A hidratação da pele vai muito além de uma rotina de beleza regrada, sabia? Para a sua pele estar hidratada, o seu organismo como um todo precisa estar hidratado, então todo cuidado nesse sentido é válido.

Preparamos 7 dicas valiosas para você seguir e manter a pele sempre hidratada. Lembre-se que a hidratação vai muito além da estética, ela é sinal de saúde! Vamos lá?

1. Beber água

A gente sabe que você já cansou de ouvir esse conselho, mas nunca é demais lembrar: beber água é a principal forma de manter o corpo hidratado, então de nada vai adiantar se seu skincare for nota 10 e a sua ingestão de água for nota 0.

Se você tem dificuldade em beber água, invista em chás ou então saborize sua água com hortelã, manjericão, limão, laranja… O ingrediente que você mais gostar! Outra dica é criar metas para beber água - e cumpri-las, claro. Se a sua garrafinha tem 500 ml, por exemplo, proponha-se a tomar pelo menos duas garrafinhas de manhã e duas à tarde.

Você vai perceber como várias coisas vão melhorar, como o seu sono, seu intestino e até mesmo seu poder de concentração.

2. Consumir alimentos ricos em água

Mesmo que você não enxergue, algumas frutas e verduras têm mais água que outras. Melancia, morango, tomate e alface são alguns exemplos de alimentos que têm em sua composição mais de 90% de água.

Mas lembre-se sempre que o consumo desses alimentos não exclui a necessidade da ingestão de água, já que ela em sua forma líquida é essencial para várias funções vitais do nosso organismo e seu poder de hidratação é altíssimo.

3. Diminuir a quantidade de sal na alimentação

Sabe quando você sente aquele inchaço pelo corpo? Pode ser excesso de sal, já que ele retém líquidos e desidrata as células. Então tente evitar alimentos industrializados e os fast-food - nós sabemos que eles são uma delícia, mas tente comer com moderação.

Uma boa dica para diminuir a ingestão de sal é apostar em outros temperos para dar mais sabor aos alimentos. Alecrim, tomilho e alho-poró são ótimas formas de deixar seus pratos mais gostosos e menos salgados.

4. Tomar banhos rápidos e frios ou mornos

Banhos muito longos podem prejudicar a proteção natural da nossa pele e, consequentemente, deixá-la mais ressecada. Agora, se banhos longos já são um problema, banhos longos E quentes são um problema maior ainda.

A água quente também resseca a pele e é comum notar o efeito rebote acontecendo na pele do rosto e no couro cabeludo de quem toma banho com água muito quente. Aposto que você já reparou que seu rosto ficou mais oleoso e a pele do corpo ressecada depois de um banho super quente, acertei? Pois é… Sabemos que muitas vezes é difícil tomar banhos frios ou mornos, mas tente pelo menos diminuir o tempo embaixo do chuveiro - sua pele vai agradecer!

5. Ingerir bebidas alcoólicas com moderação

A ingestão de bebidas alcoólicas faz nosso organismo perder mais água, é por isso que sentimos tanta sede quando começa a bater aquela ressaca, o que já é um sinal de alerta para a desidratação.

Você já deve saber todos os outros malefícios do álcool, mas isso não significa que você não pode tomar uns drinks de vez em quando. A nossa dica é sempre intercalar o álcool com a água, então depois daquela taça de vinho, beba sempre um copo de água para manter a hidratação do seu corpo.

Lembrando que essa dica é só para quem tem mais de 18 anos, ok?

6. Hidratar a pele logo após o banho

Quando você hidrata a pele logo após o banho, os componentes do hidratante fazem muito mais efeito. Isso acontece porque quando saímos do chuveiro, nossos poros estão mais abertos, prontinhos para receber todos os ativos do produto, então o resultado é melhor.

Se a sua pele anda muito ressecada, você ainda pode complementar a hidratação dos cremes ou loções com um óleo, fazendo uma mistura dos dois produtos. Dica ótima para o inverno!

7. Dar atenção aos fatores externos

Prestar atenção a alguns fatores externos também é uma dica super importante. Ambientes muito quentes, com muito vento ou com muito sol direto podem prejudicar a hidratação da pele.

Se você mora ou está em uma região com baixa umidade do ar, também é essencial redobrar os cuidados com a hidratação, então não se esqueça de beber bastante água e aplicar o seu hidratante direitinho.

Tomando todos esses cuidados, sua pele estará sempre linda, viçosa e o mais importante de tudo: saudável!

Se você ainda tem dificuldades de achar um bom hidratante para o rosto, vem ver nosso guia completo de como escolher o hidratante facial ideal para você.