Já apresentamos por aqui o propósito e os produtos da SOU VOE, contando inclusive com a participação das três co-fundadoras da marca: Alyne, Eliane e Gabriela.

Hoje, trouxemos a extensão de um bate-papo que rolou para a edição da nossa Revista Magenta de Maio, cujo tema foi Coragem. Convidamos a Alyne Shiohama, mãe, empreendedora e co-fundadora da SOU VOE, para compartilhar um pouquinho da sua relação com esse sentimento e virtude.

Nessa conversa, pudemos conhecer mais sobre sua trajetória e visão de negócio e de vida, que no final das contas têm muita coragem envolvida. Mas não qualquer tipo de coragem. Um tipo bem real e racional.

Vem conferir essa entrevista na íntegra a seguir e se inspirar com os relatos e dicas da Alyne sobre transição de carreira, maternidade, o que fazer quando o medo bate e muito mais!

1.  Para começar, você pode nos contar um pouco sobre você? Quem é a Alyne?

Prazer, eu sou a Alyne, uma mulher, mãe e empreendedora que se reinventa todos os dias para equilibrar a vida pessoal e a batalha contra os padrões da indústria cosmética. Sou Administradora, com especialização em Banking e Master em Finanças e Investimentos, e criadora da SOU VOE. Não nasci com uma veia empreendedora nem em berço de ouro. Eu sou mais uma mulher batalhadora que, felizmente, teve acesso aos estudos, sempre gostou muito de estudar e encontrou pessoas que me deram a oportunidade de transformar minha vida.

2. Então, antes de criar a SouVoe, você era uma mulher das finanças? Como foi esse processo de transição de carreira?

Sim, eu trabalhei por mais de 12 anos no mercado financeiro. Comecei atuando com tecnologia, fui para a área de investimentos… Como mulher, em um ambiente predominantemente masculino, vivia sempre em busca de entregar resultados, ser uma profissional incansável. Era superfeliz e reconhecida onde eu trabalhava, porém, eu trabalhava por muitas horas por dia. Junto com isso, meu filho estava crescendo, eu não dava conta de tudo… Para ocupar um cargo de alta gestão, eu tinha que abrir mão de quem eu gostaria de ser dentro de casa. Um dia, parei para prestar atenção no início de uma reunião que estava conduzindo, e percebi que sempre me apresentava com base na minha carreira e que havia pouco espaço na minha fala para minha vida pessoal. Nesse momento, me perguntei quais eram as minhas prioridades de fato; em que espaço daquela vida profissional incrível e de sucesso cabia a minha família e meu filho. O meu desejo era poder viver “além do final de semana” e, ao mesmo tempo, ser uma agente de mudança. Assim, surgiu a SOU VOE, que é a concretização de muitos dos meus valores pessoais e dessa busca de gerar um impacto positivo no mundo.

“Sendo uma mulher de mais de 35 anos, como eu vou ficar um tempo fora do mercado? Será que eu vou ter espaço quando voltar?”

3. Além desse momento de epifania, teve algo mais que te impulsionou e deu coragem para tomar essa decisão?

Como o universo nos ouve e prega peças, nesse momento em que eu já estava refletindo e repensando várias coisas, tive a oportunidade de ir morar fora. Com isso, surgiram as dúvidas: Sendo uma mulher de mais de 35 anos, como eu vou ficar um tempo fora do mercado? Será que eu vou ter espaço quando voltar? Estudar, então, me pareceu uma boa possibilidade para conciliar esse desejo de morar fora, que eu sempre tive, e essas inseguranças. Foi aí que eu fiz meu mestrado em Investimentos em Londres. Ao longo dele, me surpreendi com o quanto de coisas eu sabia e poderia fazer para além do banco; vi que havia um universo de possibilidades do outro lado da mesa.

4. E por que você decidiu investir no mercado de beleza e cosméticos?

Foto: Instagram @souvoe

Durante o mestrado, tive a oportunidade de aprender sobre a indústria cosmética em uma das disciplinas. Nela, notei que, na Europa, existiam diversas opções de cosméticos mais naturais e acessíveis, enquanto no Brasil só quem tinha poder aquisitivo para comprar as grandes marcas internacionais acessava esse tipo de produto – felizmente esse cenário tem mudado com velocidade! Então, quando eu voltei, comecei a discutir sobre isso com duas amigas, Gabriela e Eliane, e, juntas, resolvemos desenvolver algo nesse sentido. O que veio a se tornar a SOU VOE.

5. De onde veio e vem a sua coragem, Alyne?

“[…] tudo que me falta em coragem me sobra em planejamento.”

Eu nunca fui um exemplo de pessoa corajosa, não gosto de esportes radicais, eu preciso de segurança e fico feliz em manter os dois pés no chão. Mas eu costumo pensar que tudo que me falta em coragem me sobra em planejamento. Largar uma carreira de anos para me lançar em um setor até então desconhecido por mim, desafiando padrões, é certamente uma das coisas mais corajosas que fiz, mas não foi assim do dia pra noite. Foram muitos anos me organizando financeiramente e mais um ano e meio de planejamento e estudo de mercado para tomar a decisão de um passo tão grande. O assunto dinheiro ainda é um tabu para as mulheres, mas eu costumo dizer que dinheiro é liberdade para se tomar decisões, e ter apoio da família também é fundamental para saber que você não estará sozinha quando as coisas apertarem. Quando preciso de coragem eu sempre penso qual exemplo quero deixar para meu filho e que legado quero deixar para o mundo. A Dani Junco da B2Mammy (uma aceleradora de mulheres e mães fantástica) tem uma frase que traduz muito bem o meu sentimento e de tantas mulheres: “Nunca subestime uma mulher que deseja ser exemplo para seu filho.”

6. Agora, pensando na SouVoe, como você acha que esse sentimento está presente na marca?

Quando surgiu a SOU VOE primeiro pensamos em todos os valores que a marca deveria carregar, depois pensamos em como poderíamos fazer isso chegar nas pessoas e, por último, em fórmulas e embalagens. A SOU VOE é uma marca muito virtuosa. Nossos produtos são feitos com ingredientes naturais e vegetais, e nenhum dos ativos é testado em animais. Buscamos sempre quebrar o tabu de que produtos veganos não entregam um resultado profissional. Nossos atuais frascos são de plástico 100% reciclado e reciclável. Eles possuem tecnologia para se biodegradar e se transformar em água, matéria orgânica e CO2 em cerca de 4 a 8 anos! Os produtos também são não poluentes das águas e o impacto que geramos de forma indireta são neutralizados com a parceria da Eu Reciclo. Assim, conseguimos entregar produtos mais naturais e sustentáveis para todas as pessoas e não um mercado de nicho.

7. Qual produto da SouVoe é o seu queridinho e te dá aquela dose extra de confiança no dia a dia?

Foto: Instagram @souvoe

Cada produto tem o seu propósito e uma história de construção, e eu tenho um carinho especial por todos, mas o queridinho é, com certeza, o Booster Reconstrutor SUPREMO. O Booster nasceu desse dia a dia corrido, sem muito tempo a perder com os cabelos, mas também da dose de confiança que um cabelo tratado e alinhado traz para começarmos o dia! Ele é um multifuncional superconcentrado em ativos e atende diversas queixas dos consumidores. Aproveito aqui para agradecer às assinantes da Box Magenta, por nos surpreenderem recentemente com a escolha dele como Produto Revelação de 2022. É fantástico quando temos os feedbacks de vocês!

8. Para fechar, se você pudesse dar um conselho para as nossas leitoras para elas conseguirem vencer seus medos, qual seria?

“[…] vai com medo, mas não esquece de levar seu plano embaixo do braço.”

Primeiro, confiar e, depois, planejar. Jogar tudo para o alto e mudar de vida sem pensar é para poucos. Para todos os outros, planejar é fundamental. Sem saber onde estamos, não saberemos como mudar e melhorar. Ouça quem tem mais experiência que você, busque comunidades com as quais se identifique e não pule as perguntas difíceis. Quando tiver todas essas respostas, arregace as mangas e vá. O medo é humano e inevitável. Então, vai com medo, mas não esquece de levar seu plano embaixo do braço. Não espere pelos outros, o seu sucesso dependerá de você. E, acredite, a ajuda virá de pessoas inesperadas!

Gostou de descobrir mais sobre a Alyne e a SOU VOE? Você pode receber os produtos dessa marca incrível e inspiradora assinando a nossa box!

Somos muito felizes em ter a SOU VOE como parte do nosso catálogo e time de marcas parceiras, e temos certeza que você vai se encantar e amar os produtos deles tanto quanto a gente <3