Vai uma dose de inspiração aí? Muitas vezes, o que nos falta para expressar quem realmente somos é a representatividade, exemplos de pessoas que nos identificamos.

Por muitos anos, o padrão de beleza capilar predominante era o cabelo liso. Essa questão também vem acompanhada de vários outros fatores, e um dos principais deles é o racismo.

Hoje, felizmente, isso vem mudando e cada vez mais pessoas estão se libertando de alisamentos químicos para dar vida aos seus fios naturais. Pensando em encorajar quem deseja passar pela transição capilar, fizemos uma seleção de mulheres incríveis e empoderadas que assumiram a textura natural de seus cabelos. Vem ver como foi a experiência delas!

1. Taís Araujo

Foto por @taisdeverdade

A história da Taís Araújo com a transição capilar começou lá em 2004, quando quase ninguém ainda falava sobre o assunto. Depois disso, por conta de seus inúmeros papéis na TV, ela precisou fazer outros procedimentos, mas há alguns anos já não coloca mais química nos fios.

Ela disse em uma entrevista que, no fim das contas, o que importa é se sentir bem com suas próprias escolhas e não se prender a padrões. O que não vale é tentar ser o que não é.

2. Maísa

Foto por @maisa

O processo de transição capilar da Maisa, assim como o da maioria das pessoas, não foi fácil. Em seu canal no YouTube, ela conta que, por trabalhar na TV, precisa mudar de cabelo muitas vezes, então o secador, a chapinha e o babyliss são companhias constantes em sua vida, o que acaba dificultando um pouco o processo.

Logo depois que começou o período de isolamento em 2020, a Maisa resolveu se dedicar ao máximo à sua transição e entendeu que é normal ter várias texturas no cabelo até que todos os resquícios de químicas saiam completamente.

Ela conta também que tomou essa decisão porque não lembrava mais como era seu cabelo e porque se sentiu inspirada por outras mulheres que passaram pela transição e hoje se sentem mais felizes e livres.

Hoje, a Maisa já consegue enxergar sua curvatura natural e o resultado é esse da foto aqui em cima. Incrível, né?

3. Vic Ceridono

Foto por @vicceridono

Se você gosta do mundo da beleza, provavelmente já ouviu falar na Vic Ceridono, do blog Dia de Beauté. Ela alisou quimicamente seu cabelo por anos e hoje já não tem mais interferência de alisantes químicos nas madeixas.

Em algumas entrevistas que a Vic já deu sobre o assunto, ela fala que o mais legal de tudo é que o cabelo cacheado te dá possibilidades que o cabelo alisado não dá. Ela conta que ainda gosta de fazer escova de vez em quando, e que depois é só lavar o cabelo que os cachos voltam.

A Vic continua usando vários penteados, como por exemplo o coque baixo com o cabelo repartido ao meio - esse é praticamente sua marca registrada. E isso é super possível com o cabelo cacheado.

4. Ludmilla

Foto por @ludmilla

Conhecida por arrasar por aí com laces e tranças, a Lud nem sempre teve uma boa relação com o cabelo natural.

Ela finalizou o processo há pouco tempo e já declarou em algumas entrevistas que uma de suas principais motivações é o fato de levar mais representatividade às pessoas que têm o cabelo como o seu.

5. IZA

Foto por @iza

Quem vê o cabelo crespo super poderoso da IZA nem imagina que ela passou muitos anos fazendo relaxamento nos fios para que eles ficassem lisos. A química entrou em sua vida quando ela tinha apenas 12 anos.

A IZA usou a técnica do big chop para tirar de vez a química e reconhecer como era a textura original do seu cabelo. As tranças também deram uma super ajuda nesse processo e depois disso ela nunca mais quis saber de químicas de alisamento.

A cantora também conta que o processo de transição capilar apoiou seu processo de amor-próprio e autoaceitação. Hoje, ela transita entre o cabelo natural, as tranças e as laces maravilhosas para mostrar todas as suas faces.

6. Brunna Gonçalves

Foto por @brunnagoncalves

Brunna Gonçalves é uma das bailarinas e também esposa da Ludmilla, que falamos ali em cima. Seu processo de transição capilar durou pouco mais de 2 anos e ela conta que as laces foram essenciais nesse período.

As laces, além de serem ótimas aliadas para driblar a mistura de texturas durante a transição, abrem um leque de possibilidades para experimentar novos comprimentos, cores e cortes.

A Brunna não abandonou completamente as laces, já que elas são realmente incríveis e poderosas, mas agora com o cabelo cacheado ela diz se sentir mais livre, confortável e linda!

7. Gleici Damasceno

Foto por @gleicidamasceno

A atriz e vencedora do BBB 18, que passou quase 2 anos até conseguir tirar completamente a química dos cabelos, já contou em entrevistas que ficou determinada e resolveu fazer disso um processo de autoconhecimento e aceitação.

Para Gleici, o processo vai além da questão capilar. A transição capilar é sobre aprender a ter paciência e também aprender a se reconhecer no espelho. Ela também defende que esse momento deve ser individual e no tempo de cada pessoa.

Para passar pela transição capilar, infelizmente muitas pessoas ouvem comentários preconceituosos e que impõem o padrão de beleza do cabelo liso, e isso não foi diferente com a Gleici, mas ela se manteve firme e foi até o fim.

8. Kéfera

Foto por @kefera

Em um vídeo no seu canal no YouTube, a Kéfera conta que seu cabelo sempre foi uma questão, desde a infância. Ela relata que sofria bullying e muita gente usava adjetivos bem cruéis para falar sobre seus cabelos.

A youtuber, que também é atriz, precisou experimentar os cabelos mais volumosos e ondulados para um papel e disse que gostou do que viu, e se reconheceu ali. Depois disso, ela deu início à sua transição.

Segundo ela, uma das principais dicas que ela pode dar é conhecer o seu cabelo e a curvatura dele, para saber como cuidar e quais produtos comprar. É um processo de paciência, determinação e aprendizado!

9. Bruna Marquezine

Foto por @brunamarquezine

Ano passado, mais ou menos da mesma época que a Maisa resolveu dar uma chance ao cabelo natural, foi a vez de Bruna Marquezine apostar na transição. Ela fala pouco sobre o processo, mas interage com os fãs nas redes sociais e garante que esse processo não tem nada a ver com um possível novo personagem.

A atriz, que ficou famosa ainda na infância, começou o processo cortando o cabelo bem curtinho para não ter que lidar com as diferenças de textura, que é bastante comum nessa fase.

Ela aparece de vez em quando no Instagram com seus cachinhos que estão brilhantes, saudáveis e definidos.

10. Foquinha

Foto por @foquinha

A Foquinha é uma apresentadora e youtuber que ainda está passando pelo processo de transição capilar, mas que já sente uma diferença enorme na textura de seus fios.

Em um post em seu Instagram, ela contou que recentemente conseguiu finalizar o cabelo de uma maneira legal pela primeira vez e que é muito louco voltar a se conhecer com o cabelo natural.

Seus seguidores fizeram comentários de apoio e incentivo para que ela seguisse firme no plano, porque esse é um processo que vale a pena no final!

11. Ellora Haonne

Foto por @ellorahaonne

A youtuber e criadora de conteúdo Ellora Haonne, em um vídeo no seu canal, contou que foi escrava da chapinha na adolescência. Aos poucos, ela passou a alisar somente a raiz para se acostumar com os cachos nas pontas.

Ainda na adolescência, ela diz que voltou a alisar o cabelo por conta de comentários de outras pessoas que afirmavam que ela ficava mais bonita de cabelo liso. Mas o tempo foi passando e ela decidiu dar uma chance ao cabelo natural mais uma vez.

Hoje, ela tem uma ótima relação com o cabelo e já experimentou vários cortes que a permitiram se sentir livre para ousar e também para usar chapinha e babyliss se estiver a fim.

Como você percebeu, todas essas histórias de transição capilar são muito parecidas, mesmo que o processo seja individual. A paciência e a determinação se repetem em todos os casos, já que não é fácil se olhar no espelho e ver algo diferente, ainda que esse diferente seja o original.

E se você alisa seus cabelos e gosta deles assim, não tem problema nenhum. Se você começou a transição capilar e desistiu, tudo bem também. A transição capilar precisa ser sobre liberdade, não pode ser mais uma prisão.