As tendências do mundo da beleza que vamos te mostrar hoje não são sobre cores de batons ou delineados que estão em alta, mas algumas ideias muito importantes para cuidarmos da nossa pele e da natureza em conjunto, são elas: clean beauty, slow beauty, green beauty e blue beauty.

Esses termos promovem um olhar mais consciente e sustentável para os cosméticos que consumimos e a forma que eles impactam no ambiente. Assim, buscam maneiras de diminuir os danos, sem nos fazer abrir mão dos cuidados. Ou seja, todo mundo sai ganhando.


Você vai ver que cada um tem suas particularidades, mas eles se complementam para alcançar o objetivo de preservar a natureza com uma rotina de beleza responsável!

1. Clean beauty

O clean beauty, ou o movimento da beleza limpa, é uma proposta de consumo consciente que incentiva o uso de produtos sem ingredientes tóxicos, por serem mais seguros para nossa saúde e para o planeta. Então, além de não causarem danos ao corpo, também não impactam na natureza quando são produzidos ou descartados. Incrível, né?

Isso não significa que esses cosméticos são 100% naturais, porque nem todos os compostos sintéticos são prejudiciais, mas evitam ativos que realmente nos fazem mal, como álcool, silicones e parabenos, e envolvem marcas responsáveis, transparentes e sustentáveis - assim como várias das parceiras da Box!

2. Slow beauty

Sem produtos ou conservantes em excesso, o slow beauty defende uma rotina de cuidados simples e o consumo consciente de cosméticos, o que não quer dizer parar de comprar produtos, mas usá-los sem desperdício.

As pessoas que seguem esse movimento também dão preferência para fórmulas multifuncionais, orgânicas e naturais; escolhem empresas e embalagens eco-friendly; e fazem um uso e descarte consciente, respeitando toda a cadeia produtiva.

3. Green beauty

O green beauty é uma causa que defende a beleza natural - não necessariamente sem makes - mas com todos os produtos sendo naturais, orgânicos e veganos. Essa ideia surge para preservar o meio ambiente e valorizar os cosméticos sem toxinas, que causam menos reações e problemas na pele.

Para se enquadrar nessa categoria, os produtos precisam ser feitos artesanalmente, sem passar por nenhum processo químico, não serem testados em animais (cruelty-free) e terem embalagens sustentáveis, que não prejudiquem o planeta quando são jogadas fora.

4. Blue beauty

Tão importante quanto a preocupação com os ingredientes dos cosméticos, é pensar onde e como eles serão descartados, já que, infelizmente, muitas vezes acabam nos oceanos. Assim, o blue beauty é uma iniciativa para alertar empresas e consumidores sobre a preservação dos mares e da vida marítima, incentivando que os produtos e embalagens sejam sustentáveis e não-tóxicos.

Para essa beleza azul ser alcançada, é preciso que aconteça a redução do uso de plásticos, que ainda são descartados em grande quantidade nas águas, e de um consumo mais consciente, pensando sempre em reciclar, reaproveitar e descartar as embalagens de maneira correta.

Essas tendências trazem vantagens incríveis para nós e para o ambiente, mas precisam ser adotadas com consciência. Você pode começar aos poucos, incluindo o que realmente faz sentido para a sua rotina, dando preferência para marcas que se preocupam com essas causas e fazendo a sua parte para preservar a natureza. Vamos juntas(os)?