Quando falamos sobre a indústria das fragrâncias, há todo um universo, vocabulário e repertório a ser explorado, além de uma história que começou milhares de anos atrás.

Se você é amante desse mundo, assim como a gente, vem conhecer mais sobre o que existe por trás de uma fragrância, seu conceito, seus tipos e tudo mais!

O que é uma fragrância?

Fragrância é todo produto à base de álcool, água, óleo e essências, sendo esses últimos ingredientes os responsáveis pelo aroma e podendo ser de origem natural, como essências de flores e frutas, ou sintéticas.

A arte de criar cheiros é antiga

Os primeiros registros da perfumaria retornam ao Egito Antigo e estão ligados a rituais de purificação e contato com o divino.

Mas logo a arte de criar e utilizar fragrâncias ganhou popularidade e passou a ter valor comercial, ser sinônimo de status e luxo, e servir como instrumento de “beleza” e sedução.

Não precisamos nem falar como esse conhecimento se perpetuou ao longo dos anos e realmente passou a fazer parte do nosso dia a dia, né?

E como nosso corpo percebe e reconhece fragrâncias?

Nosso nariz conta com mais de 25 milhões de receptores olfativos e eles estão sempre ativos e captando novas sensações aromáticas conforme respiramos. Além disso, o olfato está intimamente ligado às nossas emoções e memória.

Ou seja, o olfato é um dos nossos sentidos mais afetivos e sensíveis e o encanto pelas fragrâncias não vem só de uma questão de gosto, mas dos nossos instintos.

Do que é feita uma fragrância?

Na perfumaria, existe uma infinidade de aromas diferentes, derivados de ingredientes naturais ou sintéticos, como já dissemos.

A construção de uma fragrância geralmente combina vários desses aromas em uma organização complexa chamada de pirâmide olfativa:

Pirâmide olfativa de uma fragrância

  • Notas de topo ou de cabeça: aromas que sentimos no 1º contato com a fragrância; duram poucos minutos ou segundos.
  • Notas de corpo ou coração: aromas que sentimos depois que as notas de topo evaporam; ditam a personalidade e as características principais da fragrância, e duram de 2 a 6 horas na pele.
  • Notas de fundo ou de base: aromas mais densos e duradouros - ficam na pele por até 8 horas; garantem a fixação da fragrância e fortalecem as notas de corpo.

Para chegar a uma composição final de uma fragrância, é um longo e meticuloso processo.

Uma única fragrância pode conter até 300 ingredientes em uma proporção pensada nos mínimos detalhes - não é à toa que o perfume seja algo tão poderoso!

Famílias olfativas

Para facilitar esse processo, há também uma categorização das fragrâncias em famílias olfativas, em que aromas com a mesma origem e/ou característica são agrupados:

  • Família de notas amadeiradas: aromas quentes, secos, fortes e elegantes
  • Família de notas florais: aromas adocicados, alegres, delicados ou envolventes
  • Família de notas frescas: aromas cítricos ou aquáticos, leves e amigáveis
  • Família de notas frutais: aromas tropicais, doces, leves, frescos e alegres
  • Família de notas herbais: aromas naturais, “verdes”, sóbrios e elegantes
  • Família de notas orientais: aromas doces, picantes, sofisticados e envolventes

É bem provável que você já tenha se deparado com esses termos por aí, mas essa divisão não é padronizada e pode variar entre uma divisão mais ou menos complexa e detalhada.

A principal funcionalidade delas é servir como uma referência para a indústria e os consumidores na hora de produzir ou escolher uma fragrância. Mas é super comum que uma fragrância transite entre duas ou mais famílias olfativas.

Tipos de fragrâncias por concentração

E por fim, ainda existe uma classificação de tipos de fragrâncias por concentração. Aposto que você já leu em algum rótulo algum desses nomes e se perguntou o que ele significava!

  • Perfume: só são classificadas como “perfume” fragrâncias com concentração entre 20% e 40%. Por ser mais concentrado, tem fixação média de 12 horas e valor também elevado.
  • Eau de Parfum: tem concentração de 11% a 15% e dura em média de 6 a 8 horas na pele.
  • Eau de Toilette: tem concentração de 6% a 10% e duração máxima de 6 horas.
  • Eau de Cologne: a famosa “colônia” ou “água de colônia” tem concentração de 3% a 5% e dura em média 2 horas na pele.
  • Splash: tem concentração menor que 1% e sua duração é de menos de 2 horas.

Isso sem entrar no mundo das fragrâncias que existem atreladas à cosmetologia em sabonetes, cremes e outros produtinhos.

Como aplicar perfume corretamente?

Sim, existe um jeitinho certo de aplicar o perfume ou pelo menos algumas dicas que irão fazer a fragrância durar mais na sua pele. Olha só:

  • aplique o perfume sobre a pele seca e limpa, de preferência após o banho, pois assim nada vai interferir na fragrância, mudando-a ou reduzindo a sua fixação;
  • as melhores regiões para aplicar um perfume ou fragrância são as áreas de pulsação, como pescoço, nuca, atrás das orelhas, pulsos e dobras dos antebraços, pois a circulação aumenta o calor e ele ajuda a fragrância durar mais tempo;
  • aplicar uma quantidade maior de perfume não vai aumentar sua durabilidade, apenas aumentar a intensidade das notas olfativas durante o tempo de duração garantido pela concentração da fragrância;
  • três a quatro borrifadas ao todo, mantendo uma distância de 15 cm do corpo, são mais do que o necessário para você ficar cheirosa(o) sem incomodar a percepção olfativa de ninguém;
  • não esfregue as regiões depois de aplicar o perfume, como é muito comum fazermos com os pulsos, pois o atrito irá misturar os óleos do perfume e da pele, podendo alterar as notas e a durabilidade da fragrância;
  • vale a pena dar uma espirradinha na blusa também para dar um up na durabilidade, pois as fibras do tecido são capazes de segurar o cheiro por mais tempo - mas evite fazer isso sobre tecidos delicados ou de cores muito intensas para não manchar;
  • se exagerar na aplicação, umedeça um algodão com álcool e passe sobre a pele e deixe evaporar - hidrate a região novamente e pronto!

Viu só como este universo das fragrâncias é cheio de detalhes e encanto? E você sabia que ele também faz parte do catálogo da nossa box?

Aqui na Magenta, além de produtos para cuidar da pele e do cabelo e para arrasar na make, você também pode receber uma fragrância para perfumar seus dias! Vem já assinar a sua!