O sérum é um produto que gera algumas dúvidas, não é mesmo? Ao contrário de outros cosméticos, que revelam suas funções já pelo nome, como é o caso do hidratante e do demaquilante, o sérum é mais misterioso.

Sérum significa soro, ou seja, ele é uma substância (ou “veículo”, como chamam alguns especialistas) que trata a pele de acordo com suas necessidades específicas. Ainda ficou meio nebuloso? Então é só continuar a leitura que vamos explicar todos os detalhes para você não ter mais nenhuma dúvida!

O que é

O sérum é um produto de textura leve, fluida e que é indicado para todos os tipos de pele. Essas características garantem uma penetração mais eficaz na cútis, fazendo com que os poros consigam absorver melhor os ativos da fórmula.

Além disso, os séruns não têm resíduos gordurosos e têm toque seco, características que fazem dele a escolha perfeita para quem tem pele oleosa, já que o produto não fica com aquele aspecto pegajoso.

O ponto-chave do sérum é sua alta concentração de ativos, então é possível colher os benefícios da fórmula sem usar muito produto. Eles são extremamente concentrados e é isso o que os diferencia de outros cosméticos, como os hidratantes, por exemplo.

Para que serve

Existem vários tipos de sérum, cada um com uma função diferente. O sérum é um soro e suas finalidades variam de acordo com seus ativos.

Ele pode tratar acne, reduzir linhas finas e linhas de expressão, hidratar, combater o envelhecimento… O principal benefício desse cosmético é sua alta concentração, então todos os efeitos poderão ser percebidos de forma mais eficaz. É aquele produto que você realmente consegue enxergar os benefícios, sabe?

Tipos de sérum facial

Os tipos de sérum estão relacionados às suas funções, então existem vários, mas esses são os mais conhecidos:

  • Sérum antioxidante: geralmente tem vitamina C, composto que age contra os radicais livres e combate o envelhecimento.
  • Sérum hidratante: o ácido hialurônico é um composto bem comum nos séruns hidratantes. Ele estimula a produção de colágeno e auxilia a cútis a reter água.
  • Sérum antiacne: são os melhores para controlar a oleosidade e podem levar ácido salicílico na composição. Ele minimiza os poros e ajuda a secar a acne.
  • Sérum antissinais: é um sérum que normalmente tem ácido retinoico e atua na suavização de linhas de expressão e linhas finas.
  • Sérum clareador de manchas: esse sérum também conta com a ajuda dos ácidos e os mais comuns para essa função são o ácido azelaico, ácido glicólico e ácido L-ascórbico, que ajudam a clarear manchas.

Como usar

O sérum pode ser usado depois dos passos da limpeza e antes da hidratação. Aplique três gotinhas - ou a quantidade recomendada pela embalagem - no rosto e no pescoço, de manhã e à noite, e espalhe com as mãos fazendo movimentos circulares.

Cuidados que devem ser tomados

Alguns séruns, por conterem ácidos, não podem ser usados durante o dia. Na dúvida, é sempre bom ter a opinião de um(a) dermatologista para você não correr o risco de manchar a pele.

Os séruns também são cosméticos super concentrados, por isso algumas pessoas relatam reações. Se a sua pele é seca e você começa a usar um sérum hidratante, por exemplo, ela pode ficar excessivamente oleosa nos primeiros dias de uso.

Mas é preciso ter paciência para colher os resultados depois que a sua pele já estiver adaptada à dosagem desses ativos - e já avisamos: vale muito a pena!

O mercado dos cosméticos não para de inovar e hoje já existem inúmeras opções de séruns para você experimentar e eleger o seu favorito.

Nós aqui da Box Magenta amamos séruns faciais e temos algumas opções no nosso catálogo, então fique de olho porque pode ser que você receba algum deles nas suas próximas caixinhas. Temos certeza que você vai amar!