A rotina de skincare para quem tem pele oleosa precisa dar conta de controlar a oleosidade, evitar o surgimento da acne e ainda hidratar. Engana-se quem pensa que a hidratação só é recomendada para as peles secas, viu?

Mas será que você sabe cuidar da pele oleosa? Montamos um esquema com todos os passos necessários para você cuidar da sua pele da melhor maneira possível. Também vamos esclarecer as principais dúvidas e falar sobre as características desse tipo de pele. Para conferir, é só continuar a leitura!

Características da pele oleosa

Reconhecer uma pele oleosa é fácil, já que ela produz oleosidade em excesso. Mas existem outras características que podem ser notadas nesse tipo de pele:

- Poros dilatados: esses furinhos mais abertos na pele, principalmente na zona T e nas bochechas, acontecem por conta da superprodução de sebo pelas glândulas sebáceas. Os poros também podem dilatar por excesso de poluição, resquícios de maquiagem e outras “sujeiras”.

- Excesso de brilho na zona T: aqui estamos falando do brilho causado pela oleosidade mesmo, não do viço. A zona T - que compreende a testa, o nariz e o queixo - tende a produzir mais oleosidade porque é nessa região que se concentram a maior parte das glândulas sebáceas.

- Acne: a acne é causada pelo aumento da produção de sebo pela pele oleosa. Ela resulta nos comedões, que chamamos popularmente de cravos e, quando eles inflamam, acabam virando as espinhas. Além disso, outros fatores também podem causar a acne, como predisposição genética, questões emocionais e hormonais e até mesmo a gravidez.

Atenção ao efeito rebote

Você sabe o que é o efeito rebote? Se você nunca ouviu falar sobre isso, é bom prestar atenção porque pode ser exatamente ele que está causando o excesso de oleosidade na sua pele.

Qualquer tipo de pele, seja seca, mista ou oleosa, precisa de hidratação. Quando o nosso organismo fica desidratado, consequentemente a nossa pele também fica, então ela começa a produzir mais óleo para formar uma camada protetora.

Não é recomendado ficar limpando o rosto o tempo todo, porque isso tira o óleo natural e necessário para a proteção da pele. Assim, a pele fica desprotegida e acaba produzindo ainda mais óleo. Muito interessante, né?

Então nada de ficar lavando o rosto várias vezes por dia e pular o passo da hidratação na hora de cuidar da pele! Ter uma rotina de skincare adequada e beber bastante água é o melhor caminho para uma pele bonita e saudável.

Então vamos aos passos da rotina de skincare para a pele oleosa?

Rotina diurna

Os 5 passos principais para o dia são simples e formam quase um mantra: limpar, tonificar, hidratar, tratar e proteger.

1. Limpar: a higiene da pele oleosa é fundamental. Lave o rosto com água fria e aplique o sabonete ou limpador facial da sua preferência fazendo movimentos leves. Não esfregue o rosto com força porque isso pode estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo.

2. Tonificar: o tônico ou a água micelar atuam de forma mais profunda, limpando qualquer sujeirinha que ainda tenha ficado. Dê preferência aos tônicos que sejam oil-free.

3. Hidratar: nem pense em pular esse passo, hein? A pele oleosa precisa de hidratação como qualquer outra, mas escolha um hidratante que não seja muito denso e gorduroso. As texturas em gel, mousse e sérum são as mais indicadas para esse tipo de pele.

4. Tratar: agora é a hora de aplicar os produtinhos indicados pelo(a) dermatologista. Os ácidos e outros cosméticos devem ser aplicados antes do protetor solar. Agora também é a hora de aplicar a vitamina C, já que ela é um ótimo antioxidante e potencializa os efeitos do filtro solar.

5. Proteger: o protetor solar é in-dis-pen-sá-vel, ok? Mesmo se você for ficar dentro de casa. Invista em fórmulas oil-free, não-comedogênicas, de toque seco e que têm rápida absorção.

Depois disso, você pode seguir a vida normalmente, seja partindo para a maquiagem ou ficando de rosto limpo mesmo.

Rotina noturna

A rotina noturna é mais curtinha, mas igualmente importante:

1. Limpar: se você estava de maquiagem, retire tudo com o demaquilante de sua preferência. Depois, lave o rosto, assim como fez de manhã, com um sabonete ou limpador facial.

2. Tonificar: da mesma forma que fez de manhã, agora é a hora de tonificar para tirar todo o restinho de make e poluição que sua pele acumulou ao longo do dia.

3. Tratar: alguns produtos não podem ser usados durante o dia, pois podem manchar a pele por conta da luz. Então essa é a hora de utilizá-los, combinado? Nesse passo, entram os tratamentos reparadores, como por exemplo os cremes para a região dos olhos.

Seguindo todos esses passos, sua pele vai ficar bonita, hidratada, viçosa e saudável. Ah, e não se esqueça que também precisamos cuidar da pele de dentro para fora, então evite alimentos gordurosos e beba muuuita água!

Nós sabemos que vocês estão cientes, mas não custa lembrar: sempre que tiver qualquer dúvida, consulte um(a) dermatologista da sua confiança. Nossa pele é um órgão super importante e não pode ser negligenciado.