Brigitte Calegari é uma maquiadora que você, se ainda não conhece, precisa conhecer! Ela é apaixonada por beleza e deixa qualquer um de boca aberta com sua técnica impecável - basta uma passeada pelo feed dela para se encantar e entender isso.

Desde 2009 ela vem deixando sua marca no mundo da beleza e há muita inspiração na trajetória dela, não só na maquiagem, mas em sua carreira como um todo. E foi pensando nisso que elencamos as principais lições que podemos aprender com Brigitte Calegari, vem ver!

1. Beleza natural > beleza transformadora

Brigitte tem diversas marcas registradas na sua maquiagem, mas todas as suas produções têm em comum a naturalidade. Peles leves, sobrancelhas naturais, makes sem máscara de cílios… são apenas alguns exemplos visuais do que ela acredita em termos de beleza.

Através do seu trabalho ao longo desses anos, ela vem nos mostrando e inspirando a adotar a beleza natural, que é leve, honesta e individual, ao invés da beleza transformadora, que é pesada e pautada nos padrões.

Para ela, nem tudo funciona para todo mundo do mesmo jeito, cada pessoa tem seus traços predominantes e características das quais gosta mais. E a maquiagem é uma ferramenta para valorizar essas coisas e se descobrir à vontade com o que você vê no espelho.

2. Uma pele iluminada é infalível

Se tem uma coisa que a Brigitte ama, essa coisa é uma bela pele iluminada! Seja em uma make do dia a dia ou em propostas mais elegantes e especiais, ela consegue unir leveza e glow, criando belezas iluminadas para qualquer ocasião.

Ou seja, ela já nos provou muitas e muitas vezes que uma pele iluminada te deixa bonita, natural e poderosa, e nunca te deixa na mão. E se quiser dicas para atingir esse efeito com perfeição, os conteúdos dela são a melhor e mais confiável fonte, ok?

3. Batom vermelho não tem regra

Quem pensa que batom vermelho é coisa de make de festa ou uma ocasião mais “tchan” é porque ainda não é seguidora fiel de Brigitte Calegari. Os red lips são outra característica marcante de Brigitte e ela não tem regra para utilizá-los, nos incentivando a não ter também.

De dia, de noite, naquele dia que você está se sentindo poderosa ou naquele outro que você precisa de um “up”, no trabalho, num evento, num passeio no parque… resumindo, se você quer usar batom vermelho, se joga!

E se quer aprender a aplicar à lá Brigitte, dá o play:

4. O segredo do esfumado e do delineado está nas suas mãos

Não tem como analisar a maquiagem da Brigitte sem notar a precisão dos traços dos seus delineados e a sutileza do preenchimento dos seus esfumados. Ela é referência quando o assunto é técnica e para atingir esses resultados impecáveis os segredos são treino e paciência.

Para o delineado, você precisa ganhar firmeza nas mãos e assim vai conseguir fazer traços mais assertivos. Para o esfumado, o truque é o contrário e é preciso treinar a leveza ao segurar e movimentar o pincel.

E a paciência vem tanto para persistir em seus estudos e desenvolvimento técnico quanto para o momento da maquiagem em si, construindo e modelando o delineado ou esfumado aos poucos, corrigindo quando necessário e igualando os dois olhos.

Olhar a Brigitte maquiando é quase terapêutico e para quem quiser aprender todos os truques e exercícios, vale acompanhar as aulas e cursos que ela oferece, além de todo o conteúdo que ela produz em seu Instagram!

5. Sabonete de glicerina para modelar suas sobrancelhas

Notou as sobrancelhas das makes até aqui? Pois é, mais um toque bem Brigitte! E o produto que ela usa para esse efeito é o sabonete de glicerina combinado com um pouquinho de água termal, acredita?

É tão acessível que essa lição de beleza não podia ficar de fora dessa lista! E como mostrar é melhor do que falar, aqui está o vídeo para você pegar todas as dicas:

6. É possível chegar longe sendo você mesma

Como você viu, a Brigitte tem muita personalidade e um estilo de maquiagem bem próprio e expressivo. Mas isso nem sempre foi assim! Ela já declarou em entrevistas que por muito tempo se viu criando algo que agradasse aos outros, por não se sentir segura para se expressar da forma que queria.

Mas foi quando ela começou a produzir a beleza que tinha a cara e a essência dela que tudo mudou e ela começou a ganhar destaque. Ela passou a compartilhar aquilo que ela acreditava e as pessoas passaram a reconhecê-la por isso, a se inspirar nela e a querer aprender com ela.

Essa lição é sobre autenticidade e paixão, sobre como é possível chegar longe quando sabemos quem somos e abraçamos isso. A Brigitte decidiu olhar para dentro e assim encontrou sua voz.

7. Não tenha medo de sonhar alto e de mudar

Ela passou de maquiadora a professora, formou milhares de profissionais e ministrou cursos em todo o Brasil, fundou sua escola de maquiagem, criou uma plataforma de cursos online, idealizou e organizou seu próprio evento de beleza, o Beauty Trends.

Em seguida, se dedicou à produção de conteúdo, começou a trabalhar em parceria com diversas marcas como influenciadora e embaixadora, estampou editoriais de revistas e, mais recentemente, assinou a beleza e a direção criativa de campanhas.

Ou seja, Brigitte nunca deixou de evoluir e adotar novos desafios, está sempre se movimentando e se reinventando, o que a leva para novos lugares e patamares. E isso pode ser visto até nas suas maquiagens que ganharam novas cores, formas e propostas - sem perder a essência, claro.

Gostou de conhecer mais sobre a Brigitte? Então não deixe de acompanhar o trabalho dela de perto através do seu Instagram @brigittecalegari e de se inspirar na sua trajetória e segredos de beleza!

Fontes: Instagram Brigitte Calegari
Blog Brigitte Calegari
Podcast Poder Pessoal, Episódio #64 Aprendendo a ser Autêntica (com Brigitte Calegari), por Nadia Schmidt