Foto de capa @thebodyshopbrasil

Sentir a pele limpa e sedosa é uma delícia, não é mesmo? E para isso, um dos produtos amigos é o esfoliante corporal. Você já testou? Usa? Gosta? Sabe aplicar corretamente?

Neste post você descobre tudo sobre o esfoliante corporal, sua função, benefícios, passo a passo e dicas de uso. Bora!

O que é um esfoliante corporal?

O esfoliante corporal é um produto indicado para a renovação da pele e isso é feito a partir de um processo de descamação saudável.

Sua composição leva ingredientes emolientes como base estrutural e micropartículas esfoliantes que removem as impurezas do corpo por meio do atrito com a pele.

Por que vale a pena esfoliar a pele?

  • melhora a circulação sanguínea;
  • estimula a eliminação de toxinas;
  • remove as células mortas;
  • desobstrui os poros;
  • promove a renovação da pele;
  • ajuda a relaxar e aliviar a tensão do corpo;
  • atenua a celulite, estrias e manchas na pele;
  • prepara o corpo para a hidratação;
  • deixa a pele deliciosamente macia.

A verdade é que esfoliar o corpo e sentir a pele profundamente limpa e macia é tão gostoso que você vai querer até fazer isso todo dia! Mas não pode, viu? Vamos entender isso...

Como e quando usar

O esfoliante corporal não é um produto que deve ser usado com frequência, pois é um procedimento mais agressivo que pode sensibilizar a pele quando realizado em excesso.

A indicação, portanto, é esfoliar o corpo 1 vez por semana e, durante o verão, aumentar esse intervalo para 1 vez a cada 2 semanas (quinzenalmente).

Também é importante lembrar que a esfoliação é contraindicada para peles e/ou regiões com queimaduras, lesões, em processo de cicatrização ou recém-depiladas, ok?

O momento perfeito para esfoliar o corpo com fluidez e sem agredir a pele é durante o banho, pois a pele está limpa, úmida e com os poros abertos.

Comece aplicando o esfoliante nas regiões mais ásperas (calcanhares, joelhos e cotovelos); passe para as outras partes do corpo, com movimentos circulares e leves; para terminar, você enxágua, seca e hidrata seu corpitcho!

Qual o melhor esfoliante corporal?

Imagem: Reprodução Instagram @thebodyshop

Os esfoliantes corporais, geralmente, têm uma textura parecida, cremosa e de fácil aplicação, já que no corpo temos que dar conta de áreas maiores ao espalhar o produto.

Isso faz com que o esfoliante corporal não tenha diversos tipos classificados a partir de sua textura e sua escolha dependa muito mais de detalhes da formulação de cada um.

Dentre esses detalhes, entram fragrância, embalagem e ingredientes ou composições específicas, como esfoliantes veganos, para determinado tipo de pele ou com partículas esfoliantes mais ou menos delicadas.

A questão dos microplásticos

Falando especificamente sobre as partículas esfoliantes, existe um fator ambiental que pode ditar a sua escolha nesse sentido. Em muitas fórmulas, essas partículas são feitas de microplásticos, com um processo produtivo de alto impacto e um descarte difícil, quase impossível.

Por serem muito pequenos, os microplásticos passam pelo sistema de esgoto, vão parar nos mares e oceanos, impactam seu ecossistema, são ingeridos por peixes e até por nós.

Hoje já existem diversas alternativas naturais para substituir esse subproduto nos esfoliantes e para conferir se o seu esfoliante contém microplásticos, procure na composição os termos: polyethylene, polypropylene, polyethylene terephthalate, polytetrafluoroethylene, poly(methyl methacrylate) e nylon.

Dicas para uma esfoliação de sucesso

  1. Bye, bye, água quente: você já deve estar cansada(o) de ouvir que o banho quente resseca e sensibiliza a pele, e isso não é diferente para a esfoliação - prefira esfoliar a pele sob água morna ou fria para conseguir um resultado melhor e mais seguro.
  2. Esfoliante é esfoliante, café é café: é bem comum a prática de esfoliar a pele com ingredientes caseiros, mas os itens da nossa cozinha não foram pensados para isso e costumam ser abrasivos para a pele, gerando o efeito contrário ao desejado.
  3. Esfoliação sem hidratação é cilada: sim, a esfoliação pode trazer vários benefícios para a pele, mas é essencial repor a hidratação do corpo para que o processo de renovação se concretize e os resultados sejam positivos!

Agora sim você está pronta(o) para escolher seu esfoliante corporal e esfoliar sua pele sempre que quiser - respeitando a frequência indicada, hein?

Para completar essa rotina de autocuidado, não se esqueça do hidratante corporal e do esfoliante facial 😉