Tomar um banho quente, passar um óleo no corpo e sentir a pele cheirosa e aveludada. Deu pra imaginar aí?

O óleo corporal é um produto hidratante que pode fazer parte da sua rotina de cuidados e, além de criar momentos agradáveis, colaborar para a saúde da sua pele. Vem saber mais!

Para que serve o óleo corporal?

Pra proteger a sua pele! O óleo forma uma película sobre o corpo que impede a perda de água e suaviza agressões externas, como as causadas pelo sol e pela poluição.

Ele também é um turbo nos cuidados do dia a dia: hidrata e acalma a pele, evita que ela fique ressecada, ajuda a manter sua elasticidade e beleza e, dependendo da fórmula, pode até dar uma forcinha na produção de colágeno!

Além disso, é um cuidado com a pele do corpo que traz sensações gostosas, relaxa e prolonga o seu bem-estar. Dá vontade de passar agorinha mesmo, né?

Óleo corporal x hidratante

Tem diferença, viu? O óleo corporal não substitui o hidratante, só complementa o cuidado. Enquanto o óleo cuida do exterior, o hidratante age em camadas mais profundas da pele e devolve a água perdida ao longo do dia.

Fora isso, os cremes hidratantes evitam fissuras, tratam alergias, coceiras e inflamações. Combinar as duas texturas e propostas é o match dos sonhos!

Como usar óleo corporal

Não tem segredo! A primeira dica é ler o rótulo do produto com atenção e seguir as instruções direitinho. Alguns óleos precisam de enxágue e outros não, então vale ficar de olho.

A frequência de aplicação vai de acordo com cada pele e também pode mudar com as estações. No inverno, por exemplo, você pode aplicar o óleo corporal todos os dias.

Ah, e os efeitos são mais visíveis se você estiver com a pele úmida ou molhada. Ou seja, aplicar durante o banho deixa tudo mais prático, relaxante e eficiente!

Trouxemos um passo a passo pra te ajudar, dá só uma olhada:

  1. Coloque uma pequena quantidade de óleo na palma da mão;
  2. Com a pele limpa e úmida, aplique no corpo fazendo movimentos leves;
  3. Se sentir necessidade, reforce a aplicação nas áreas mais ressecadas do corpo, como calcanhares, joelhos e cotovelos;
  4. Deixe agir por alguns minutos e, se o rótulo sugerir, retire o excesso com água.

Se a textura oleosa te incomoda, você também pode retirar o excesso de produto com uma toalha. A pele fica sequinha e mega hidratada!

Como escolher o melhor óleo corporal para você

Pra começar, a gente sugere que você fique de olho nos ingredientes da fórmula. Se a sua pele é oleosa ou acneica, vale conversar com um(a) dermatologista para encontrar a composição ideal. E fuja dos óleos comedogênicos, beleza?

Quanto mais hidratante for o seu óleo, melhor! Se possível, invista em versões com combinações de óleos e prefira os 100% vegetais. Eles são livres de componentes químicos, parabenos, corantes, fragrâncias artificiais e conservantes.

Outro ponto importante é considerar as demandas da sua pele. Os óleos de amêndoas, coco e jojoba, por exemplo, são os reis da hidratação: fazem maravilhas pelas peles secas e ressecadas.

Óleos com ação cicatrizante, como os de semente de uva, girassol e rosa mosqueta, ajudam a minimizar marcas e prevenir estrias. E alguns podem até combater o envelhecimento precoce, como os óleos de gergelim e argan!

Pronto, já pode retirar o seu diploma de especialista em óleos corporais. O assunto é apaixonante, né?

Se você também ama aprender sobre os cuidados com a pele do corpo, vai gostar desse conteúdo sobre esfoliante corporal. Dica: os dois produtos formam um combo de sucesso!