Você já sabe que o protetor solar é o item mais importante na hora de cuidar da sua pele, mas por que exatamente ele é tão essencial?

Muitos dermatologistas dizem, inclusive, que se pudessem indicar apenas um produto para seus pacientes, esse produto seria o protetor solar. Então não restam dúvidas: ele é realmente MUITO importante!

Agora, vamos mergulhar nas profundezas desse assunto para entender por que o protetor solar é o item mais célebre da rotina de skincare?

O que é

O protetor solar, como o próprio nome já sugere, é um cosmético que tem como principal função proteger a pele contra os danos causados pelo sol.

Ele vai além dos benefícios estéticos, já que a exposição solar sem proteção pode causar vários problemas de pele, desde queimaduras até doenças mais sérias, como o câncer.

Para entender melhor como o protetor solar se comporta, é preciso entender suas particularidades, como por exemplo seu fator de proteção. Vamos ver como isso funciona?

FPS

FPS é uma sigla que significa “fator de proteção solar”, ou seja, é o grau de proteção contra o sol. Ao analisar o FPS, precisamos ter em mente que ele é responsável por proteger contra os raios solares ultravioleta B - o famoso UVB. Esse é o raio que deixa a nossa pele avermelhada quando vamos à praia e não passamos protetor solar direito.

Provavelmente, você já ouviu falar que quanto maior o FPS, mais eficaz será a proteção solar, mas será que isso é verdade?

A história não é bem assim, já que o FPS tem mais a ver com o tempo que a pele pode ficar exposta ao sol do que com a eficácia do protetor solar. Se a sua pele demora 10 minutos para começar a queimar ou a ficar vermelha, um protetor solar de FPS 30 vai retardar esse tempo em 30 vezes, ou seja, a ação terá duração de 300 minutos.

E guarde essa informação: o mínimo recomendado é o FPS 30 e, claro, quanto maior for esse número, melhor.

FPUVA ou PPD

O FPS não deve ser o único analisado na hora de comprar um protetor solar. Fique de olho também no FPUVA, que também pode ser chamado de PPD (Persistent Pigment Darkening).

Os raios UVA penetram mais na pele e aumentam a tendência à formação de radicais livres, que aceleram o processo do envelhecimento da pele e podem causar o câncer.

Os raios UVB causam danos mais superficiais, que logo podem ser tratados, como manchas, bolhas e queimaduras. Os efeitos dos raios UVA podem acarretar em problemas crônicos e mais sérios, por isso é tão importante ficar de olho no FPUVA ou PPD.

O valor do FPUVA deve ser pelo menos um terço do valor do FPS, mas quanto maior ele for, mais sua pele estará protegida. Portanto, o mínimo recomendado é o FPUVA 10.

Amplo espectro

O protetor solar de amplo espectro é aquele que protege contra os raios UVA e UVB, sendo um dos mais completos encontrados no mercado.

Um bom protetor solar, além de proteger contra os raios UVA e UVB, protege contra a luz infravermelha e contra a luz visível.

Para que serve

O protetor solar, embora tenha esse nome, não serve somente para proteger contra a luz do sol, por isso os dermatologistas batem tanto na tecla de que o protetor solar é indispensável mesmo dentro de casa.

A luz visível é toda a luz que enxergamos, sejam aquelas que saem das fontes, como a luz do computador, da televisão e do celular, ou a luz natural que ilumina os objetos. Você não precisa estar com a pele sob raios solares para sofrer os efeitos da luz visível.

Tipos de protetor solar

Os protetores solares podem ter várias classificações, mas as principais dizem respeito à sua formulação e às texturas.

Químico

O protetor químico é o mais popular. Funciona assim: as moléculas da fórmula absorvem a radiação dos raios UVA e UVB, que tem muita energia, e transformam toda essa energia em radiação de baixa energia.

Essa radiação cria uma espécie de película química na pele, reagindo contra a radiação dos raios e protegendo a pele, o que dificulta a penetração.

Físico

Essa alternativa tem um funcionamento mais simples, já que é uma barreira apenas física. Ele costuma ser mais espesso e difícil de espalhar, mas também é o mais indicado para grávidas, pessoas com alta tendência a alergias e idosos, que apresentam mais sensibilidade na cútis.

O protetor físico também pode ser chamado de inorgânico ou mineral, pois não tem substâncias que acendem alguns alertas - e essa é a principal razão pela qual ele é indicado para esses grupos citados.

Para cada pele, um protetor diferente

Assim como qualquer outro cosmético, a escolha do protetor solar também precisa ser baseada no seu tipo de pele.

Pele oleosa

Para garantir o equilíbrio da pele oleosa, o protetor solar deve ser oil-free e não-comedogênico para não estimular o aparecimento da acne. Opte por produtos de rápida absorção e de toque seco.

Pele mista

A pele mista precisa de controle da oleosidade, mas também precisa de hidratação. As alternativas oil-free também são indicadas e a textura em gel costuma se dar bem com esse tipo de pele.

Pele seca

O protetor solar para a pele seca pode ser mais hidratante e emoliente, então invista em fórmulas cremosas que não vão deixar a pele com aspecto repuxado e ressecado.

Como usar

Na rotina de skincare, o protetor solar deve ser o último passo, depois da limpeza, hidratação e tratamentos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade recomendada para o rosto e pescoço é de uma colher de chá. Aplique em movimentos circulares ou fazendo quadrados (linhas verticais e horizontais), a fim de cobrir todas as regiões do rosto e do pescoço.

Embora muitas pessoas ignorem o resto do corpo, as outras regiões também precisam de proteção caso não estejam cobertas por roupas, então não negligencie suas mãos, braços e colo.

Como reaplicar

Se você estiver ao ar livre, reaplique o protetor solar nas áreas expostas a cada 2 ou 3 horas. Se você entrar na água, deve reaplicar sempre que sair, a não ser que o seu protetor tenha uma tecnologia específica resistente à água.

No dia a dia, mesmo dentro de casa, o recomendado é aplicar duas vezes ao dia. Se você fez a primeira aplicação no começo da manhã, por exemplo, aplique de novo no horário do almoço.

Para quem usa maquiagem, não é preciso tirar toda a make na hora da reaplicação. Um protetor solar com cor pode ser uma boa opção nesse caso, mas se você não curte muito essa alternativa, é só passar um pouco de pó compacto depois de reaplicar o protetor solar.

Nós sabemos que às vezes bate aquela preguiça de aplicar o protetor solar, mas ele é importantíssimo para a beleza e, principalmente, para a saúde da sua pele.

Como dissemos ali em cima, antes de escolher o protetor solar ideal para você, é preciso saber se sua pele é oleosa, mista ou seca, certo? Fizemos um guia para te ajudar nessa missão de descobrir qual seu tipo de pele. Vem ver!