Foto de capa @essence.cosmetics.brasil

Falou em lápis de olho, falou em versatilidade e praticidade. Esse item clássico combina com todos os estilos de maquiagem e turbina qualquer tipo de produção!

Com um produto só, você faz um traço preciso, um efeito esfumado, um cat eye moderno, um delineado colorido… Quer aprender os truques e o passo a passo para arrasar na make dos olhos? É pra já!

O que é e para que serve o lápis de olho?

Foto: Reprodução Instagram @ariellemorimoto

O lápis de olho é um clássico da maquiagem para os olhos. Irmão do delineador e primo da máscara de cílios, ele pode ser usado em várias composições - das mais básicas às elaboradas.

Ele preenche a linha d’água, contorna o olhar, destaca ou neutraliza os traços, complementa visuais clássicos, compõe looks divertidos e pode até ser protagonista da make.

E dá pra ir muito além do traço preto, viu? O lápis de olho também pode ser marrom, bege, branco, azul, amarelo, vermelho, verde, rosa… Como sempre, você decide!

Lápis de olho x delineador

Bora entender a diferença? Começando pelo lápis de olho, que é macio, denso, bem pigmentado e muito versátil. Seu formato dá bastante segurança para criar o traço e corrigir os errinhos, mas não dura tanto quanto o delineador.

Seja na versão líquida, em caneta ou gel, o delineador é mais preciso, fluido e úmido. É uma ótima opção para criar traços retos e finos, como os delineados gráficos, mas sua aplicação requer prática e um pouquinho de experiência.

Tipos de lápis de olho

Foto: Reprodução Instagram @vizzelaoficial

Não consegue escolher entre as texturas, cores e acabamentos? Vem conhecer as características e indicações de cada tipo de lápis de olho:

Lápis de olho preto

O lápis de olho tradicional tem o formato de um lápis de escrever ou colorir, e precisa ser apontado. Sua textura é macia e sequinha, tem uma excelente fixação e costuma ser bem fácil de aplicar.

Ele pode ser usado na linha d’água, acima e abaixo dos cílios, para delinear, criar um visual esfumado, marcar o contorno dos olhos e até como primer antes da sombra. Quem não ama um produtinho multifuncional?

Lápis de olho retrátil

Esse tipo de lápis tem um sistema retrátil, ou seja, é só girar a embalagem e você consegue usar o produto. Não precisa apontar, mas alguns modelos trazem um pequeno apontador para ajustar a ponta.

O lápis retrátil tem a ponta fininha e é bem macio, perfeito para fazer um delineado discreto ou um olho todo esfumado.

Lápis de olho marrom

Quer um efeito mais leve? Troque o lápis preto pelo marrom! Além de ser uma cor neutra e que combina com tudo, ele marca os olhos de forma discreta e fica incrível em produções naturais.

Experimente usar na linha d’água, como delineador, sombra, primer de olhos e para preencher as sobrancelhas.

Lápis de olho branco

O lápis branco na linha d’água cria o efeito de “abrir o olhar” e é muito usado para "aumentar" os olhos pequenos ou, simplesmente, destacar os olhos.

Ele pode ser usado sozinho, em visuais mais sutis ou linhas gráficas, ou junto de um lápis escuro para criar contraste. Combinar cores e aplicar pedras, pérolas e brilho também fica incrível, viu?

Lápis de olho colorido

Não tem jeito mais fácil de trazer cor para a make dos olhos! Mesmo que você faça apenas um traço discreto na base dos cílios, o lápis colorido completa a produção com um toque moderno e cheio de estilo.

Você também pode combinar lápis e batom em um look monocromático, delinear a parte superior e inferior dos olhos, aplicar duas ou mais cores na pálpebra móvel… O legal aqui é soltar a criatividade e apostar em novas composições!

Como usar lápis de olho

O lápis de olho pode ser aplicado em diferentes pontos, com técnicas distintas e de acordo com os efeitos que você deseja. Vamos conhecer as principais maneiras de aplicação?

Na linha d’água

O efeito é um traço reto definindo a parte interna dos olhos, que chamamos de linha d’água. É bem simples:

  • Escolha a cor: branco ou bege para iluminar; preto ou marrom para um visual dramático;
  • Com cuidado, passe o lápis de forma uniforme na linha abaixo dos olhos;
  • Para aumentar a fixação, cubra a linha rente aos cílios inferiores com uma sombra da mesma cor.

Rente ao cílios

Não gosta de aplicar maquiagem na linha d’água? Aprenda a reproduzir essa proposta:

  • Passe o lápis rente ao cílios superiores, começando no canto do olho para um efeito dramático ou na metade do olho para “aumentar” o olhar;
  • Complete o look aplicando o lápis de olho nos cílios inferiores, abaixo da linha d’água;
  • Se quiser uma composição mais despojada, use um pincel para esfumar o lápis.

Para delinear

Além de ser mais fácil de aplicar, o lápis de olho pode criar um efeito tão poderoso quanto o delineador tradicional! Separamos um passo a passo para te guiar:

  • Comece pelo canto externo, fazendo um traço partindo da ponta de fora do olho em direção a sobrancelha;
  • Traga o traço para dentro, preenchendo o espaço com o lápis de olho;
  • Puxe o traçado até o canto interno do olho, contornando a linha rente aos cílios;
  • Se for necessário, acerte o formato usando um pincel chanfrado.

Efeito esfumado

O lápis de olho tem alta fixação e pode fazer a sua make durar muito mais, sabia? A gente te ensina agora a montar um visual esfumado e poderoso:

  • Faça um traço grosso rente ao cílios;
  • Com um pincel chanfrado, faça movimentos circulares para espalhar o pigmento do lápis;
  • Aplique uma sombra da mesma cor sobre o lápis e continue esfumando;
  • Corrija o formato com um corretivo ou cotonete umedecido;
  • Aplique o lápis de olho na linha d’água ou rente aos cílios inferiores para dar acabamento.

Dicas extras para acertar no traço

Foto: Reprodução Instagram @makesbybrenda

Agora falta pouco pra você dominar o assunto e deixar a maquiagem dos olhos mais poderosa! Dá uma olhada nos truques que separamos para te ajudar nesse processo:

  1. Regra de ouro: comece com traços finos e engrosse conforme sentir necessidade;
  2. Aponte o lápis sempre que a ponta ficar mais grossinha para evitar borrões;
  3. Cole fitas adesivas no canto externo do olho para guiar o traço e acertar o formato;
  4. Deixe para aplicar a máscara de cílios depois do lápis de olho;
  5. Sempre que possível, arremate o lápis com uma sombra da mesma cor.

Com todas essas dicas em mãos, fica bem mais fácil apostar no lápis de olho e diversificar a make dos olhos! Aproveita a inspiração e confere a nossa matéria sobre delineado gráfico, quem sabe você não se encontra nesse estilo?