Quem usa e gosta sabe a mágica que o blush pode fazer no nosso visual e astral. A famosa corzinha nas bochechas nos deixa com uma aparência mais saudável e carismática.

Mas mais que isso, o blush é um produto versátil, fácil de usar e que pode ser uma ótima ferramenta para expressar a sua criatividade através da maquiagem.

Que tal saber mais sobre o blush, seus efeitos, tipos, formas de usar e outras dicas certeiras para usar e abusar desse produto? Vem com a gente!

O que, afinal, é o blush?

Sua origem é antiga, nos levando lá nas civilizações grega e romana; nessa época, eram usados pigmentos naturais como açafrão, hena e cochonilha nas bochechas e isso representava um certo poder e status de nobreza - era usado principalmente por homens!

A prática se estendeu até os dias de hoje e, claro, evoluiu, adquirindo novas formulações, texturas, tons e usos, se tornando o blush que nós conhecemos hoje.

A palavra “blush”, em inglês, quer dizer “rubor”; em francês, ele se chama “rouge”, que tem como tradução “vermelho”. Ou seja, nomes bem literais para a função específica desse produtinho que é criar o aspecto de pele corada.

Blush x bronzer x iluminador x contorno

Fácil de saber e entender para que serve o blush, não é mesmo? Mas você sabe qual a diferença dele para outros produtos que também costumam ser usados na mesma região?

Nós te explicamos:

  • o blush serve para pigmentar, deixar as bochechas coradas com tonalidades avermelhadas;
  • o bronzer e o contorno também têm foco na pigmentação, mas tendem a se manter entre as tonalidades terrosas, sendo o contorno mais opaco e o bronzer contendo mais brilho;
  • já o iluminador tem como principal função criar um ponto de luz na pele, clarear e fazer brilhar para criar realces, ainda que possa conter uma leve cor.

Esses produtos podem ser usados combinados ou sozinhos, dependendo do efeito que você estiver buscando, e também render resultados parecidos, ainda que essencialmente tenham propostas diferentes.

Tipos de blush

É claro que existem diferentes tipos de blushes no mercado, cada um com vantagens e indicações específicas. Olha só:

Blush em pó

O blush em pó é o tipo mais popular, democrático e fácil de aplicar. É possível encontrar uma grande variedade de tons e acabamentos mais ou menos brilhantes entre os produtos dessa categoria, além da opção do compacto ou em pó solto.

Apesar de ganhar no fator praticidade, ele perde em durabilidade, por ter partículas finas e sair facilmente com o contato, o suor e outras interferências. É uma excelente opção para quem tem pele mais oleosa, por garantir um acabamento sequinho.

Blush cremoso

Quer um blush confortável, super pigmentado e mega resistente?  Então vale dar uma chance para o blush cremoso. Ele geralmente vêm em formato bastão e deve ser aplicado com batidinhas para garantir um efeito bem esfumado e natural.

Aliás, a aplicação é o seu maior desafio, mas depois que você pegar o jeito, ninguém vai te segurar! O glow com esse tipo de produto é quase certo, ainda mais se a sua hidratação estiver em dia. Também é uma boa escolha para quem tem a pele mais seca.

Blush líquido

Imagem: Reprodução Instagram @vizzelaoficial

Como dá pra imaginar, a palavra que melhor descreve o efeito do blush líquido é leveza. Seu efeito fica bem natural e a textura adere bem e confortavelmente à pele. Funciona bem em peles secas e sensíveis.

Para aplicar você vai precisar de um pincel, pois ele vai garantir uma camada uniforme e sem marcas. É possível conseguir um efeito mais ou menos intenso aplicando mais ou menos gotas do produto.

E além dessas texturas principais, ainda existem variações dentro de cada uma e outras específicas, como o blush mosaico ou o em esferas.

A melhor opção é aquela que mais se adapta à sua rotina e valoriza a sua beleza, mas neste último caso depende mais da cor do que da textura escolhida.

Como escolher o seu blush

Primeiro vamos começar deixando bem claro que você pode usar o blush que você quiser, da cor que quiser e conforme achar melhor, bele? A gente acredita muito que maquiagem não é para ser cheia de regras, mas sim para ser uma ferramenta de cuidado, expressão e diversão.

Dito isso, é legal saber que existem tons de blush mais frios e tons mais quentes, e o mesmo acontece com a nossa pele. Em geral, buscar esse match entre tom de pele quente + blush quente ou tom de pele frio + blush frio costuma gerar um resultado harmônico.

Ou seja, se você quiser uma dica para escolher um blush certeiro, verifique a sua pele: se ela for mais azulada/rosada, blushes mais acinzentados e rosados vão cair bem; mas se for mais amarelada/caramelada, aposte em tons terrosos e laranjas.

Como usar blush

Vamos aprender a aplicar o blush agora? Trouxemos os passos e alguns truques que vão te ajudar a arrasar no visual sunkissed:

  1. Comece a aplicação do blush com a pele hidratada e pronta (ou seja, com base, corretivo e pó aplicados, se você for usar algum desses produtos), se for usar sombra ou batom marcantes, vale a pena finalizar essas etapas também para dosar a quantidade ideal do blush para um visual harmônico;
  2. Escolha um pincel de tamanho médio a grande, considerando que as bochechas são uma região relativamente ampla, e pegue um pouco de produto com ele - o ideal é ir fazendo a aplicação aos poucos;
  3. Se o seu blush for líquido, talvez seja mais fácil aplicar um pouco de produto (1-2 gotas) diretamente nas maçãs do rosto e usar o pincel apenas para esfumar;
  4. Sorria em frente ao espelho para visualizar melhor as suas maçãs do rosto e ter um caminho para seguir enquanto aplica, espalha e esfuma o produto - a ideia é pigmentar as bochechas e o comecinho das têmporas;
  5. Repita o processo nos dois lados e até obter a pigmentação e a cobertura desejada, também rola dar algumas batidinhas com o pincel “sujo” no centro do nariz para um efeito “tomei um sol”;
  6. Se exagerar na aplicação, utilize um lenço ou papel seco para remover o excesso e corrija as possíveis falhas com pó ou mais blush;
  7. Por fim, não tenha medo de experimentar diferentes texturas, formatos de aplicação e cores para encontrar o seu jeitinho de adicionar mais “saúde” na sua make.

Pronta(o) para se jogar no blush? Veja também o nosso guia de pincéis de maquiagem para garantir uma aplicação de sucesso e arrasa!