- Não use os dedos para tirar a máscara do pote: nossas mãos são cheias de fungos e bactérias que, em contato com o produto, podem causar oxidação. Então a dica é ter uma espátula ou uma colher de plástico sempre limpinha para colocar dentro do pote.

- Não deixe o frasco aberto na hora do banho: do mesmo jeito que nossas mãos podem estragar a máscara, a água do chuveiro também pode - e sempre acaba pingando umas gotinhas, né? Então retire do pote somente a quantidade de creme que você vai utilizar e devolva-o ao lugar que estava guardado.

- Use um produto indicado para o seu tipo de cabelo: a tecnologia da indústria de cosméticos não para de avançar, então existem fórmulas para todos os tipos e texturas de cabelo. Apostar em um produto que foi formulado exatamente para o seu tipo de cabelo só vai te trazer benefícios.

Com esses cuidados, sua máscara capilar vai durar muito mais tempo! E vamos combinar que não é nada muito complicado, não é mesmo?

Saber usar a máscara da forma correta muda muito a forma como você cuida do seu cabelo. Já salva esse post para ter sempre à mão um guia completo para consultar quando tiver alguma dúvida!