A limpeza é uma das etapas mais importantes de qualquer rotina de cuidados com a pele. E dentro do clubinho de produtos limpadores, está o às vezes desprezado e subestimado demaquilante.

Você já tem um demaquilante para chamar de seu? Sabe usar ele da forma correta? Tem dúvidas sobre esse item? Neste post a gente vai te explicar tudinho, vem!

Para que serve o demaquilante?

Bom, para começar, vamos falar sobre a função do demaquilante, para que ele é indicado. O demaquilante serve para remover, de forma completa, a maquiagem e outros resíduos da pele.

Com o demaquilante, você não vai precisar de movimentos intensos na hora da lavagem e consegue um resultado muito mais efetivo. Ele e o sabonete ou limpador facial são o combo perfeito para uma pele livre de impurezas e pronta para ser cuidada.

Tipos de demaquilante

Assim como a maioria dos produtos do universo da beleza, existem diversos - muitos mesmo - tipos de demaquilante no mercado que variam em textura, principalmente.

Líquido, bifásico, em creme, em gel, em balm, espuma, lenço, toalha… aqui nós vamos falar dos mais populares, ok? E depois tem dica de como escolher o melhor para você!

Demaquilante bifásico

É o tipo mais conhecido de demaquilante e também um dos primeiros que surgiram no mercado. Ele é composto de duas partes: uma aquosa e outra oleosa. O resultado? Um demaquilante potente, capaz de remover até as makes mais pesadas e duráveis, como os produtos à prova d’água e batons de longa duração.

Esse tipo de fórmula funciona bem para peles normais ou secas, mas quem tem pele oleosa ou mista também pode usar apostando num sabonete anti-oil para remover qualquer excesso de produto ou restringindo o uso nas regiões dos olhos e da boca.

Demaquilante em creme

O demaquilante em creme ou loção é uma opção bacana para quem tem pele seca e também para usar durante o inverno, em que o ressecamento é maior e, em geral, nossa pele precisa de mais hidratação.

Isso porque a textura densa e cremosa é capaz de remover a maquiagem e hidratar a pele ao mesmo tempo. Além das peles secas, as peles normais e sensíveis também podem ser beneficiadas por esse tipo de demaquilante.

Lenços demaquilantes

A palavra de ordem dos lencinhos demaquilantes é praticidade. Eles podem ser usados por todos os tipos de pele e te acompanhar em todos os lugares, já que não precisa de algodão para ser aplicado.

As únicas questões dos lenços são o custo-benefício, por seu formato não permitir uma dosagem precisa, que eles nem sempre dão conta de remover makes mais pesadas e que é importante lavar o rosto depois de usá-los para remover qualquer resíduo químico.

Água micelar

A água micelar é um produto que também tem a função de demaquilante. Sua fórmula “suga” a maquiagem e os resíduos da pele, sem obstruir os poros, agredir ou deixar seu rosto oleoso. Donas de peles mistas e oleosas, vale apostar nesse item!

Cleansing oil

Esta técnica e tipo de produto ganhou popularidade junto com a rotina de beleza coreana e é mais uma opção que dá conta de retirar super bem a maquiagem. A diferença para o demaquilante bifásico é que produtos de cleasing oil possuem fórmulas naturais, com óleos vegetais, rendendo outros benefícios para a pele além de limpar.

Para quem tem a pele sensível, essa é uma excelente escolha de demaquilante, mas todos os tipos de pele podem se dar bem com o cleansing oil, mesmo as oleosas!

Deu para clarear algumas coisas por aí sobre os tipos de demaquilantes? Então vamos à dica final para te ajudar a escolher o seu...

Como escolher o melhor demaquilante para a sua pele?

A missão de escolher o melhor demaquilante para você vai depender do seu tipo de pele, como já adiantamos ao falarmos de cada tipo, mas também do uso em si, para checar se o produto específico vai realmente se adaptar bem na sua rotina e pele.

A dica então é escolher um com a textura indicada para o seu tipo de pele e que atenda suas necessidades, e finalizar a decisão pesando o custo, os valores da marca, a forma de uso e a fórmula do produto.

Por exemplo, se você tem a pele oleosa, mas usa bastante maquiagem no dia a dia e também prioriza marcas naturais, o cleansing oil pode ser uma melhor opção para você do que água micelar. Deu para entender?

Como usar demaquilante?

Dependendo do tipo de demaquilante que você escolher, o passo a passo pode ser um pouco diferente, mas o que nunca muda é que ele é o primeiro item da rotina noturna de limpeza da pele.

Em geral, você vai aplicar o demaquilante em todo o rosto, com a ajuda de um algodão ou ecopad, fazendo movimentos leves, sem esfregar. Se precisar retirar produtos de longa duração, deixe o algodão molhado sobre a região por um tempinho, agindo, e só então faça os movimentos da limpeza. Aí, é só lavar o rosto com o seu limpador facial preferido e continuar a sua rotina de skincare.

Para garantir que você vai acertar na forma de uso, é sempre uma boa ideia seguir as orientações do fabricante do produto. Alguns precisam de enxágue, outros dispensam até a lavagem com sabonete depois, então dá aquele confere antes de começar a usar, ok?

Pode usar demaquilante todos os dias?

Por fim, uma dúvida muito comum: pode usar todos os dias? Por ser um agente de limpeza potente, o demaquilante pode passar a imagem de algo prejudicial se usado em excesso, mas isso não é verdade!

O demaquilante é amigo de toda pele saudável e não só pode como deve ser usado todos os dias, mesmo quando você não usou nenhuma maquiagem, pois ele remove também o protetor solar e diversas impurezas externas da pele.

Para evitar qualquer efeito negativo do uso do demaquilante, é essencial escolher um produto adequado para a sua pele e seguir outros cuidados importantes, como o uso do hidratante facial. Assim, a sua pele vai ficar sempre sadia e linda!