Foto de capa @essence.cosmetics.brasil

O sonho da base perfeita é real! Quem nunca ficou na dúvida entre texturas, acabamentos e tonalidades?

Nem sempre é fácil encontrar uma base que atenda as expectativas e deixe a pele bonita e saudável, né?

Por isso, hoje é dia de falar sobre ela. Vamos te mostrar o caminho para encontrar a sua base e preparar a pele com plenitude. Valendo!

O que é e para que serve a base?

Foto: Reprodução Instagram @adversamakeup

Junto com o corretivo e o pó facial, a base é responsável pela preparação da maquiagem.

É ela que cobre e uniformiza a pele na primeira etapa da make, garantindo um resultado mais bonito e profissional.

Quais são os benefícios da base?

  • uniformiza o tom da pele;
  • neutraliza áreas vermelhas;
  • reduz manchinhas;
  • cobre pequenas imperfeições;
  • controla a oleosidade;
  • hidrata a pele;
  • protege dos danos solares;
  • prepara o rosto para a maquiagem;
  • deixa a produção mais polida.

Vantagem é o que não falta, ainda bem! Mas é importante saber que a base possui versões com texturas e indicações bastante particulares, viu?

É preciso conhecer o seu tipo de pele, definir a textura e o acabamento, pensar no efeito que você deseja dar para a make, etc. Bora explorar melhor tudo isso?

Tipos de base e seus efeitos

Foto: Reprodução Instagram @essence.cosmetics.brasil

Mesmo que você conheça todos os tipos de base, é bem provável que tenha dúvidas sobre os resultados de cada uma na pele. A gente desvenda esse e outros mistérios:

Base líquida

A base líquida tem um efeito natural e textura bem fluida. É indicada para todos os tipos de pele, especialmente as secas. Por ser fininha, ela não acumula nas linhas de expressão e nem pesa no rosto.

A aplicação é 10/10! Você pode usar um pincel, esponjinha ou as mãos e, se sentir necessidade, consegue montar camadas sem prejudicar a textura da pele.

Base cremosa

Alguém aí pediu alta cobertura? A base cremosa é mais densa e consegue camuflar a maioria das manchas e vermelhidões, mas precisa de atenção na finalização para não acumular.

O ideal é selar com um pó de textura fina, como o translúcido, principalmente se você tem a pele mista ou oleosa. A aplicação também é fácil e pode ser feita com um pincel ou esponjinha úmida.

Base mousse

Alô, unidos da pele oleosa! Com uma textura levinha e até aerada, a base mousse é oil-free, consegue controlar a oleosidade e dá um acabamento sem brilho.

Você pode aplicar usando uma esponja ou um pincel com cerdas mais macias. Tome cuidado para que o produto fique bem depositado na pele, ok?

Base em bastão

A base bastão ou stick tem cobertura alta, textura densa e acabamento incrível para peles oleosas. Ela cobre manchas, espinhas e olheiras como ninguém, mas pode marcar as linhas de expressão.

Sua aplicação é um pouco diferente, já que ela também pode ser usada como corretivo e contorno facial: é preciso aplicar diretamente nas áreas desejadas e espalhar pelo restante do rosto usando uma esponjinha.

Base em pó

Pele matificada + controle de oleosidade + cobertura média a alta. A base em pó é a melhor opção para quem não gosta do efeito de brilho na pele e quer uma aplicação rápida e prática.

Apesar de funcionar bem em todos os tipos de pele, as peles secas e maduras podem sentir os efeitos do acabamento matte. A dica, neste caso, é caprichar na preparação da pele e usar um hidratante potente!

Base x BB-cream x Protetor com cor

Foto: Reprodução Instagram @brigittecalegari

E aí, você sabia que tem diferença? A gente te explica! A base, mesmo nas versões mais leves, cria uma camada de cobertura que uniformiza o aspecto da pele e camufla manchas e sinais.

Já o BB-cream é um hidratante facial com cor, ou seja, entrega uma cobertura leve e natural para a pele. Ele consegue minimizar algumas imperfeições, mas não garante alta cobertura ou durabilidade.

E o protetor com cor? Bem, ele é um tonalizante que deixa a pele levemente mais uniforme, mas também não cobre manchas ou espinhas. Se você quer um resultado natural e prefere investir na proteção solar, é uma boa alternativa.

Como aplicar base

Foto: Reprodução Instagram @kamilahee

Tá na hora do tutorial! A gente sabe que maquiagem não tem regra, mas dicas sempre são bem-vindas, né? Aqui está um passo a passo básico para te ajudar na aplicação da base:

  1. Pele limpa, hidratada e protegida, combinado?
  2. Comece aplicando a base do centro do rosto para as extremidades. Se você prefere usar o pincel, faça movimentos circulares; se usa a esponja, dê leves batidinhas;
  3. Deposite pouco produto e só adicione mais se sentir necessidade;
  4. Espalhe com cuidado para não acumular base em regiões específicas, como as laterais do rosto;
  5. Remova qualquer excesso dando batidinhas com a esponja ou com os dedos;
  6. Precisa de mais uma camada? Aplique apenas nos locais necessários e espalhe com bastante leveza;
  7. Por fim, lembre-se de espalhar o produto até o pescoço e as orelhas.

Dicas para escolher a sua

Foto: Reprodução Instagram @essence.cosmetics.brasil

E agora, como faz para escolher a base perfeita? Mais uma vez, a única regra é o seu conforto.

Comece pensando no seu tipo de pele, no efeito desejado e nas suas preferências. O fator de proteção solar também é um ponto que merece atenção, viu?

Como escolher a textura

Será que você prefere uma base matte ou hidratante/glow? A primeira opção costuma funcionar melhor para peles oleosas, já que reduz a oleosidade e tem um acabamento sequinho.

Já a base glow segura a hidratação por mais tempo e é a melhor amiga das peles secas. Na dúvida, teste!

Como vimos, a cobertura também faz bastante diferença no resultado da base. Você prefere uma versão mais leve ou com alta cobertura? Aqui, vale considerar as necessidades da sua pele e o quanto você deseja “camuflar”.

Como escolher a cor

Não tem segredo, né? É só escolher o tom mais próximo da sua pele, observando também o subtom - que pode ser quente, frio ou neutro - e aproveitar as informações disponibilizadas pelo fabricante da base.

A Magenta só trabalha com marcas que se preocupam em oferecer uma cartela de cores extensa e representativa. Quer embarcar nessa jornada e receber makes para o seu tom de pele? Entre para o clube de assinantes da Box Magenta! 💗