Existem tantos termos no mundo da beleza que chega a ser difícil saber o que todos eles significam, não é mesmo?

Com certeza, um que você já ouviu por aí foi o "dermatologicamente testado", que está na maioria das embalagens dos cosméticos: hidratantes, protetores solar, esfoliantes e outros.

Mas, será que ele é mesmo essencial? Para que esse termo serve? O que ele realmente significa? Vem entender mais sobre esse assunto e acabar com todas as suas dúvidas!

O que significa “dermatologicamente testado”?

Quando você encontra o selo "dermatologicamente testado" em um produto de beleza, ele te traz segurança?

Bom, essa certificação é realmente importante, porque significa que, antes de ser comercializado, o cosmético foi testado em pessoas voluntárias e teve seus efeitos avaliados e aprovados por dermatologistas.

Mas, também é essencial ter consciência que isso não garante que ele não causará nenhum tipo de alergia ou irritação na sua pele, viu? Logo você vai entender melhor o porquê.

Como funciona o teste?

Por incrível que pareça, esse teste não é obrigatório. Porém, muitas marcas optam por fazê-lo para demonstrar cuidado com a saúde dos consumidores e com a fórmula utilizada.

Segundo as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o objetivo é avaliar se o cosmético pode causar algum tipo de:

  • Irritação: formação de bolinhas, manchas ou ardência;
  • Sensibilização: dormência ou incômodo na área aplicada;
  • Fototoxicidade: queimaduras devido à exposição ao sol;
  • Fotoalergia: coceiras e dermatites.

Sendo assim, é realizado um teste de contato (patch test) nos voluntários, que utilizam um adesivo na pele contendo o produto durante algumas semanas e depois são avaliados para saber se tiveram alguma dessas reações.

Com um resultado negativo em 95% dos participantes, o produto recebe o selo de dermatologicamente testado.

Qual a diferença de dermatologicamente e oftalmologicamente testado?

Seguindo a mesma lógica, aqui também é necessário passar por uma avaliação. A diferença é que o foco dos testes deixa de ser as reações causadas em todo o corpo e passa a ser os efeitos específicos na área dos olhos.

Dessa forma, os profissionais que gerenciam os resultados são os oftalmologistas, também em busca de segurança e compatibilidade com essa região.

Vale ficar esperta(o)!

O alerta que queremos deixar é que não tem como ter certeza que você se dará bem com o produto apenas por ele ter o selo de dermatologicamente testado, porque nem todos os tipos de pele e áreas do corpo passam pelo teste, entende?

Então, também é essencial que você saiba qual seu tipo de pele para ter mais informações do que te faz bem ou não, já que cada uma tem suas particularidades.

Assim, a melhor saída é observar como os cosméticos reagem no seu corpo e consultar uma dermato para te orientar da melhor maneira. Dessa forma, você estará mais preparada(o) para comprar seus produtinhos sem passar por nenhum perrengue.

E se você quer receber produtos de qualidade direto na sua casa, é só assinar a nossa box, que todo mês vai recheada com cosméticos maravilhosos e selecionados exclusivamente para você!