O desodorante é o melhor amigo de muitas pessoas, não é mesmo? Sem ele, situações super desagradáveis podem acontecer, então ele é um item praticamente indispensável.

Mas você sabe o que faz o desodorante evitar o mau cheiro? E como escolher um desodorante que ajuda no controle da transpiração? Nesse post, nós vamos te explicar tudo isso, além de mostrar a diferença entre desodorante e antitranspirante e solucionar outras dúvidas. Vamos lá?

O que é e para que serve?

Para entender o que é o desodorante é só prestar atenção na palavra, que vem de “odor”. O desodorante é um cosmético específico para tratar o odor das axilas que podem ter um cheiro incômodo, principalmente por conta do suor nessa região.

O suor não tem cheiro, o que causa o mau cheiro são as bactérias da nossa pele que liberam esse odor quando entram em contato com o suor.

Qual a diferença entre desodorante e antitranspirante?

Essa é uma dúvida bastante comum. O desodorante tem a função apenas de regular o odor, enquanto o antitranspirante atua na inibição da transpiração. Os antitranspirantes diminuem a produção de suor.

Existe ainda uma terceira denominação nessa categoria, que são os antiperspirantes. Esse produto é mais potente que o antitranspirante, ajudando pessoas que suam de forma descontrolada ou têm hiperidrose, uma condição clínica que eleva os níveis de transpiração na pele.

Alumínio no desodorante: mocinho ou vilão?

O suor é um mecanismo fisiológico de regulação da temperatura do nosso corpo, por isso suamos mais em dias quentes.

A maioria dos desodorantes contêm alumínio na formulação, que serve para obstruir os poros das axilas, evitando que o suor seja eliminado.

Mas, afinal, o alumínio faz mal à saúde? Infelizmente, ainda não temos essa resposta. Várias pesquisas já foram feitas e os resultados ainda são inconclusivos. Muitos pesquisadores e órgãos, incluindo a Anvisa, asseguram que os desodorantes e antitranspirantes com alumínio na composição são seguros.

O desodorante tem substâncias antissépticas que disfarçam os odores e o antitranspirante evita a transpiração, não a liberação de toxinas. Isso é papel de outros órgãos, como o fígado por exemplo.

No fim das contas, não existe um veredicto sobre essa questão dos malefícios do alumínio, então cabe a você decidir usar ou não os produtos que contêm esse composto.

Tipos de desodorante

Ao longo do tempo, novos tipos de desodorante foram surgindo para dar conta das diferentes demandas e preferências. Atualmente, os mais comuns são:

Aerossol

O aerossol nada mais é do que a união de dois líquidos em uma lata. Um deles é o desodorante propriamente dito e o outro é o propelente, que é o responsável por sua saída da lata.

Ele é refrescante, mas pode causar aquela sensação incômoda de sufocamento. Tudo vai depender das preferências de cada pessoa.

Spray

Esse tipo é menos conhecido, mas é possível encontrá-lo em algumas marcas. Como o spray é líquido, ele pode acabar escorrendo, causando alguns incômodos e molhando a roupa. Por isso, é importante esperar o produto secar antes de se vestir.

Roll-on

Junto com o desodorante aerossol, o roll-on é um dos mais populares. Sua textura permite uma fixação melhor, sem o risco de escorrer. Para quem tem muitos pelos nas axilas, o roll-on pode não ser a melhor alternativa, já que eles podem acabar enrolando.

Stick

É uma opção seca, que pode ser feito de vários materiais. Ultimamente, surgiram algumas opções de pedra de cristal, que prometem controlar a transpiração. As pedras de cristal tem compostos que são formas de alumínio, mas elas não são absorvidas pelo organismo.

Creme

O desodorante em creme precisa ser aplicado com os dedos e é absorvido rapidamente. Existem desodorantes em creme que também têm função antitranspirante.

Como usar

O desodorante deve ser usado com as axilas limpas e secas. Se você precisar reaplicar o desodorante porque está se incomodando com o odor, o ideal é higienizá-las antes para garantir que as bactérias que causam o mau cheiro sejam eliminadas.

Para quem pratica atividades físicas, o desodorante pode ser aplicado antes do exercício para dar uma camada extra de segurança.

Cuidados

O principal cuidado na hora de escolher o seu desodorante é observar se ele tem registro na Anvisa - geralmente, isso é indicado por um número de registro na embalagem. Os produtos sem esse registro podem conter substâncias proibidas ou de uso restrito.

Se você tem pele sensível, algum tipo de alergia ou condições dermatológicas, como a dermatite de contato, por exemplo, optar por desodorantes dermatologicamente testados e hipoalergênicos pode ser uma boa ideia.

A escolha do desodorante é algo muito pessoal e você só vai descobrir o desodorante da sua vida testando algumas opções. O importante é que ele te deixe confortável e segura!