Você já ouviu falar que os tipos de cabelos são divididos por números e letras? Esse é um jeito simples de explicar as diferentes características e cuidados que cada fio precisa.

A primeira coisa que você tem que saber é que eles variam de 1-4 e A-C, e a quantidade e curvatura dos cachos aumenta seguindo a ordem crescente.

Os tipos 1A, 1B e 1C, portanto, formam o grupo dos lisos. Mas como nosso foco aqui são os cachos, começaremos direto pelo grupo 2, ok? Partiu entender melhor esse rolê?

Tipo 2: cabelos ondulados

É super comum ficar na dúvida de qual é o seu tipo de cabelo, principalmente, se ele for ondulado, pois essa é uma categoria entre o liso e o enrolado que pode ter pouco ou muito volume. Veja se você se encaixa em alguma dessas:

Tipo 2A

Imagem: Reprodução Instagram @anitta

O cabelo 2A pode ser facilmente confundido com o liso, porque ele tem apenas suaves ondulações no comprimento. Apesar de ser fácil de cuidar, a raiz costuma ficar oleosa com facilidade e as pontas secas, sendo necessário lavar quase todos os dias, além dos fios serem finos e sem muito volume.

Tipo 2B

Imagem: Reprodução Instagram @deboralcantara

Com um pouco mais de definição, o tipo 2B tem um efeito de babyliss soltinho, sabe? Ainda não chega a formar cachos fechados, a raiz é lisa, mas com a finalização certa, é possível ter ondas bonitas e marcadas. É um pouco mais volumoso que o anterior e, geralmente, precisa lidar com o frizz.

Tipo 2C

Imagem: Reprodução Instagram @camila_cabello

Nessa categoria, já estamos bem próximos dos cachos, a diferença é que os fios se curvam formato de S e não de mola. Eles também costumam ser grossos, ter um volume bafônico e um pouco mais de frizz.

Cuidados

Mesmo tendo suas diferenças, as subcategorias do tipo 2 compartilham da mesma questão: raiz oleosa e pontas secas, por isso, os cuidados que não podem faltar são:

  • Manter os cabelos sempre limpos, lavando pelo menos dia sim, dia não;
  • Usar shampoo detox no couro cabeludo para eliminar o excesso de sebo;
  • Adotar uma boa máscara capilar, 2x na semana, aplicando o produto apenas no comprimento dos fios;
  • Aplicar óleo reparador nas pontas dos cabelos para hidratar e combater o frizz;
  • Finalizar as madeixas com produtos leves e oil-free.

Tipo 3: cabelo cacheado

Se você pensa que os cabelos cacheados são todos iguais, vamos te provar o contrário. Acompanhe para descobrir as diferenças entre eles:

Tipo 3A

Imagem: Reprodução Instagram @julianapaes

Se você tem cachos largos e soltos desde a raiz, sua categoria é a 3A. Por ser um cabelo pesado, seu volume depende do comprimento (quanto mais comprido, menos volume) e os fios podem ficar ainda mais enrolados depois de uma boa finalização.

Tipo 3B

Imagem: Reprodução Instagram @eumaria

Esse tipo é fácil de identificar, pois se trata de cachos super definidos e mais “apertados” que o anterior. Nesse caso, é comum que as pontas ressequem facilmente, porque conforme as curvas ficam mais fechadas, elas acabam recebendo menos da oleosidade natural que vem do couro cabeludo.

Tipo 3C

Imagem: Reprodução Instagram @lucyramos_

Os cachos 3C têm formato em espiral, são grossos e bastante volumosos. Por serem bem fechadinhos, pouco elásticos e com tendência ao frizz, podem ser confundidos com o cabelo crespo, mas estão no grupo dos cacheados.

Cuidados

Já deu para entender que o foco do haircare das cacheadas está no frizz e nas pontas secas, né? Se você faz parte dessa categoria, se liga nessas dicas:

  • Siga um cronograma capilar de hidratação e nutrição para ajudar a manter os fios brilhosos e saudáveis;
  • Lave os cabelo apenas em temperatura morna, evitando maiores ressecamentos;
  • Combine o leave-in com uma finalização para definir os cachos e reduzir o frizz;
  • Escolha produtos que possuam ativos hidratantes na composição.

Tipo 4: cabelo crespo ou afro

A maior diferença de texturas está nas subcategorias do tipo 4, com os cabelos crespos e afros. Eles costumam ser mais frágeis e com um espaçamento bem pequeno entre os fios, olha só:

Tipo 4A

Imagem: Reprodução Instagram @taisdeverdade

O tipo 4A é o último grupo dos cachos definidos, que por serem bem pequenininhos, ficam mais visíveis quando são esticados ou molhados. Seu volume é excepcional, porém, sem os tratamentos ideais, tende a ficar com as pontas ressecadas e com pouco brilho.

Tipo 4B

Imagem: Reprodução Instagram @todecrespa

Cuidar do cabelo 4B requer uma grande atenção, pois os fios são mega frágeis e podem quebrar simplesmente ao passar os dedos. Sem dúvidas, o diferencial são os cachos menos definidos que deixam o afro volumoso e atraente.

Tipo 4C

Imagem: Reprodução Instagram @anapaulaxongani

O tipo 4C tem os fios bem próximos ao couro cabeludo e por serem extremamente apertados, não formam cachos naturalmente. Sua textura é a mais crespa de todas as categorias, assim, também pede muita hidratação e cuidado.

Cuidados

Como os cabelos do tipo 4 possuem tendência ao ressecamento, é essencial manter a hidratação e nutrição em dia:

  • Siga um cronograma capilar de hidratação e nutrição para recuperar os fios;
  • Use máscaras capilares apropriada para cabelos afro, pelo menos 2x na semana;
  • Evite lavar os fios com muita frequência;
  • Não penteie os cabelos depois que já estiverem secos;
  • Use uma touca de cetim para dormir, evitando a quebra dos fios e ajudando a diminuir o frizz.

Ainda estou em dúvida sobre minha textura

Se você se identificou com mais de um tipo de cabelo, não se preocupe, porque é bem provável que você tenha uma mistura entre eles.

Nesse caso, você vai perceber características de duas categorias ou então que dependendo do produto ou finalização que você aposta o seu cacho fica mais ou menos definido, o que é super comum!

Assim, nossa dica é que você siga os cuidados de ambos ou, então, procure um(a) dermatologista para avaliar o seu tipo de cabelo específico e te orientar da melhor maneira, ok?

Pensando em um produto versátil para todos os cabelos, que tal conferir nosso guia do shampoo e aprender como usá-lo corretamente?