Até quem não tem problemas com lábios ressecados percebe que a pele dessa região não fica muito bem hidratada no inverno. Nas estações mais frias aumentam as queixas de lábios ressecados e isso tem um motivo: os agentes externos, como o vento e as temperaturas mais baixas deixam a pele da boca suscetível a descamação e fissuras.

Algumas pessoas podem sofrer até com machucadinhos que deixam os lábios mais expostos, aumentando o risco de infecções, então é preciso ter muita atenção e não negligenciar o cuidado com os lábios.

Mas será que tem como contornar essa situação para manter os lábios bonitos e hidratados em todas as estações do ano? Tem sim! Vem ver:

Hidratante labial = seu melhor amigo

Para evitar o ressecamento dos lábios, aposte em um bom hidratante labial, mas fique de olho nos componentes da fórmula. Alguns ingredientes, principalmente os que dão sensação de refrescância, podem deixar os lábios ainda mais secos.

Escolha um lip balm com fórmula rica em manteigas, óleos ou vitamina E, já que esses ingredientes turbinam a hidratação. Falando em hidratação, não podemos deixar de te lembrar: beba bastante água, ela é indispensável para manter seu corpo inteiro hidratado - inclusive seus lábios.

Saliva = nem tão amiga assim

Lamber os lábios quando eles estão muito secos é praticamente inevitável, né? Mas tente resistir a essa tentação. O pH da nossa saliva é ácido e acaba ressecando ainda mais os lábios, podendo causar até mesmo assaduras.

Os lábios já têm uma proteção natural, que fica um pouco mais fragilizada no frio, e a saliva deixa essa proteção ainda mais vulnerável.

Deixe as pelinhas em paz

Outra tentação que você deve evitar é a de ficar puxando ou mordendo as peles soltas. Essa é a principal causa das fissuras, pode reparar! Quando você faz isso, você acaba retirando inclusive pedaços de pele que estão saudáveis, deixando os lábios suscetíveis à entrada de microrganismos.

Então já sabe, né? As células mortas e peles soltas vão sair sozinhas ou com a ajuda de uma esfoliação, que vamos falar a seguir.

Esfoliante para dar tchau às células mortas

Para tirar essas pelinhas sem machucar os lábios, uma boa esfoliação pode ser a solução. Mas atenção: nada de fazer isso com receitinhas caseiras, hein? Deixe o açúcar só para adoçar o cafezinho mesmo, nada de misturá-lo com outros ingredientes suspeitos e passar na boca!

Existem ótimos esfoliantes labiais que cumprem essa função com mais eficácia. Os cosméticos têm partículas esfoliantes regulares que não agridem a pele, então esses produtos são as melhores alternativas para remover células mortas.

Atenção ao skincare

Mesmo que você não aplique seus produtos de skincare nos lábios, alguns componentes podem influenciar a saúde dessa região. Cosméticos com ácidos e outros ingredientes podem ressecar a pele da sua boca, sabia?

Então, tenha cuidado quando for aplicar os cosméticos no rosto e evite a região dos lábios, até mesmo na hora da limpeza da pele. Use produtos neutros e que não agridem os lábios.

Dica de make? Também temos!

Nos dias frios, vale a pena trocar o batom líquido pelo cremoso. Esses produtos que secam na boca e deixam um efeito matte, como é o caso dos batons líquidos e de alguns lip tints, podem ressecar seus lábios.

Cuidar dos lábios nada mais é do que hidratá-los e não agredi-los, assim como fazemos com as outras partes do corpo. Invista em um lip balm poderoso com uma fórmula legal, com ingredientes como o pantenol, a manteiga de karité e a vitamina E. Seus lábios agradecem!