Quem gosta de uma make mais natural e leve, certamente conhece a esponja de maquiagem, um item que surgiu há poucos anos no mercado, mas que já é super popular.

Toda essa popularidade tem um motivo: ela proporciona um acabamento impecável aos produtos líquidos, deixando a pele bonita, mas ao mesmo tempo natural. Para quem não se dá muito bem com os pincéis, a esponjinha é uma ótima alternativa.

Nesse post, vamos te contar tudo o que você precisa saber para desfrutar de todos os benefícios dessa fofura em forma de esponja. Boa leitura!

O que é

A esponja de maquiagem é um item cada dia mais popular na nécessaire de quem gosta de se maquiar. Por conta de seu formato em gota, que é bastante anatômico, ela alcança todas as regiões do rosto e se tornou uma ótima alternativa aos pincéis que não dão conta de todos os cantinhos.

Esponja de maquiagem e Beautyblender são a mesma coisa?

Se você já ouviu alguém falando o termo “Beautyblender” para se referir à esponja de maquiagem, saiba que esse não é o nome em inglês para esse objeto. Na verdade, Beautyblender é a marca da primeira esponjinha de maquiagem, criada pela maquiadora Rea Ann Silva.

Originalmente, a esponja de make da marca Beautyblender era fabricada somente no formato de ovo, na cor rosa. A ideia da criadora era desenvolver um produto que desse um acabamento similar à técnica Air Brush, que já era um sucesso entre estrelas da TV e do cinema em Hollywood.

Em resumo, a Beautyblender é a primeira esponja de maquiagem que surgiu. É como se fosse o rímel para o mundo das máscaras de cílios - inclusive, contamos essa história aqui.

Para que serve

A esponjinha serve para aplicar produtos cremosos ou líquidos, como a base e o corretivo. Ela faz bastante sucesso porque dá um acabamento mais natural à maquiagem e por não irritar a pele, já que ela é super macia.

Ela também serve para alcançar aqueles cantinhos mais difíceis, como o canto interno dos olhos e as laterais do nariz. Sua ponta mais fina dá um acabamento ótimo para essas regiões.

Tipos de esponja de maquiagem

Hoje em dia, depois da criação inovadora da Rea Ann Silva, várias marcas desenvolveram suas esponjinhas em formatos e cores diferentes, cada uma com uma proposta distinta. Mas, no fim das contas, todas têm a mesma finalidade.

Algumas têm lados mais retos para aplicar o pó, além da base, outras têm uma “cinturinha” para você conseguir segurar melhor… Enfim, o ideal é testar algumas para decidir qual a melhor para você.

Como usar

A primeira coisa que você precisa entender antes de usar a sua esponja é que esponjas absorvem, então a dica é molhar a sua esponjinha com água para que ela absorva água, não produto.

Não molhar a esponja antes de aplicar os produtos é um erro comum de quem começa a usar esse item, então já anota aí para não esquecer! Além disso, a água vai diluir um pouco a base ou o corretivo, deixando o acabamento da sua make mais natural.

Para te ajudar a aproveitar o máximo que esse objeto tem a oferecer, siga esse passo a passo:

1. Umedeça sua esponjinha embaixo da torneira e esprema para retirar o excesso de água;

2. Aplique o produto líquido direto na esponja ou nas costas da mão, para ir pegando a base aos poucos;

3. Dê batidinhas leves com a esponja na pele para garantir um efeito mais natural;

4. Abuse do formato anatômico da esponjinha para fazer o acabamento nos cantinhos mais difíceis;

5. Depois é só seguir com o restante da make!

Como limpar

A esponja de maquiagem pode ficar manchada de base, mas mesmo assim você precisa lavá-la para evitar a proliferação de fungos e bactérias, já que esse item está em constante contato com a água e com a sua pele.

A forma mais eficaz de higienizar a esponja é com detergente neutro, aquele mesmo que você lava louça.

Coloque um pouco de detergente em um recipiente que pode ir ao micro-ondas. Depois, encha o pote com água, mergulhe a sua esponjinha e mexa para misturar a água e o detergente.

Depois, leve ao micro-ondas por 1 minuto e em seguida esprema a esponjinha para eliminar todos os resquícios de produto e outras sujeiras. Pronto! Aí, é só deixar a esponja secar em um ambiente bem ventilado e, de preferência, no sol.

A esponjinha de maquiagem é um item super popular e amado, mas também existem os bons e velhos pincéis que cumprem a mesma função. Você é do time pincel e quer entender melhor qual a função de cada um deles? Então vem conferir o nosso guia completo sobre os tipos de pincéis.