Uma das coisas que ainda deixa muita gente confusa é a ordem de aplicação dos produtos de maquiagem. Você sabe o que vem primeiro e o porquê?

A verdade é que, assim como em muuuitas outras áreas e questões, tudo depende e você deve adotar aquilo que funcionar e fizer mais sentido para sua pele ou maquiagem. No entanto, se quiser um guia lógico e descomplicado, pode seguir a ordem a seguir!

1. Primer

Toda maquiagem de sucesso começa no skincare facial, com o rostinho limpo, hidratado e devidamente protegido com filtro solar. Então, depois que tudo isso estiver resolvido e bem sequinho, é hora do produto que divide opiniões e fica entre o skincare e a mãe: o primer.

Se você não sabe bem qual a utilidade do primer, a gente te conta: ele fecha os poros, controla a oleosidade e uniformiza a textura da pele, o que ajuda na cobertura e durabilidade dos outros produtos que virão depois.

Para não errar ou esquecer, é só associar que "primer" vem de "primeiro" e na hora de aplicar, não tem segredo, é só espalhar por todo o rosto com a ajuda de um pincel ou seus dedos; alguns também são em spray, o que facilita ainda mais!

2. Base

Depois do primer vem a base (ou o BB cream) e, se bater a famosa dúvida "Base ou corretivo primeiro?", é só lembrar que o B vem sempre antes do C no alfabeto ;)

É ela que vai trazer cobertura e uniformização para a pele, e garantir, literalmente, a base para os demais produtos da maquiagem.

Exatamente por isso que é tão importante que ela seja de um tom compatível com o tom da sua pele e uma textura e cobertura adequadas para criar o acabamento que você deseja, seja ele mais natural e levinho ou mais matte e durável.

3. Corretivo

Na sequência, é a vez do corretivo, que tem como finalidade neutralizar áreas pigmentadas (olheiras, espinhas, manchinhas, cicatrizes) de forma mais concentrada e eficaz que a base.

Por conta disso, é importante levar em conta o que você está querendo cobrir para escolher o tom correto do corretivo. Já a textura depende do seu tipo de pele e preferência.

Outra função bastante conhecida desse produtinho é a de iluminar pontos estratégicos do rosto, criando volumes e direcionando o olhar. Neste caso, você pode usar também um corretivo um ou dois tons mais escuro que a sua pele para criar contornos e sombras.

4. Pó facial

Fechando a etapa de preparação de pele, temos o pó facial, mas seu uso depende muito do seu gosto pessoal e objetivo. Sua função é selar a maquiagem graças ao contraste da sua textura sequinha com as texturas geralmente mais fluidas da base e do corretivo.

A aplicação do pó pode ser feita neste ponto, depois do corretivo e antes dos itens de “personalização” da make, ao final de tudo ou nos dois momentos, se você quiser um acabamento matte que vai durar por horas.

5. Blush, bronzer e iluminador

A partir daqui, não existe uma ordem tão lógica como nos passos anteriores e as três próximas etapas podem ser concluídas na ordem que você preferir.

Para seguir na categoria pele, vamos sugerir que você passe para a aplicação do blush, bronzer, iluminador, lip tint ou que mais gostar de usar para destacar as maçãs do seu rosto.

Uma dica bacana é descobrir e considerar se o subtom da sua pele é quente ou frio e seguir o padrão na hora de escolher o tom desses produtinhos.

6. Sobrancelhas

As sobrancelhas podem ser preenchidas ou simplesmente penteadas para emoldurarem melhor a make dos olhos e completarem um olhar harmônico e encantador.

Aqui, então, é que entram os produtos para sobrancelha, como lápis, canetas, géis, pastas e soaps que servem para colorir, delinear e manter os pelinhos no lugar.

7. Sombra, lápis e delineador

Chegou a hora do olho! Aqui, há diversos produtos e possibilidades que podem ser exploradas, mas o consenso é que essa etapa é determinante para o tom final da make.

Sombra, lápis de olho e delineador são o nosso trio de protagonistas, mas também existem primers, pigmentos, glitter, pedrarias e outros itens que podem ser explorados e ajudar na composição.

Há também quem prefira fazer o olho lá no comecinho da make quando cores intensas vão ser utilizadas e correções podem ser necessárias. Assim, você finaliza, ajeita e limpa tudinho e só depois entra com a base e demais produtos, evitando frustração e retrabalho.

8. Curvex e máscara de cílios

Independente da ordem que você adotou nas últimas três etapas, o duo curvex + máscara de cílios é a última coisa que você vai fazer na make dos olhos.

E se você for aplicar cílios postiços, esta etapa vem entre esses dois itens, ou seja: é curvex, cílios postiços e máscara para finalizar!

9. Lápis de boca, batom, gloss

Para fechar a make, faltou só a boca. Ela vem por último por ser uma partezinha que movimentamos bastante (comendo, sorrindo, falando…) e que, por isso, também acaba sendo a que sai primeiro.

Você, como sempre, pode aplicar os produtos que quiser, mas se for seguir uma ordem, o ideal e mais lógico é usar lip balm/hidratante labial > lápis de boca > batom > gloss.

E depois de todos esses passos e produtos, é só arrasar com a sua maquiagem e reforçar a durabilidade dela com um fixador, se quiser.

Para garantir um resultado ainda mais profissa, vale caprichar também no skincare. Não sabe por onde começar? Confira qual a ordem dos produtos do skincare facial e aplique já!