Foto de capa: @carenaturalbeauty

Você se preocupa com a origem dos seus produtos de skincare e maquiagem? Já pensou em colaborar para o crescimento de marcas desenvolvidas por mulheres?

Pode entrar, aqui é o lugar certo! Vem conhecer algumas das marcas que nos inspiram todos os dias:

1. Alchi + Four Elements

Começamos a lista com duas marcas incríveis, criadas por mulheres ainda mais incríveis! A Alchi e a Four Elements são marcas-irmãs que nasceram da parceria da empreendedora Eliane Vergani com a farmacêutica Luiza Detanico.

A Four aposta na aromaterapia cosmética para oferecer produtos de skincare, higiene pessoal e cuidado integral, investindo em ingredientes naturais, veganos e com menor impacto ambiental.

Já Alchi é uma marca de cuidados com a pele que conecta beleza, bem-estar e natureza, buscando inspiração nos encantos brasileiros. Os produtos têm grande concentração de ativos naturais e são veganos, é claro!

2. Bioart Biocosmetics

A Bioart é outra marca de skincare que acredita na beleza natural, orgânica, vegana e sustentável. Sua criadora, Soraia Zonta, foi a primeira empreendedora brasileira a adotar o modelo de negócios sustentáveis recomendado pela ONU!

Com laboratório e fábrica próprios, a Bioart tem um catálogo completo: maquiagem ecológica, produtos para saúde capilar e skincare para todas as etapas da rotina de pele.

3. GE Beauty

Imagem: Reprodução Instagram @gebeauty

Pensou em haircare revolucionário e de qualidade, pensou em GE Beauty. A marca da influenciadora e empresária Camila Coutinho também está entre as nossas referências amadas!

Os produtos são completamente customizáveis, possuem fórmulas altamente tecnológicas e limpas, são ricos em ingredientes naturais e têm resultados comprovados. Não é mara?

4. Divas Bllack

Criada pela administradora Rosane Terragno, a Divas Bllack é uma marca de maquiagem dedicada a realçar a beleza da pele negra em todas as suas versões.

Sua coleção é completíssima: tem base, pó translúcido, bronzer, iluminador, gloss, paleta de sombras e pigmentos. Para ficar ainda mais especial, os produtos levam o nome de mulheres negras que marcaram a nossa história!

5. Flô Biocosméticos

Imagem: Reprodução Instagram @flobiocosmeticos

Bora se apaixonar por mais uma marca? A Flô também tem uma mulher à sua frente, a Cami, e um propósito lindo: levar beleza e cuidado para a pele através de plantas medicinais cultivadas de forma sustentável, local, colaborativa e justa.

O catálogo de biocosméticos é 100% natural, vegano e cruelty-free, livre de toxinas, preenchimentos e fragrâncias artificiais. Mais saúde para o nosso corpo e para o nosso planeta, né?

6. CARE Natural Beauty

A CARE oferece itens de maquiagem e produtos de skincare que aliam beleza natural, ciência e tecnologia. Toda a produção é orgânica, vegana, livre de crueldade e sem conservantes artificiais, viu?

À frente da marca está a dupla de empresárias Patrícia Camargo e Luciana Navarro, que idealizam e comandam tudo de forma sustentável, responsável e muito cuidadosa.

7. Linha Bruna Tavares

Imagem: Reprodução Instagram @brunatavares

Você já deve conhecer, mas vale exaltar mesmo assim! A Linha Bruna Tavares revolucionou o mercado de cosméticos brasileiro e elevou os níveis de relevância, qualidade e diversidade por aqui.

Com linhas e produtos para todos os gostos e perfis, a marca é um show de fórmulas, cores, texturas, tecnologia, design e inovação.

8. Negra Rosa

A empresária Rosangela José da Silva criou a Negra Rosa com um sonho: desenvolver produtos sob o olhar de uma mulher negra para outras mulheres negras.

Itens para o cuidado da pele, maquiagens diversas e kits para tratar o cabelo fazem parte desse conceito todo especial que valoriza a beleza da mulher negra. E as fórmulas são incríveis, tá?

9. Simple Organic

Imagem: Reprodução Instagram @simpleorganic

Conhecida como a primeira marca de clean beauty do Brasil, a Simple investe em produtos de skincare e maquiagem com fórmulas naturais, orgânicas, veganas, sustentáveis, tecnológicas e multifuncionais.

Além disso, tem a atitude de neutralizar o CO2 de toda a cadeia de produção e possui um sistema de logística para cuidar do produto mesmo depois do descarte. Sua criadora, Patricia Lima, é uma inspiração e tanto!

10. The Body Shop

Sim, a TBS também é uma criação feminina! Sua fundadora foi a empresária e ativista ambiental e dos direitos humanos Anita Roddick, que defendia a beleza como uma fonte de felicidade e energia.

Os cosméticos da The Body Shop possuem alta tecnologia, não são testados em animais e ajudam comunidades e projetos sociais a prosperar. Quem mais amou?

Essa lista é apenas um recorte de marcas com mulheres na liderança, vale lembrar. Existem projetos igualmente inspiradores no mundo todo e nós acreditamos que essa seleção só tem a crescer!

Quer conhecer mais empresas parceiras? Aqui tem mais indicações preciosas pra você conferir.