Você sabe dizer quantas mulheres foram responsáveis pelos produtos e técnicas de beleza que nós usamos – e amamos?

Vem com a gente conhecer algumas das principais inventoras e empresárias da história da beleza! O post tá cheio de referências e inspirações maravilhosas ❤️

1. Anne Marie Klotz

Conheça a primeira esteticista do Brasil! Trazendo as técnicas que aprendeu na França, Anne criou uma das primeiras linhas de cosméticos do país, abriu uma empresa de aparelhos estéticos e fundou a icônica Escola France-Bel, que formou grandes nomes da área.

Seu legado é tão importante que suas ações contribuíram para a profissionalização da estética no Brasil! Incrível, né?

2. Elizabeth Arden

A canadense foi uma verdadeira visionária: além de captar e traduzir tendências do mundo todo, ela desenvolveu kits para spa em casa que ajudaram a democratizar o acesso à maquiagem.

Elizabeth foi uma das únicas mulheres de seu tempo a estampar a capa da revista Time e apresentar um programa de rádio voltado para o mundo da beleza. Ela deixou uma herança de fórmulas de qualidade e é até hoje um dos principais nomes da estética!

3. Helena Rubinstein

Estamos falando da primeira empresária da área da beleza e primeira profissional de estética do mundo!

Helena começou sua trajetória fabricando seus próprios cosméticos, afinidade que herdou da mãe. Mais tarde, abriu seu instituto de beleza e expandiu o negócio para outros países, se tornando uma das mulheres mais importantes do segmento.

4. Lyda Newman

Nascida nos EUA, Lyda aprimorou e patenteou uma invenção que faz parte de quase todas as rotinas de beleza: a escova de cabelo.

A cabeleireira e ativista desenhou uma escova durável, fácil de limpar e capaz de fornecer ventilação durante a escovação. O modelo foi desenvolvido em 1898 e é bem similar ao que usamos hoje em dia!

5. Madame CJ Walker

Madame CJ foi uma mulher negra que revolucionou o mundo dos cuidados capilares e o mercado da beleza. É dela a invenção dos primeiros produtos para cabelos crespos do mundo!

Além de suprir a necessidade de produtos adequados, seus cosméticos protegiam a raiz, combatiam infecções no couro cabeludo, tratavam os fios e estimulavam o crescimento. Um avanço muito importante, né?

Para impulsionar as vendas, ela também criou seu próprio sistema e treinou centenas de mulheres. Tanto sucesso fez com que ela se tornasse a primeira mulher milionária nos Estados Unidos!

6. Janine Goossen

A empresária veio da França para trabalhar como esteticista no Brasil quando a profissão ainda não era reconhecida. Ao lado do cabeleireiro Jacques, fundou o salão de beleza que se tornaria a maior rede do país: o Jacques & Janine!

Janine também é considerada uma das pioneiras na realização de atendimentos estéticos e na criação de metodologias de aplicação.

7. Josephine Esther Mentzer

Fechamos a lista com a mulher de negócios nova-iorquina que fundou a Estée Lauder, uma das maiores marcas de beleza do mundo! Josephine era conhecida por suas ideias comerciais inovadoras, como distribuir amostras grátis.

Sua marca detém outros nomes importantíssimos no mercado da beleza: MAC, La Mer, Clinique, Smashbox, Too Faced e Tom Ford. Dá pra entender a dimensão do sucesso, né?

E aí, gostou de conhecer esse lado do universo da beleza? Nosso desejo é que ele continue cheio de histórias e mulheres inspiradoras! Pensando nisso, que tal conferir a entrevista que fizemos com a Luiza Detanico, fundadora da Four Elements?