Foto de capa @thebodyshop

Uma máscara facial é um dos tratamentos mais profundos e relaxantes que você pode adicionar no seu skincare, ideal para aquele dia em que você quer tirar um tempinho extra para cuidar de você!

E escolher uma máscara de argila ou apostar no multimasking é uma excelente alternativa para esse momento. Você sabe como fazer uma máscara de argila ou combinar argilas diferentes para potencializar seus resultados?

É sobre isso que falaremos neste post e você vai sair pronta(o) para presentear a sua pele com mais limpeza, cuidado e carinho. Vem aprender!

Por que apostar na argila?

Imagem: Reprodução Instagram @thebodyshop

A argila é um ingrediente mineral e poderosíssimo, que tem grande afinidade com a nossa pele e é perfeito para potencializar seu skincare, porque:

  • é um ótimo esfoliante natural, limpando a pele de forma profunda e eliminando as toxinas e impurezas;
  • é anti-inflamatória, bactericida, antifúngica, antisséptica e adstringente;
  • estimula a circulação, a cicatrização e a produção de colágeno;
  • combate a flacidez, manchas e a retenção de líquidos;
  • hidrata e nutre a pele, controlando a oleosidade e amenizando manchas;
  • protege contra a poluição e a luz visível;
  • e ainda gera um delicioso efeito relaxante.

Sem falar que existem diversos tipos de argila (quase um arco-íris!) e cada um deles garante benefícios específicos e ainda é um produto acessível e fácil de encontrar e usar.

Como fazer máscara de argila

Assim como qualquer tratamento facial, a máscara de argila começa com a limpeza da pele. Então, o primeiro passo é lavar o rosto com o seu sabonete facial para preparar sua pele para receber todo o poder da argila.

Com esse passo feito e o rosto limpo e seco, você pode partir para a aplicação da máscara. Se sua argila for em pó, é preciso prepará-la: adicione um pouquinho de água, mineral ou filtrada, e misture bem. Se a sua máscara for pronta, é só prender o cabelo e começar:

  1. Com uma espátula ou pincel limpo, pegue e aplique uma camada da argila em todo o seu rosto, exceto o entorno dos olhos - cubra bem todos os cantinhos e crie uma espessura não muito fina e nem muito grossa;
  2. Deixe a argila agir por 20-40 minutos - o melhor mesmo é seguir a indicação do fabricante, tá bem?;
  3. Remova a máscara com água corrente e fria e movimentos circulares e suaves - nesse processo a pele do seu rosto vai ser levemente esfoliada;
  4. Finalize com um hidratante facial próprio para a sua pele e, se for sair ao sol, protetor solar.

Prontinho! Não é nada complicado fazer uma máscara de argila e pode até ser viciante explorar as delícias e vantagens desse cuidado, porém esse tipo de tratamento não é para todo dia, ok?

A máscara de argila pode ser feita de 1-3 vezes na semana, com a frequência devendo ser menor caso a sua pele seja mais seca e/ou sensível.

Pode secar ou não?

Uma das maiores dúvidas e polêmicas sobre a máscara de argila é se ela pode ou não secar no rosto.

A verdade é que em geral, não, não é aconselhável deixá-la secar por completo, pois isso pode levá-la a “roubar” a oleosidade natural e essencial da pele.

Porém, existem algumas máscaras e produtos à base de argila que são formulados de forma que isso não aconteça, então a melhor coisa é seguir a indicação do fabricante!

Qual argila escolher?

Bom, isso vai depender do seu tipo de pele e do seu objetivo com a máscara, mas aqui vai um resumo para te ajudar na decisão:

  • Branca: ideal para acalmar e hidratar a pele, além de ser clareadora e cicatrizante;
  • Preta: perfeita para um detox profundo; tem ação anti-inflamatória, antissinais e antiestresse;
  • Verde: a preferida no combate contra a acne, pois reduz a oleosidade, é adstringente, anti-inflamatória, bactericida e secativa;
  • Amarela/dourada: ativa a circulação, nutre e hidrata, melhorando a elasticidade e a aparência da pele;
  • Vermelha: é antioxidante e regeneradora, tendo um ótimo resultado contra o envelhecimento precoce e tratamento de manchas ou inflamações;
  • Rosa: suaviza e renova a pele sem irritar, sendo muito indicada para quem precisa ou prefere um cuidado mais delicado;
  • Roxa: a escolha perfeita para um efeito “xô, cansaço”; estimula a produção de colágeno, fecha os poros, proporciona firmeza e reduz linhas de expressão;
  • Marrom: possui um efeito tonificante e tensor, estimulando a circulação e sendo um boost de rejuvenescimento;
  • Cinza: uma aliada poderosa contra as manchas, principalmente as de lesões derivadas de cravos e espinhas.

Agora, se você ficar na dúvida entre duas ou mais argilas, você precisa conhecer e testar o multimasking...

Guia rápido do multimasking

Imagem: Reprodução Instagram @sarafructuoso

A nossa pele não é sempre igual e pode apresentar necessidades diferentes dependendo da época e da região.

Pensando nisso, a técnica de multimasking propõe a combinação de diferentes tipos de argila numa única aplicação para garantir um tratamento ainda mais completo e certeiro.

O multimasking também é uma ótima forma de testar como a sua pele lida com diferentes máscaras para escolher uma definitiva para a sua rotina.

A única desvantagem mesmo é ter que investir em mais de um produto e ter um pouquinho mais de paciência na hora da aplicação. Tirando isso, é sucesso!

Como fazer multimasking

Bom, o multimasking não tem exatamente um grande segredo na hora de ser colocado em prática, basta identificar as necessidades do seu rosto e as argilas correspondentes e então aplicar cada uma nas respectivas regiões, tomando alguns cuidados:

  • você ainda deve utilizar um pincel limpo para a aplicação, evitando retorná-lo à máscara após o primeiro contato com a pele para não haver contaminação;
  • utilize um pincel ou espátula diferente para cada argila - também rola lavar - para que as máscaras não se misturem ou contaminem;
  • os olhos também devem ser evitados, como na máscara de argila única, e a camada deve ser uniforme e consistente - nem fina e nem grossa demais;
  • pode ser que os tempos de ação das argilas sejam diferentes, então fique de olho nesse detalhe para remover no intervalo correto.

Matches certeiros para multimasking

Imagem: Reprodução Instagram @beriloymak

Quer exemplos de multimaskings que funcionam bem em cada tipo de pele? Anota aí:

  • Pele seca: argila vermelha na testa e abaixo dos olhos + argila branca no restante;
  • Pele mista: argila roxa na zona T + argila preta nas bochechas;
  • Pele sensível: argila branca na testa + argila rosa no restante;
  • Pele oleosa: argila verde na zona T + argila amarela no restante do rosto;
  • Pele acneica: argila verde sobre nariz e espinhas + argila cinza nas bochechas e regiões avermelhadas/marcadas;
  • Pele normal: argila roxa no centro do rosto (bochechas e abaixo dos olhos) + argila vermelha na testa + argila marrom no queixo e pescoço.

É claro que essas são apenas algumas sugestões e combinações possíveis e o mais legal do multimasking é exatamente adaptar as máscaras para aquilo que a sua pele está precisando no momento.

Isso quer dizer que você pode e deve se jogar nas argilas e testar todos os matches que você quiser e achar que podem funcionar!

E se estiver afim de saber mais sobre esse tema, confira também o nosso guia da argila antes de começar a sua máscara por aí 😉