A gente sabe que nem sempre dá tempo de fazer aquela rotina de autocuidado completa e caprichada - do jeitinho que você merece! -, mas os últimos dias do ano são uma ótima oportunidade para isso.

Nesse período das festas quase todo mundo tem um diazinho ou outro de pausa e a ideia de tirar um deles para se cuidar de uma forma mais especial é um presente que você pode se dar - e com certeza vai valer muito a pena.

Foi pensando nisso que preparamos este tutorial: um ritual de autocuidado e beleza para você fazer antes das festas e que vai deixar seu Natal e/ou Réveillon mais especiais e te ajudar a entrar o novo ano renovada(o). Vem ver!

1. Hidratar o cabelo e esperar agir planejando o cardápio da ceia

A hidratação é um dos tratamentos mais importantes para manter as madeixas sempre brilhantes, saudáveis e com aquele movimento dos sonhos. E não à toa ela é o primeiro passo do nosso ritual especial de fim de ano.

Escolha uma máscara indicada para o seu cabelo, lave-o com shampoo e retire bem o excesso de água. Depois, é só envolver todos os fios e mechas com a máscara e deixar agir pelo tempo indicado na sua embalagem.

Enquanto a máscara faz sua mágica e trata suas madeixas, a nossa dica é planejar o cardápio da ceia que vem por aí. Pesquise receitas, planeje as compras e converse com a família para combinar quem vai fazer ou levar o quê.

Assim, o tempo de ação da máscara vai passar rapidinho e você vai garantir um jantar de Natal ou Ano Novo delicioso! Os passos finais são enxaguar, condicionar os fios e aproveitar seus fios renovados. Para mais dicas, confira nosso guia da máscara capilar.

2. Dar play em uma playlist natalina durante um banho com direito a esfoliação

Foto por @madamecreme

Seja você fã de músicas temáticas ou não, tomar um banho relaxante e completo antes das festas de final de ano é tudo o que você precisa para começar as comemorações apropriadamente.

Nossa dica é colocar uma playlist natalina ou bem animada para tocar e aproveitar cada minutinho embaixo do chuveiro para se cuidar: lave o cabelo sem pressa, use seu sabonete favorito, cante, dance e, claro, faça uma esfoliação corporal!

A esfoliação é algo que nem sempre lembramos ou temos tempo de fazer, mas nesse ritual ela vai garantir uma pele macia, cheirosa e renovada. E se quiser uma dica do que ouvir, confira a nossa playlist cool de Natal:

3. Escalda-pés para relaxar e pensar no ano que passou

Foto por @mhbotanicaecabelo

Se você já fez um escalda-pés sabe como esse cuidado tão simples pode fazer tanto por você. E se ainda não conhece o poder que ele tem, precisa experimentar!

Apenas água morna ou quente e sal são os itens obrigatórios, mas vale acrescentar ervas, óleos essenciais e outros ingredientes que quiser. Com a misturinha pronta, é só deixar seus pés e tornozelos submersos de 10 a 20 minutos.

Enquanto isso, você pode aproveitar para fazer uma retrospectiva do ano, relembrar com gratidão os bons momentos e conquistas, e internalizar as lições e desafios.

O resultado? Você vai dizer tchau pro estresse, cansaço, inchaço nos pés e perna, pele morta, dores no corpo e toda bad vibe, além de hidratar seus pés e cutículas da unhas, e começar o ano com o astral, a mente e o corpo recarregados!

4. Fazer as unhas e esperá-las secarem fazendo planos para o novo ano

Ok, não é todo mundo que gosta de pintar as unhas, mas mesmo que esse seja o seu caso, se jogar no mundo dos esmaltes é um ótimo jeito de colorir o seu look ou fazer algo diferente antes do ano acabar.

A nossa dica é aplicar um hidratante nas cutículas, retirar os excessos (se tiver) e escolher uma cor (ou várias!) para aplicar, pensando no seu estilo e em se divertir.

E para tornar esse um momento ainda mais seu, que tal se inspirar nas reflexões do escalda-pés e pensar em planos e metas para o próximo ano? Lembre-se de ser realista, generosa e listar coisas que vão te fazer bem!

Outra opção é chamar sua mãe, amiga, prima… pra dividir esse momento, curtir uma a companhia da outra e colocar o papo em dia.

5. Assistir um filme temático enquanto faz uma máscara facial

Para fechar o nosso ritual, não podia faltar essas duas coisas: um filme temático e uma máscara facial!

Esse passo precisa que seu rosto esteja limpo, então comece usando o seu sabonete facial favorito. Em seguida, aplique a máscara, que pode ser de argila, sheet mask... com o efeito e ingredientes que a sua pele mais precisa.

Enquanto ela age, dê play em um filme ou série natalina ou que tenha as festas de final de ano como plano de fundo, assim você já vai entrando no clima e garante um programa leve e relaxante - pode ter certeza que nos streamings tem opção pra todos os gostos!

Não deixe de colocar um timer pra não perder o tempo de remoção da máscara, remova-a delicadamente, aplique um hidratante facial e volte para terminar o filme ou episódio. Impossível não ser curtir esse rolê!

E então, já está ansiosa pra colocar esse ritual em prática? A ideia é mesmo ele ser mais demorado e contemplar os cuidados que nem sempre temos tempo e coragem de fazer no dia a dia, mas você pode fazer cada passo em um dia ou adaptar como quiser e fizer mais sentido pra você, ok?

Só não deixe de se cuidar com um pouquinho mais de atenção antes do ano acabar e aproveitar ao máximo esse período de festas. Que o seu Natal e Ano Novo sejam incríveis e lindos, assim como você!