A Flô Biocosméticos é uma marca brasileira, 100% natural, vegana e cruelty-free. Seu objetivo é oferecer o melhor do cuidado para a pele por meio da botânica. E por trás de um propósito inspirador e um catálogo cheio de produtos incríveis, está Camila Amaro, sua idealizadora, fundadora e guardiã.

Convidamos a Camila para um bate-papo sobre a marca, sua história, valores e novidades que estão por vir. Vem conhecer um pouco mais sobre a trajetória dela e da Flô, e se encantar pelas duas.

Ah, e a Cami também compartilhou com a gente dicas e segredos exclusivos sobre os produtinhos que ela mesma criou, então não deixe de ler a entrevista até o final para pegar essas infos, hein?!

1. Para começarmos, você pode nos contar um pouco sobre você? Quem é a Camila?

Foto: Reprodução Instagram @flobiocosmeticos

Sou formada em Fisioterapia, pós-graduada em Dermato Funcional e também tenho formação no método clássico de Pilates (sou apaixonada pelo método!). Por anos me concentrei em auxiliar outras pessoas a alcançar o bem-estar da pele e físico. Depois da chegada da Angelina (sua filha), mergulhei nos estudos sobre plantas medicinais, aromaterapia, sustentabilidade, fui criando nossos próprios produtos de cuidados com a pele e assim nasceu a Flô. Além disso, adoro estar em contato com a natureza, viajar, estudar e criar. Aquariana que sou, tenho uma mente criativa e em constante funcionamento!

Eu acredito que a botânica tem tudo o que precisamos para alimentar nossa pele e o nosso corpo.

2. Então você nem sempre pensou em trabalhar no mundo da beleza e dos cosméticos?

Esses dias eu estava lembrando que, quando criança, adorava brincar de salão de beleza, acho que eu estou resgatando isso hahaha nunca pensei em criar produtos de cuidados de pele, sempre estive como terapeuta e em busca de produtos de qualidade, mas não tinha esse olhar para os ingredientes. A busca pela saúde, bem-estar e vitalidade foi o motivo pelo qual me senti atraída pela indústria da beleza, então eu decidi que queria usar produtos que estivessem alinhados com essa intenção e a solução no momento foi criar!

3. E o que é beleza pra você?

Saúde, felicidade e confiança de dentro para fora. Eu acho que a beleza está entre se sentir bem e transmitir esse sentimento de volta ao seu redor. Sabe aquela famosa frase “a beleza vem de dentro”? Eu acredito muito!

4. Você pode contar pra gente um pouquinho mais da história de como surgiu a Flô?

Foto: Reprodução Instagram @flobiocosmeticos

Eu sempre fui muito conectada com a natureza, alimentação natural e atividades físicas, sempre busquei práticas saudáveis, mas depois do nascimento da Angelina, eu mergulhei em um processo de autoconhecimento e questionamentos… Meu olhar se voltou para o que estávamos passando na pele, que poderia também entrar em contato com nosso organismo e deixar uma pegada no meio ambiente. Foi então que descobri algo inesperado: meus produtos de beleza estavam cheios de toxinas! A partir daí, comecei a desenvolver os nossos próprios produtos de cuidados de pele e compartilhar com outras pessoas minhas criações.

5. E qual é a missão da Flô dentro da indústria da beleza?

“Uma pele saudável, hidratada e radiante é linda por si só e essa é a principal ideia da Flô.”

Desde o início da Flô, meu objetivo tem sido cultivar uma marca com os valores de beleza limpa, ética e inclusiva, e reconectar as pessoas com a natureza. Somos uma marca de beleza que usa ativos botânicos e soluções sustentáveis inovadoras para criar fórmulas altamente eficazes. Nossa paixão e foco é o desenvolvimento de produtos funcionais que impactam a pele e a natureza da maneira mais positiva possível!

6. Como tem sido essa trajetória até agora, nesses pouco mais de 3 anos de marca?

Apesar de muito trabalho, eu vejo a Flô crescer continuamente… comecei a expor os produtos em feiras de produtos artesanais, logo fomos apresentar a linha em SPAs, fizemos algumas parcerias ‒ como a Box Magenta, que nos auxilia a divulgar a marca e também ouvir feedback dos produtos ‒ e agora chegamos em algumas lojas físicas e marketplaces. Estou muito feliz com a nossa trajetória até aqui!

7. O que as pessoas podem esperar ao usar um produto da Flô?

Como fabricante responsável de produtos para a pele, acreditamos que criar produtos que utilizam ingredientes que nossa pele reconhece como parte essencial de si mesma é muito mais valioso do que usar ingredientes que a pele não pode aceitar ou metabolizar. A chave para a verdadeira eficácia é a bioatividade, que é a porcentagem de nutrientes que a natureza pode entregar. Então, como parte do nosso compromisso com a nossa saúde e meio-ambiente, as pessoas podem ter certeza que nossos produtos são livres de toxinas!

“ Todas as plantas medicinais, cacau, óleos e manteigas amazônicas utilizadas nas nossas criações são de manejo consciente, e produzidas por famílias de pequenos produtores. Ah, e existem os jardins especiais de cultivo próprio.”

8. Se você tivesse que indicar um único produto do catálogo de vocês para as nossas leitoras(es) testarem e conhecerem, qual seria e por quê?

Foto: Reprodução Instagram @flobiocosmeticos

O Sérum Facial Copaíba + Bergamota, ele é uma caixinha de surpresas! Desenvolvi acne adulta e sempre fui em dermatos em busca de soluções, então, na formulação do sérum, eu pensei em cada ingrediente que pudesse controlar a oleosidade, acalmar os processos inflamatórios e oferecer um brilho natural para pele ‒ porque vamos combinar, ninguém merece aquela pele seca e craquelando com tantos produtos para retirar a oleosidade da pele! E um ponto especial da bergamota, além de seu poder antibacteriano e anti-inflamatório, é que ela traz bem-estar através da aromaterapia. O óleo é incrível!

9. E qual produto da Flô é o seu queridinho e não sai da sua bancada ou nécessaire?

O Sérum Facial Copaíba + Bergamota é um produto que eu não abro mão, mas o Bálsamo Calmante é meu queridinho. Ele é muito versátil e eu uso em diversas situações: retirar a make, preparar a pele (como primer), na área dos olhos, boca, cutículas, tattoo, machucados, pontualmente na acne, na minha filha… e vou oferecendo no dia a dia para diversas pessoas e situações!

10. Qual o seu segredo de beleza que não envolve o uso de cosméticos?

Um corpo em movimento, uma alimentação saudável ‒ que já ajuda em uma boa qualidade de sono ‒ vão muito além dos produtos que você usa. Um segredo fundamental que venho descobrindo também é ter um tempo para si. Isso vem me ajudando a desacelerar e tornar a vida mais leve.

11. E quais são os planos para o futuro da Flô? Tem alguma novidade que você possa e queira compartilhar com a gente?

Foto: Reprodução Instagram @flobiocosmeticos

Ahhh, eu sou bem sonhadora, já vejo a Flô com seu próprio laboratório de pesquisa de desenvolvimento de produtos!! Quero continuar estudando e pesquisando os melhores ingredientes da biodiversidade brasileira e trazer eles para os nossos produtos, melhorando as formulações e embalagens já existentes e buscando inovações.

Também estamos focados no desenvolvimento de novos produtos para complementar nossa linha ‒ já temos dois produtos novos em teste e queremos muito trazê-los para o mercado ainda em 2022! Um outro ponto importante é o pilar da sustentabilidade, que estamos sempre buscando alternativas para melhorar. Queremos, no futuro, zerar os produtos de uso único, investir em multifuncionalidade e também pensar em refis.

Gostou de descobrir mais sobre a Cami e a Flô? Você pode receber os produtos da Flô, e mais outros cosméticos incríveis, assinando a nossa box! A marca faz parte do nosso catálogo e time de marcas parceiras e temos muito orgulho disso! <3