Você já teve a experiência de se maquiar em um dia quente e sentir tudo derretendo pouco tempo depois? É muito comum isso acontecer quando está muito calor e não usamos os produtos certos.

Para evitar esse problema, vamos te mostrar alguns truques simples para aumentar a durabilidade da make e ainda se proteger do sol. Vem ver!

Preparando a pele…

1. Lave e hidrate a pele

Ficar com o rosto um pouco mais oleoso é uma realidade do verão - o que não é nada bom para a make, porque ela acaba tendo sua durabilidade prejudicada. Para deixar a pele sequinha e fixar melhor os produtos, comece pela preparação.

Lave o rosto com um sabonete facial para desobstruir os poros e retirar o excesso de sebo; depois, aplique um hidratante para recuperar a água perdida no suor. Dê preferência às composições oil-free e texturas mais fluidas, ok?

2. Use protetor solar com cor

O protetor solar é o próximo passo e o mais indicado é que ele tenha cor. Assim, você cria uma barreira de proteção a mais contra a radiação solar e luz visível - celular, televisão, lâmpadas - e ainda dispensa o uso da base, deixando a make mais leve.

Preste bastante atenção no FPS (fator de proteção solar), escolhendo sempre opções entre 30-60 para se livrar dos efeitos negativos do sol: manchas, envelhecimento, queimaduras e, em casos mais graves, doenças de pele.

E lembre-se: a aplicação precisa ser abundante! A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia para o rosto e pescoço é de uma colher de chá, o que dá mais ou menos 3 dedos abertos, cobertos do produto. Nada de economizar ou negligenciar essa etapa, ein?

3. Aplique o primer

Como queremos uma maquiagem bem fixada, o uso do primer é indispensável. Ele ajuda a fechar os poros, evitando que os produtos derretam e/ou fiquem com aspecto craquelado.

Então, com a ponta dos dedos, é só aplicá-lo em todo o rosto, dando uma atenção especial à zona T - testa, nariz e queixo - que costuma ser mais oleosa.

Com a pele pronta, vamos à make!

4. Aposte em coberturas leves e duradouras

Tenha em mente que quanto mais leve for a sua make, mais ela vai durar! Então, na hora de escolher bases e corretivos, prefira os mais fluidos, mas com fórmulas de alta duração.

Quando o assunto são sombras, iluminadores e blushes, tudo depende do seu tipo de pele. Os produtos cremosos costumam fixar melhor à pele e serem mais pigmentados, ou seja, você precisará aplicar menos produto.

Por outro lado, eles podem também ser mais pesados e oleosos, o que pode não funcionar tão bem se a sua pele já tiver uma forte tendência para isso. Neste caso, as coberturas mais secas (pó) e matte podem funcionar melhor!

5. Use rímel à prova d'água

Mesmo que seu plano não seja ir à praia ou à piscina, o rímel à prova d'água também é super indicado para o verão, por também ser resistente ao suor.

É só aplicá-lo normalmente que você já garante a durabilidade e não precisa se preocupar, sabendo que não ficará com olho de panda - e o mesmo vale para o lápis e o delineador!

6. Sele a pele com pó

Independente de ter usado ou não os cosméticos anteriores, não deixe de selar a pele com um pó compacto ou translúcido para conseguir um acabamento mara.

Ele vai ajudar a fixar toda a maquiagem e deixá-la no lugar por mais tempo. Ele também pode ser aplicado ao longo do dia, se você sentir que está suando muito ou tem algum produto derretendo!

7. Finalize com o fixador

Com a make já pronta, se quiser um reforço a mais para todos os passos anteriores, aplique um fixador em todo o rosto. Assim que secar, você estará pronta para aproveitar o verão, com a pele protegida, hidratada e maquiada!

No final do dia, não esqueça de remover a maquiagem corretamente para manter a pele saudável e não ter problemas futuros, viu?