Foto de capa: @carenaturalbeauty

A pele madura é marcada por alguns sinais: flacidez, perda de viço, desidratação e linhas de expressão. Esse processo natural de envelhecimento aparece a partir dos 40 anos, mas também tem relação com os cuidados ao longo da vida.

Se você já notou esses efeitos no espelho, chegou a hora de seguir uma rotina de skincare focada nas suas necessidades! E aí, vem com a gente no caminho da pele saudável e renovada?

Características da pele madura

Primeiro passo: conhecer e entender quais são as demandas desse tipo de pele. Vamos começar?

  • Pouca firmeza e elasticidade: a perda de colágeno faz com que a pele fique mais fina e flácida, prejudicando o tônus e o volume facial.
  • Linhas marcadas: marcas de expressão e rugas são bem comuns, principalmente nas áreas de movimento (ao redor dos olhos e da boca, na testa, pescoço, etc).
  • Ressecamento: a produção de oleosidade natural também é prejudicada, fazendo com que a sensação de ressecamento e a falta de viço sejam presentes.
  • Manchas e despigmentações: manchinhas escuras são outra consequência ligada ao envelhecimento e, principalmente, à exposição solar.

Do que a pele madura mais precisa?

Imagem: Reprodução Instagram @vanessarozan

Não dá pra falar de tratamento para pele madura sem pensar na hidratação. Ela ameniza o desgaste, reduz a flacidez, trata o ressecamento e deixa a pele bem mais lisinha e viçosa.

Também é importante apostar em dermocosméticos com ativos pró-age, antioxidantes (vitamina C) e ácidos (hialurônico, glicólico e lático, por exemplo). O uso desses componentes ajuda na renovação celular e revitaliza a pele como ninguém!

Ah, e tem que ter muita proteção solar para reforçar a barreira de proteção e combater os efeitos do sol! Vamos colocar tudo isso dentro de rotinas para o dia e para a noite?

Rotina diurna

Imagem: Reprodução Instagram @carenaturalbeauty

Além dos cuidados básicos, a pele madura precisa de reforço no tratamento e delicadeza na higienização. Vem saber mais:

  1. Limpar: a limpeza deve ser sempre suave, com produtos que tenham composições leves e hidratantes. E nada de apertar ou esfregar o rosto com agressividade, hein?!
  2. Fortalecer: quando estamos falando de pele madura, os antioxidantes têm papel importantíssimo. O sérum de vitamina C, por exemplo, minimiza a ação dos radicais livres e combate manchinhas e sinais.
  3. Hidratar: vale destacar, mais uma vez, o capricho com a hidratação! Não tenha medo de usar cremes grossinhos e potentes, com ativos que devolvam a água e deixem a pele macia e viçosa.
  4. Proteger: protetor solar sempre, sem exceção! Mesmo em dias nublados e em ambientes fechados, a pele madura (e todas as outras!) precisa desse reforço. Se possível, escolha um filtro com fator de proteção acima de 50.

Pode parecer muita coisa, mas logo logo esses passos farão parte dos seus dias. E o resultado compensa, viu? Pode acreditar!

Rotina noturna

Vamos aos cuidados noturnos? Esse é o momento de descansar a pele e investir em tratamentos mais pontuais, como o creme para os olhos. A gente te guia:

  1. Limpar: mais uma vez, começamos com uma limpeza gentil e cuidadosa da pele. Para remover a maquiagem, vale usar com uma solução micelar ou cleansing oil e finalizar com um sabonete leve.
  2. Tratar: a região dos olhos é uma das mais sensíveis do corpo e merece uma atenção especial. Aposte em séruns ou cremes hidratantes e aplique fazendo uma massagem bem suave, combinado?
  3. Hidratar: sim, mais hidratação! Aqui vale incluir produtos com ativos preventivos e rejuvenescedores, que tratem a pele enquanto você descansa bem linda & poderosa.

Esperamos que essas dicas te ajudem a entender melhor a sua pele e dar todo o amor que ela merece! Se tiver dúvidas ou sentir a necessidade de uma avaliação mais profunda, consulte um(a) dermatologista, ok?

Antes de você ir embora, fica um convite especial: quer receber produtos focados no seu tipo de pele, gostos e preferências? Assine a Box Magenta! 💗