Hidratação: essa etapa tão importante do skincare é um desafio para algumas pessoas e um vício para outras. Mas você sabe como manter o seu corpo hidratado?

É exatamente sobre isso que faremos hoje: desvendaremos tudo sobre o hidratante corporal, sua função, tipos e formas de uso. Vem com a gente!

O que é, afinal, um hidratante corporal?

Ainda que pareça óbvio, nem todo mundo sabe exatamente do que é feito um hidratante corporal. O hidratante age na reposição e retenção de água da nossa pele e para isso ele tem como ingrediente principal um emoliente (composto de água, óleos e gorduras).

Assim, o hidratante age na pele deixando-a macia, viçosa e flexível, mas suas funções e benefícios vão muito além disso, e é por todo o seu poder de ação que ele é item indispensável no skincare de qualquer tipo de pele.

Para que serve o hidratante corporal

  • reforça a barreira de proteção da pele;
  • atenua dermatites, psoríases e várias outras patologias dermatológicas;
  • combate a oleosidade e o ressecamento da pele;
  • previne o aparecimento de estrias e manchas;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • alivia os efeitos do sol e do inverno;
  • repõe as ceramidas da pele;
  • previne o envelhecimento precoce;
  • e claro, garante uma pele brilhosa e sedosa.

Sem contar no momento de autocuidado e relaxamento que hidratar cada parte do seu corpo pode te proporcionar!

Como e quando usar

O hidratante corporal deve ser aplicado diariamente, de 1 a 2 vezes ao dia - dependendo do seu tipo de pele, do clima e também do seu tempo! Se sua pele for seca ou estiver no inverno, vale a pena dar uma caprichada na hidratação.

A melhor hora para usar o hidratante corporal é após o banho, pois a pele está limpa e com os poros abertos para receber o produto, garantindo uma melhor absorção e um efeito mais power e duradouro.

Para a aplicação, não existe regra, mas se quiser uma dica: comece pelos pés e vá subindo em direção ao pescoço, fazendo uma massagem ascendente e garantindo a absorção do hidratante em todo o seu corpo.

Tipos de hidratante corporal

Assim como acontece com quase todos os cosméticos, o hidratante corporal também pode ser encontrado em diversos tipos, que variam principalmente em suas texturas e poder de hidratação. Vamos conhecer os principais?

Creme hidratante

O hidratante em creme é o mais popular e fácil de encontrar por aí. Por ser mais consistente, ele garante uma hidratação intensa e por isso é uma ótima escolha para quem tem a pele mais ressecada ou para usar nos dias de inverno.

Sua textura cremosa e densa, porém, faz com que a absorção demore um pouco mais, precisando de uns minutos extras de dedicação na massagem para isso - mas o bom é que você relaxa por mais tempo e sua pele vai ficar super nutrida e macia!

Loção hidratante

A loção tem uma consistência mais fluida que o creme hidratante, espalhando fácil, garantindo uma absorção mais rápida e hidratando sem deixar o corpo “melecado”. Ela funciona para todos os tipos de pele, sendo uma escolha curinga.

Bruma hidratante

Uma bruma hidratante tem textura levinha e é muito fácil de aplicar, sendo uma ótima opção para quem não gosta de perder muito tempo, tem a pele normal ou mista, ou ainda, prefere uma sensação mais suave na pele.

Mateiga hidratante

Agora, para quem procura uma hidratação power, as manteigas hidratantes são a melhor escolha! Elas são ainda mais densas e concentradas que os hidratantes em creme e por isso hidratam profundamente a sua pele.

Ideal para o inverno, para as áreas mais ressecadas como joelhos e cotovelos, e para quem tem a pele bem seca. Geralmente contam com ativos que formam uma barreira protetora na pele, mas sem deixar uma textura gordurosa ou pegajosa.

Ainda existem hidratantes em textura de leite, mousse, óleo, gel e até spray, e com certeza um deles vai se encaixar na sua rotina! Lembrando que quanto mais consistente o produto, mais potente o seu efeito de hidratação tende a ser - dependendo da fórmula.

Top ingredientes hidratantes

Por falar em fórmula, alguns ingredientes são figurinhas carimbadas quando o assunto é hidratante corporal. Dá uma olhada nos ativos mais utilizados e eficientes nos produtos de hidratação:

  • Ácido hialurônico: está naturalmente presente na nossa pele, é umectante e um ótimo retentor de água, gerando uma hidratação imediata e potente.
  • Glicerina: é um umectante natural e atrai a umidade, mantendo a pele hidratada, macia e saudável.
  • Ureia: é super hidratante e consegue manter a umidade na pele, além de estimular a produção de colágeno, deixando-a firme e flexível.
  • Óleo de amêndoas: é um emoliente poderoso que vem de uma fonte natural e vegetal e tem efeito hidratante, amaciante, protetor e condicionador.
  • Karité: protege a pele, é antioxidante e super emoliente que deixa o corpo hidratado e com textura aveludada.

Dicas valiosas para hidratar o corpo

Hidratação não é só passar creme, sabia? Confira algumas dicas e hábitos que podem te ajudar em uma hidratação de sucesso:

  1. Banho quente com moderação: o banho quente resseca e remove a hidratação natural da pele, então é importante equilibrar a temperatura do banho para conseguir bons resultados na hidratação.
  2. De olho na absorção: além de massagear até o produto ser absorvido completamente, outro detalhe é evitar colocar roupas ou se deitar logo em seguida, para não transferir produto para as peças e o lençol.
  3. Hidratação é para todo mundo: sim, todos os tipos de pele precisam ser hidratados e o hidratante é algo que vale muito a pena se esforçar e incluir na rotina!
  4. Protetor ≠ hidratante: seja no rosto ou no corpo, o hidratante não substitui o uso do protetor solar e vice-versa, ok? Cada um tem a sua função e seu porquê.
  5. De dentro para fora: e algo muito muito importante para hidratar seu corpo é fazer isso não só de fora para dentro, com hidratantes, mas também de dentro para fora, mantendo um consumo regular e saudável de água.

Com essas dicas e um hidratante corporal para chamar de seu, você será dona de uma pele hidratada muito em breve!