Foto de capa Negin Mirsalehi

Já faz um tempo que o iluminador ganhou o coração das amantes de maquiagem e, desde então, nunca mais deixou de estar presente nas tendências e produtos queridinhos.

Mas você sabe usar e explorar todas as possibilidades desse produto por aí? Conhece os tipos e o melhor para você?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o iluminador ou simplesmente não se cansa de ler sobre esse tema, você está no lugar certo. Vamos descobrir tudo sobre ele que faz dos seus dias mais brilhantes!

Para que serve o iluminador?

Você deve estar pensando que o iluminador serve para iluminar, não é mesmo? E sim, é basicamente isso.

Porém, explicando isso com um pouco mais de detalhe, essa luminosidade é direcionada aos pontos mais altos do nosso rosto para criar volume.

Isso gera uma aparência mais saudável e poderosa para a maquiagem, com o nível desse efeito dependendo da quantidade de produto aplicada.

Pode até ser que ele não seja percebido de cara, mas o brilho extra que ele adiciona à pele faz toda a diferença - não é à toa que ele reúne tantas e tantos fãs por aí!

Iluminador x Bronzer

Há quem confunda esses dois produtos, mas apesar de existirem iluminadores com função bronzer e bronzer iluminadores - o que é ótimo, pois a gente ama um 2 em 1! -, a princípio eles são produtos com finalidades diferentes.

O bronzer serve principalmente para dar cor, criando um aspecto mais corado, quente, bronzeado. O iluminador nem sempre conta com uma pigmentação marcante, sua textura costuma ser mais translúcida e seu efeito focado na cintilância.

Esses dois produtos também podem ser combinados ou usados de forma complementar para criar contornos ao rosto com pontos de luz e sombra.

Tipos de iluminadores

Foto por @dailus

Assim como outros produtinhos de beleza, o iluminador também se apresenta em diversos tipos, que variam conforme a textura. A classificação básica e mais popular é entre iluminadores em pó, líquidos e cremosos. Dá uma olhada nos diferenciais e indicações de cada um:

Iluminador em pó

  • textura leve
  • fixação suave
  • fácil de aplicar
  • ideal para peles mais oleosas
  • diversas opções no mercado

Iluminador líquido

  • rende muuito
  • fixação e durabilidade power
  • espalha fácil (vá com calma! hehe)
  • efeito super glow
  • ideal para peles secas

Iluminador cremoso

  • dura por horas
  • efeito bem natural
  • aplicação mais precisa
  • ideal para peles secas ou mistas
  • serve de primer para o iluminador em pó

Isso com certeza já guia melhor a sua escolha, né? Mas, no fim das contas, qualquer iluminador é capaz de levantar a sua maquiagem e vale a pena testar e apostar nesse produto quando estiver buscando esse tipo de efeito por aí 😉

Como usar e onde aplicar o iluminador?

Talvez o tópico mais importante dessa matéria: afinal, como usar o iluminador, quanto e onde aplicar, o que vem antes, que efeitos são possíveis e (insira aqui as suas outras dúvidas)? A gente vai responder tudo isso já!

Onde aplicar

Imagem: Reprodução Blog Negin Mirsalehi
  • ossinhos das bochechas
  • cantos lacrimais
  • centro do nariz
  • arco do cupido

Com essa listinha aí de cima você consegue fazer bonito na aplicação do iluminador, mas eles não são obrigatórios e nem os únicos lugares que ficam incríveis com um toque de luz e brilho. Vamos explorar as possibilidades e efeitos de cada região:

  • ossinhos das bochechas: região queridinha e lembrada por (arrisco dizer) 100% das amantes do iluminador; por serem o ponto mais alto do rosto, iluminam ele como um todo, dando efeito de “saúde” e valorizando o olhar.
  • cantos lacrimais: há quem goste e quem dispense, mas iluminador no canto interno do olho é sinônimo de olhar mais aberto, alegre e envolvente.
  • abaixo das sobrancelhas: iluminar a região logo abaixo das sobrancelhas literalmente levanta o olhar e dá mais destaque para a make dos olhos.
  • centro da testa: criar um iluminado na testa direciona o olhar e a atenção para o centro do rosto e harmoniza com outras regiões com glow.
  • centro do nariz: o centro do nariz também tem o mesmo efeito do iluminador usado na testa, além de também dar sensação de nariz mais fino.
  • arco do cupido: iluminar o arco do cupido é aquele charme difícil de identificar, mas mais difícil ainda de resistir - a sua boca fica incrível com esse truque!
  • linhas verticais do buço: para estender o efeito bocão, vale aplicar também um pouco de  iluminador nas linhas verticais que conectam o arco do cupido e o nariz.
  • clavícula: um glow corporal pode não fazer sentido no dia a dia, mas em uma festa ou sessão de fotos pode dar um “tchan” no seu visual.

De novo, essas regiões são apenas sugestões e o mais importante é você aplicar o iluminador onde você quiser e gostar! Bora para o passo a passo da aplicação?

Como aplicar iluminador passo a passo

  1. Aplique uma quantidade não muito grande de produto sobre a pele;
  2. Espalhe dando batidinhas com os dedos, nos líquidos e cremosos, ou com um pincel, para o iluminador em pó;
  3. Esfume para um efeito mais natural ou uma melhor fixação.

No caso dos iluminadores líquidos ou cremosos, você ainda pode criar camadas caso queira um efeito mais intenso e duradouro.

Qual é o melhor iluminador para você?

Foto por @brigittecalegari

Não existe um iluminador ideal para todas as peles ou para todas as pessoas. Quando o assunto é cosmético, aliás, um "depende" é quase sempre a resposta padrão para esse tipo de pergunta.

Mas, para escolher o iluminador dos seus sonhos, você deve levar duas coisas principais em consideração: a textura e o tom.

A textura perfeita

Escolher a textura do seu iluminador vai depender do efeito que você está buscando, do seu tipo de pele e do quanto você gostaria que o glow durasse, como dissemos mais acima.

Quanto mais fluido for o produto, mais fácil ele espalha e fixa, durando por mais tempo. Por outro lado, uma textura fluida pode borrar mais facilmente em peles mais oleosas.

Mas a verdade é que para tudo existe um jeitinho e você pode usar a textura que quiser, desde que ela gere o efeito que você deseja.

O tom ideal

Aqui, também não existem regras, mas um guia: tons mais próximos à sua pele tendem a gerar efeitos mais naturais.

Tons dourados harmonizam mais com tons de pele mais quentes, enquanto iluminadores de fundo mais prata ou perolado valorizam os tons de peles frios e rosados.

Extra: Partículas de brilho x glow

Alguns iluminadores contam com partículas de brilho que ficam visíveis conforme a incidência da luz no produto, outras dão apenas um efeito glow consistente e mais natural.

De novo, é uma questão de gosto e mais um detalhe que pode influenciar na escolha do iluminador certo para você.

Ufa, só falta agora você pensar sobre tudo isso e colocar as dicas em prática para começar a brilhar!

Se quiser uma inspiração para isso, confira o nosso post sobre no-makeup makeup, uma tendência de maquiagem que une o natural com muito glow!