A gente sempre fala por aqui sobre marcas e produtos, mas também existe um outro lado encantador desse mundo dos cosméticos que é o das histórias e pessoas por trás dessas marcas e produtos.

Hoje, nós trazemos uma conversa super inspiradora que tivemos com a Luiza Detanico, farmacêutica idealizadora da Four Elements by Alchi, uma marca que une a potência da aromaterapia e dos óleos essenciais com o skincare, oferecendo uma beleza e um cuidado integral.

Vem conferir essa entrevista e conhecer mais sobre a trajetória da Luiza, as inspirações e desafios da criação da Four Elements e as dicas exclusivas dela para escolher e usar os produtos incríveis da marca!

1. Luiza, qual é a sua história dentro do mundo da beleza e dos cosméticos? Você sempre pensou em trabalhar com isso?

Eu sou farmacêutica de formação e entrei na faculdade querendo trabalhar em indústrias de cosméticos ou medicamentos, porque eu sempre gostei muito desse meio. Quando eu era pequena e ia viajar, trazia todas amenities dos hotéis e brincava de farmácia, sempre fui a louca da farmácia em viagem também…

Mas na minha região - eu sou de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul - não tem tradição de indústria de cosméticos e farmacêutica, então eu fiz meu estágio de conclusão de curso em um laboratório de análises clínicas, eles me chamaram e eu acabei ficando lá por 13 anos.

Isso me distanciou um pouco dessa parte de cosméticos como profissão, mas, como eu disse, eu sempre gostei muito, comprava muita coisa, usava muita coisa e pesquisava muita coisa.

2.  Quando e como foi o seu primeiro contato com a aromaterapia?

Em 2016 eu tive um filho, me mudei para São Paulo e, com essa nova vida, comecei a mudar minha rotina e meu olhar sobre o cuidado de beleza e higiene, comecei a ir para um lado natural, a consumir cosméticos mais naturais e me preocupar um pouco mais com o que eu usava e usava no meu filho. Foi aí também que eu comecei a usar o meu tempo livre, já que eu estava afastada do mercado de trabalho, para estudar aromaterapia e me apaixonei totalmente.

3. Como toda essa trajetória levou à criação da Four Elements?

Eu uni essa minha paixão recente pela aromaterapia com a minha antiga paixão pela cosmetologia e, com essa nova pegada, esse olhar mais natural sobre os cosméticos e a higiene, eu quis levar isso para os outros.

Eu tinha muita vontade de que as pessoas conhecessem mais a cosmética natural e a aromaterapia e perdessem esse preconceito, que existe ainda hoje, de que o cosmético natural não tem a mesma eficácia que um cosmético convencional e que a aromaterapia é mais uma dessas terapias alternativas que não tem fundamentação científica.

Então, em 2020, eu conheci a Eliane Vergani, a fundadora da Alchi, e propûs pra ela de criarmos uma marca dentro da Alchi - uma marca com força de marca e não só uma linha - com essa proposta de trazer para as pessoas cosméticos alicerçados na aromaterapia prontos para uso, sem precisar fazer misturas ou comprar um monte de óleo em casa.

4. O que mais te encanta na aromaterapia e nos óleos essenciais?

Quando utilizamos um cosmético que possui a concentração adequada de óleos essenciais, conseguimos resultados fantásticos para o corpo físico, devido às propriedades antioxidantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias... e a isso se soma o cuidar da mente. Você aplica o cosmético e inala seu aroma, então as partículas dos óleos essenciais agem bioquimicamente no nosso organismo proporcionando bem-estar. Aí mora o encanto e você não consegue isso com nenhum outro ingrediente!

5. E como isso se aplica aos produtos da Four?

Os cosméticos da Four possuem uma alta concentração de produtos naturais, são todos cruelty-free e veganos, e a gente utiliza o óleo essencial como o grande princípio ativo.

Toda a escolha do óleo essencial e da concentração dele na formulação é baseada em ciência, no que hoje a gente já tem de pesquisa científica que comprova a ação daquele óleo essencial, tanto na parte psicológica quanto nos resultados para a pele.

Então, o óleo essencial não está na formulação para dar um cheirinho para o produto, o creme ou o óleo, ele está ali para fazer um tratamento a nível mental e psicológico e também a nível físico na pele, hidratando, ativando a síntese de colágeno, a renovação celular.

O óleo essencial tem sempre essa dupla função: cuidar do corpo e da mente em conjunto, e é isso que eu proponho com a Four Elements, a gente cuida da pessoa como um todo, em uma beleza integral.

6. Luiza, o que para você não pode faltar em um cosmético?

Acredito que um bom cosmético deve entregar resultado e ter a maior concentração de ingredientes naturais possíveis sem comprometer a qualidade e a segurança de uso. Hoje temos muitos ingredientes sintéticos seguros e excelentes, então saber usar esses ingredientes de tecnologia limpa em conjunto com os ingredientes naturais é a chave para um cosmético eficaz e seguro.

7. Se tivesse que indicar um único produto da Four para as nossas leitoras testarem e conhecerem? Qual seria e por quê?

Imagem: Reprodução Acervo Four Elements

Eu indicaria a nossa Bruma Facial, porque é um produto 99% natural que tem uma composição maravilhosa! Tu tem ali o hidrolato de pitanga e o aloe vera, o que conversa muito com o que a gente tá vivendo hoje, nesse novo pensar sobre os cosméticos, com composições mais minimalistas, mais naturais e multifuncionais.

Pode usar no rosto, no corpo e no cabelo, sempre com a função de refrescar e hidratar. E no caso do rosto, ainda, tu pode utilizar para a limpeza e não é necessário enxaguar; ela deixa pele tonificada, equilibrando o pH da pele e desobstruindo os poros; por causa do aloe vera, ela tem uma grande função hidratante; e o hidrolato de pitanga tem uma alta concentração de vitamina C e antioxidantes, que tem ação anti-aging.

Além disso, ele tem o aroma de lavanda, que é um óleo essencial que a maioria das pessoas acha o cheiro bem agradável e tem propriedades relaxantes. Ele acalma a pele, ajuda a diminuir irritações e inflamações, e também acalma a mente, trazendo realmente um relaxamento, um alívio da ansiedade e das tensões. Então, eu acho que é um produto bem completo!

8. E qual produto da Four que não sai da sua bancada ou necessaire?

O produto que não sai da minha bancada e nem da minha necessaire, além da Bruma, é o Creme Facial. Eu acho que eles se completam, principalmente pra mim que gosto de sentir a minha pele do rosto bem hidratada.

Esse creme da Four Elements tem o Hemisqualane, que é um ativo vegetal biodegradável de fonte renovável bem legal, por todas essas questões ambientes, e que hidrata muuuito a pele e deixa uma sensação muito gostosa. Eu uso ele direto, uso de manhã, de noite, antes da maquiagem… não deixo de usar!

E ele também tem o aroma da lavanda, então tu sente aquele cheirinho, pode até fazer algumas inalações enquanto passa o creme e a mente vai tranquilizando, diminuindo a ansiedade, o stress… Transformando o ritual de passar o creme no rosto em um momento de meditação e realmente de cuidado, tanto do rosto quanto da mente.

9. Qual o segredo para aproveitar os produtos da Four ao máximo?

Eu acho legal aproveitar o momento que tu tá cuidando do corpo, ao usar um cosmético da Four, pra cuidar da mente também, que é a proposta da marca.

Então, logo depois de passar o creme, o óleo ou qualquer produto da Four, como a tua mão ainda vai estar bem cheia do aroma do produto, forme uma conchinha e faça algumas inalações profundas do aroma por um tempinho e aproveite esse ritual de beleza e cuidado emocional.

10. E por último, quais são os planos para o futuro da Four Elements?

A gente quer crescer muito, aumentar a linha de produtos, temos novos produtos de skincare e alguns de higiene pessoal em desenvolvimento já… E cada vez mais queremos trazer para as pessoas uma cosmética natural, usando também o que temos hoje em tecnologia limpa e fazendo com que as pessoas conheçam e usem os óleos essenciais que são princípios ativos tão maravilhosos! Então, o futuro da Four pra mim é isso: crescer e fazer com que mais pessoas tenham contato com a cosmética natural e a aromaterapia.

E aí, gostou de conhecer mais a fundo a história da Four e a mulher por trás da marca? Então, que tal agora pensar em qual produtinho seria perfeito para completar o seu skincare passeando pelo catálogo completo da Four Elements?