Foto de capa @m_marieli

A nossa pele, assim como o nosso corpo, é uma das nossas companheiras de jornada. Ela faz parte de quem somos, apesar de não determinar isso por si só.

E eu poderia apostar que pelo menos em algum momento da sua vida você já esteve insatisfeita(o) com ela, acertei? Isso, além de comum, é completamente normal, considerando a forma com que a nossa sociedade funciona.

O que não é normal é vivermos constantemente infelizes e desconfortáveis em nossa própria pele, buscando mudá-la ou adequá-la em um padrão que, spoiler, nem é real.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e reflexões que podem te ajudar a encarar sua pele da forma como ela é com mais gentileza e clareza. Vem receber esse autocuidado em forma de texto, vem!

1. Entenda o verdadeiro conceito de pele

A pele é um órgão, o maior deles. Ela é formada por células, nervos, vasos sanguíneos, vasos linfáticos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas, colágeno, microorganismos, pelos...

Esse conjunto de elementos existe e funciona de forma ordenada para cumprir a função base da pele: proteger o nosso corpo das "ameaças" externas. Ela age como barreira e na regeneração contra microorganismos, impactos ou agressões, regula nossa temperatura, controla nossas sensações e dá suporte a vários outros processos corporais.

Pois é, consegue imaginar quanta coisa a sua pele aguenta para manter você saudável? E é exatamente por isso que ela reage, às vezes fica roxa, vermelha, ressecada, oleosa, inflamada. Quer motivo melhor para amar ela do que tudo isso que ela faz por você?

2. Abandone ou atualize a ideia de perfeição

Além de racionalizar e ampliar o que significa a sua pele, também precisamos fazer isso com a busca pela perfeição. A pele perfeita é aquela que cumpre a sua função e mantém você saudável.

A aparência não é garantia de uma pele saudável, assim como espinhas, manchas, rugas, olheiras e tudo mais não são sinônimo de pele "ruim" ou "feia". Essas concepções são mais fruto da pressão estética e dos padrões de beleza vigentes do que da realidade mesmo.

Então, ao invés de buscar uma perfeição que nem existe, passe a buscar entender os sinais que a sua pele te dá e busque ajuda especializada e cuidados que possam ajudar ela a ser mais saudável e funcional, e não necessariamente lisa, perfeita e bonita, com muitas aspas em todas essas características.

3. Busque referências e inspirações reais

A ideia da perfeição se torna muito mais presente e forte quando só temos como referência peles que seguem esse padrão. Pensando nisso, encher o seu feed e as suas fontes de referência com inspirações reais é um grande passo rumo a uma relação mais saudável e positiva com a sua pele.

Representatividade importa porque ela amplia o nosso olhar, gera identificação e conforto para sermos como somos e não tentarmos nos adequar a alguma regra ou aparência que não nos convém ou pertence.

Quer uma ajudinha nessa missão? Confira o nosso post: Peles reais para te inspirar a amar ainda mais a sua!

4. Faça do skincare algo muito além da beleza

A gente A-MA fazer skincare e, se você está aqui, provavelmente ama também! Mas a verdade é que o skincare pode ser muito mais do que apenas os cuidados que você tem para manter sua pele bonita.

Skincare é cuidado e dentro disso cabe muita coisa! Cabe tirar um tempo para respirar, se tocar, se enxergar, se conhecer ou reconhecer. Cabe aprender sobre se libertar, se empoderar e se amar. Cabe testar vários produtos e também escolher apenas os essenciais. Cabe focar no que mais importa, que é a sua saúde!

5. E experimente viver a sua própria pele

A gente não costuma amar aquilo ou quem não conhecemos, temos intimidade e podemos confiar e nos comunicar. O processo de amar a sua pele parte do mesmo princípio.

Além de mudar sua forma de pensar, buscando informações racionais e inspirações reais do lado de fora, vale muito a pena também direcionar o seu olhar para dentro e buscar viver a sua pele como ela é.

Não precisa abandonar completamente o skincare, a dermato, a maquiagem, os filtros ou qualquer coisa assim... Mas precisa abrir a mente e o coração para iniciar esse processo e também fazer as suas escolhas por você mesma.

A ideia é realmente tirar um tempo para descobrir que a sua pele já é perfeita quando se comunica e te protege dia após dia, o que é natural dela e o que é fruto de algum produto que você usa ou hábito que mantém e, principalmente, como você quer e pode cuidar dela.

Vamos começar essa mudança do bem por aí? Garantimos que ela vale a pena! E essa reflexão vale não só para a pele, mas para a beleza como um todo. Ela não tem um único significado ou forma, e é aí que mora a beleza da beleza - pelo menos como a gente costuma ver por aqui!