Já bateu aquela dúvida de quando e como descartar um cosmético por aí? Se tem mesmo problema usar algo vencido ou se o vidro da base vai no reciclável ou no orgânico?

Para esclarecer todas essas questões é que produzimos este post, então é só ler até o final para conferir e aprender tim-tim por tim-tim!

A questão da validade

Pode parecer óbvio, mas não é recomendado utilizar produtos de beleza fora da validade. A data de vencimento de um cosmético, ou qualquer produto, não é definida ao acaso e, sim, com base em estudos e análises validadas pela ANVISA.

A maior questão com relação a isso é a segurança. A sua pele e a sua saúde geral podem ser afetadas ao ter contato com uma formulação vencida. Algumas das principais consequências são coceira, alergias, inflamações, ardência, vermelhidão, ressecamento e até infecções bacterianas ou fúngicas.

Um outro ponto é que um produto vendido não vai performar da mesma forma e gerar os mesmos efeitos. Ou seja, não há a garantia do resultado e entram na conta vários riscos. Portanto, o melhor a fazer nesse caso é mesmo descartar o cosmético e comprar um novo!

Atente-se, então, ao prazo de validade informado no rótulo do produto e repare se ele possui uma ou duas datas. Neste último caso, a primeira equivale à validade do produto fechado e a segunda à validade após-aberto.

E se cruzar com marcações como “12M, 24M”, saiba que elas correspondem ao prazo de validade depois da abertura do produto em meses (12 e 24 meses).

De olho no clima e no armazenamento

Apesar da data de vencimento dos rótulos e embalagens ser uma referência segura, fatores como o clima e a forma de armazenamento podem influenciar e adiantar em alguns dias ou meses esse prazo.

Se tiver mantido seus cosméticos em climas muito quentes ou armazenamentos inadequados (quentes, úmidos e pouco arejados) e reparar qualquer diferença na cor, cheiro, textura ou efeito final do produto, pode ser melhor descartá-lo mais cedo.

A polêmica da contaminação

Outro ponto que pode ser motivo para descartar um cosmético é a contaminação dele por bactérias, fungos e outros microrganismos. Isso acontece naturalmente, afinal, nossa pele, mãos, olhos e boca estão em contato com o ambiente e também possuem uma microbiota cheia deles.

No entanto, quando não limpamos aplicadores de batom, máscara de cílios, corretivo e pincéis ou encostamos a canopla dos conta-gotas no rosto e retornamos todos esses aplicadores ao frasco do produto criamos o que chamamos contaminação cruzada. O mesmo vale quando você pega e aplica produtos sem estar com as mãos limpas, ein?!

A cada vez que isso se repete, colocamos em risco a qualidade e vitalidade do produto, e a segurança da nossa pele. E também, caso essas bactérias consigam entrada para nosso organismo, podem surgir outras complicações, como problemas intestinais, infecções e até pneumonias.

Então fica aqui o alerta: se você ama seus produtinhos e quer que eles durem muuuito, limpe, lave e seque seus aplicadores e misturadores de make e skincare sempre após o uso antes de retorná-los à embalagem.

Como descartar corretamente cada tipo de produto?

Ok, você já entendeu quando descartar seus cosméticos, mas qual a maneira correta de fazer isso, você sabe?

No caso de produtos em pó ou pastosos: retire o que sobrou da embalagem com uma espátula ou uma faca e jogue esses restos no lixo comum. Esse é o local mais indicado para o descarte por conta do risco de contaminação.

No caso de produtos cremosos e líquidos: como a quantidade não é muito significativa, você pode jogar o conteúdo na privada. A rede de esgoto dará conta de fazer o tratamento e o dano ao meio ambiente será mínimo.

as embalagens devem ser descartadas no lixo reciclável. Mas, antes, você deve lavar bem os recipientes para aumentar as chances desses materiais serem realmente reciclados. Elas precisam estar completamente limpas e secas.

E é isso aí... Nem é tão complicado assim, né? Então, bora adotar esses passos para descartar com consciência e fazer nossa parte, porque essa vida não é só ficar bonita, é também cuidar do nosso planeta e nosso futuro!