Fotos de capa @thebodyshop

O uso de óleos essenciais no skincare já é conhecido e reconhecido por seus benefícios e resultados para a beleza e saúde da pele.

Ao mesmo tempo, ainda é muito comum no nosso imaginário o pensamento de que aplicar óleos diretamente na pele a deixarão oleosa, principalmente para quem já sofre com excesso de oleosidade e acne, não é?

Bom, estamos aqui para te contar que isso não é verdade e te apresentar o método de limpeza da pele mega eficiente e democrático que tem óleos vegetais como protagonistas: o cleansing oil!

Mais uma sabedoria da beleza asiática

O cleansing oil é um método e também, de forma específica, um tipo de produto voltado para a limpeza da pele que é amplamente utilizado no oriente e que, desde o fenômeno da beleza coreana e asiática como um todo, ganhou adeptas também do outro lado do mundo.

Ele funciona a partir do princípio de semelhança e dissolução: oi? Vamos entender isso melhor começando pela explicação do funcionamento do sabonete - que é o nosso agente limpante nº 1 por aqui.

Um sabonete sempre tem em sua fórmula tanto ingredientes que se atraem pela água quanto ingredientes insolúveis em água, que se atraem por óleos.

Nessa configuração, os ingredientes oleosos atraem e se conectam à sujeira durante a lavagem, “soltando” as impurezas da pele; e os ingredientes aquosos atraem e se conectam à água durante o enxágue, levando as moléculas oleosas junto e finalizando a limpeza.

Agora, no caso do cleansing oil, o que acontece é a remoção da água e dos ingredientes hidrófilos dessa equação, resumindo e potencializando o processo a partir de uma limpeza “óleo por óleo”.

Os semelhantes se atraem e o óleo consegue “capturar” as impurezas, a oleosidade e os produtos que precisam ser removidos da pele, dissolvê-las e te devolver uma pele limpa de forma profunda sem sabonete e sem água.

Não é mágica, é química! Mas não para por aí…

Os benefícios do cleansing oil

  • agiliza e facilita a sua rotina, por dispensar uma fonte de água e ser multifuncional;
  • limpa enquanto hidrata, nutre, tonifica, trata, protege e regenera;
  • remove até os resíduos mais difíceis, como o protetor solar ou aquela make de festa;
  • funciona bem para todos os tipos de pele até as oleosas e sensíveis;
  • não altera o PH, agride ou danifica a barreira cutânea;
  • é natural e gera um baixo índice de reações alérgicas.

Bastante coisa legal, né? Sem contar que, dependendo do produtinho que você escolher usar, ele também pode ser útil para os cabelos e para o corpo, ou seja, mais economia e custo-benefício!

Mas antes de sair em busca do seu cleansing oil, você também precisa saber que:

1. Cleansing oil não substitui o sabonete

O cleansing pode, sim, oferecer uma limpeza mais profunda e segura que alguns sabonetes, mas algumas bactérias e secreções nocivas somente o sabão consegue remover.

Mas rola substituir o seu demaquilante! Na hora de remover a make e a sujeira de forma profunda antes da lavagem, não tem pra ninguém e o cleansing oil vai se tornar seu mais novo limpador favorito!

2. Não vale qualquer óleo, ok?

Se for um óleo in natura, precisa ser um óleo vegetal, de boa procedência e de preferência 100% puro e prensado a frio. Vale a pena procurar por rótulos e selos que atestem a confiabilidade do óleo!

E se for um cosmético formulado, as dicas são as mesmas: procure por composições confiáveis, preferencialmente naturais e minimalistas, para manter a essência do método e a segurança da sua pele.

3. É preciso aplicar do jeito certo

Além de escolher um produto de qualidade, é importante se atentar à aplicação:

  • com a pele e as mãos secas, pingue algumas gotas ou adicione 1 dedinho de pasta, no caso de produtos com essa textura, na palma da mão;
  • esfregue as mãos para aquecer e ativar o óleo e aplique-o no rosto massageando por alguns minutos com movimentos circulares por cada cantinho;
  • em seguida, retire o excesso de óleo e sujeira com uma toalha úmida com movimentos delicados, sem esfregar o rosto.

E então, é só seguir para os próximos passos da sua rotina! O cleansing oil é indicado uma vez ao dia, de preferência à noite, para dar aquele help na remoção da maquiagem e na limpeza antes da regeneração diária noturna.

4. E observar como a sua pele reage

Assim como qualquer hábito novo ou diferente, é preciso entender que adotar o cleansing oil é um processo e que ele envolve o período que a sua pele pode precisar para se adaptar ao produto, além das singularidades da sua cútis e como ela vai interagir com o óleo ou formulação específica que você utilizar.

Você vive na sua pele, então é super válido testar o método, mas principalmente ficar de olho em como você se sente com relação a ele em todos os seus sentidos, da rotina de aplicação aos resultados, combinado?

E além disso, é sempre bom consultar sua/seu dermato para garantir uma orientação profissional e especializada pro seu caso. E aí é só aproveitar as várias vantagens que o cleansing oil pode te oferecer!