Você já deve ter se cansado de ouvir que o banho quente pode prejudicar sua pele, principalmente no inverno. A água muito quente remove a camada protetora da cútis, deixando-a mais exposta a coceiras e alergias. Se você não hidratar bem a pele depois do banho, ela pode ficar repuxando e com aspecto esbranquiçado.

Mas tem muita gente que não consegue diminuir a temperatura do chuveiro, e foi pensando nessas pessoas que preparamos essas dicas para driblar os efeitos do banho quente no inverno. Anota aí e já coloca em prática hoje mesmo!

Tchau, buchas!

A gente sabe que muitas pessoas gostam de usar bucha na hora do banho, mas sabia que ela pode ressecar sua pele? E ninguém quer isso, ainda mais no inverno. Ela remove de forma agressiva a camada protetora da pele, deixando-a super ressecada e exposta.

Além disso, as buchas são um prato cheio para fungos e bactérias. Quando você compra uma bucha, ela ainda está limpinha, mas logo após o primeiro uso os problemas já começam a aparecer. Provavelmente você vai deixá-la no banheiro, um ambiente super úmido, que é o lugar perfeito desses microrganismos.

Sabonete cheiroso & hidratante

Alguns sabonetes são mais hidratantes que outros, então toda ajuda é bem-vinda. Procure opções com propriedades nutritivas e, se possível, também dê preferência aos sabonetes líquidos - eles costumam ter formulação mais neutra.

Karité, jojoba, cupuaçu, óleo de coco, óleo de amêndoas e óleo de argan são alguns dos ingredientes mais utilizados nos sabonetes que têm ação hidratante, então é só dar uma olhada na composição e procurar por esses ativos.

Banho vapt-vupt

Se você não consegue diminuir a temperatura do banho, tente reduzir pelo menos o tempo embaixo do chuveiro. A água quente prejudica a proteção natural da pele, então quanto menos tempo você conseguir ficar no banho, melhor. 5 a 10 minutos são suficientes!

Para se manter quentinha, uma ótima dica é se trocar ainda no banheiro e colocar meias. Aí depois é só correr para debaixo das cobertas para manter o corpo quentinho.

Toalhas fofinhas

“Ãhn? O que a toalha tem a ver com isso?” Pois é, até a escolha da toalha faz diferença! Invista em opções felpudas e fofinhas, elas absorvem melhor a água e não agridem a pele. Quando for se secar, evite ficar esfregando a toalha na pele com força, isso também pode ressecar a cútis. Pressione a toalha contra a pele com leveza e espere ela absorver a água do banho.

Também é legal prestar atenção na composição da toalha: as 100% algodão são as mais indicadas. Se você não encontrar toalhas com essa porcentagem de algodão, tente achar pelo menos alguma que tenha mais algodão que tecidos sintéticos na composição.

Hello, hidratantes ❤️

Falamos tanto de hidratação que vocês devem imaginar que somos líderes de uma organização secreta em prol do uso de hidratantes, né? Mas não tem jeito, eles são ótimos amigos da sua pele, principalmente no inverno.

Aplique o seu creminho logo depois que sair do banho, aproveitando que os poros estão mais abertos e conseguem absorver melhor o produto. Nossa pele fica mais suscetível a ressecamentos nas estações frias, então não economize no hidratante quando estiver frio.

Lembre-se sempre que o banho morno ainda é o mais indicado, ok? Mas se você não consegue adotá-lo, essas dicas podem diminuir os efeitos negativos da água quente!

A pele do rosto também não pode ser deixada de lado, então dá uma olhada nas nossas dicas sobre hidratante facial para ter uma pele saudável da cabeça aos pés.