Você já ouviu falar em cronograma capilar? Essa é uma técnica de cuidados com os cabelos que consiste em organizar os tratamentos que você fará ao longo das semanas com base nas necessidades do seu cabelo.

Para quem está procurando soluções para cuidar das madeixas ou sente que os fios andam precisando de uma atenção especial, o cronograma pode ser uma ótima opção.

Mas como quase tudo que envolve o mundo da beleza, não existe receita pronta! Tudo depende do seu tipo de cabelo, da sua rotina e das escolhas que você percebe funcionarem melhor para os seus fios.

De qualquer forma, trouxemos aqui dicas preciosas para você conseguir identificar do que o seu cabelo precisa e montar um cronograma capilar ideal para ele sem complicação! Vamos lá?

1º Desvendando o cronograma

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o conceito de cronograma capilar e o que ele é capaz ou não de fazer pelo seu cabelo.

O cronograma serve para organizar os tratamentos capilares que você vai fazer para além do cuidado diário que envolve o shampoo e o condicionador. As etapas do cronograma são realizadas por meio de máscaras, variando apenas a finalidade de cada uma.

Ele é composto basicamente por três focos: hidratação, nutrição e reconstrução. A distribuição dessas etapas vai depender do que os seus fios estiverem mais precisando e das características naturais do seu cabelo.

Cada uma entra em ação para compensar alguma falta, mais ou menos significativa, e manter os fios saudáveis. Bora descobrir a finalidade de cada uma?

Hidratação: a etapa de hidratação serve para repor a água dos fios, tratando o aspecto ressecado e com frizz do cabelo;

Nutrição: a nutrição está relacionada à reposição de lipídios (óleos) dos fios, selando as cutículas capilares e devolvendo o brilho e o movimento ao cabelo;

Reconstrução: a reconstrução serve para repor a massa e a fibra dos fios, geralmente perdida após algum procedimento químico, trazendo as proteínas essenciais de volta para o cabelo.

2º Analisando suas madeixas

Agora que você já conhece as bases do cronograma, chegou a hora de se perguntar se você conhece o seu cabelo.

Aqui, vamos precisar saber três coisas principais: qual o tipo do seu fio (seco, oleoso ou normal), qual é textura do seu fio (liso, ondulado, cacheado ou crespo) e o status atual dele (poroso, ressecado, sem brilho, quebradiço, saudável).

Uma coisa que pode influenciar bastante esses pontos é a realização de procedimentos químicos nos fios, como coloração e alisamentos. Então, leve isso em conta na hora de fazer essa análise.

Pode parecer bastante informação, mas elas serão essenciais para definir os passos certos para o seu cronograma. As duas primeiras respostas, você muito provavelmente já tem na ponta da língua, mas em caso de dúvida, algumas perguntas podem te ajudar a encontrar a resposta certa:

  • Seu cabelo costuma ficar oleoso depois de 1 ou mais dias sem lavar?
  • Você sente que o seu cabelo está ressecado e sem brilho?
  • E frizz, é algo comum no seu cabelo?
  • Seu cabelo é liso ou enrolado?
  • Seus cachos são mais soltos ou bem definidos?
  • Eles se parecem mais com ondas ou com molas?

Vá se questionando e procure pensar sempre de forma comparativa, para ir reduzindo as dúvidas. Agora, para descobrir o status do seu cabelo, um excelente atalho é fazer o teste de porosidade.

Teste de porosidade

  1. Encha um copo com água e retire um fio do seu cabelo;
  2. Adicione o fio no copo d’água e aguarde alguns minutos;
  3. Depois de um tempo, observe se o fio afundou, ficou no meio ou boiou.

Se o fio boiou, o seu cabelo anda precisando mais de hidratação.
Se o fio ficou no meio, a maior demanda do seu fio é de nutrição.
Se o fio afundou, o ideal é apostar na reconstrução dos seus fios.

3º Montando o cronograma

Para organizar o seu calendário de tratamentos você deve levar em conta o resultado do teste de porosidade e também as características gerais do seu cabelo, cruzando essas informações com o poder de ação de cada tratamento.

Num geral, o cronograma é montado por semana, priorizando o tratamento de maior necessidade para o seu fio e mantendo 3 tratamentos por semana e um intervalo de 48 horas entre cada um deles.

Um detalhe importante, porém, é que a reconstrução nunca deve ser realizada em excesso, mesmo que esse seja o tratamento que seu fio mais precisa. Então, mesmo em um cronograma focado em reconstrução, ela nunca deve ser repetida muitas vezes, ok?

Além disso, vale considerar a sua rotina, tanto de forma geral quanto a de cuidados capilares, pois pode ser que você nem sempre tenha tempo de seguir essa organização básica.

Se esse for o seu caso, lembre-se de começar pelo tratamento prioritário e então encaixe os demais tratamentos ao longo dos seus dias livres - e tenha paciência, pois os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer!

4º Escolhendo os produtos

Opção não falta na hora de escolher os produtos para o seu cronograma e a melhor forma de encontrar o kit ideal para você é analisando os ingredientes e como o seu cabelo reage a cada produto.

Mas, para não te deixar sem rumo nessa decisão, aqui estão ingredientes que você pode procurar para cada etapa:

Hidratação

  • Glicerina
  • D-pantenol
  • Babosa (aloe vera)

Nutrição

  • Óleos vegetais (de coco, argan, abacate...)
  • Manteiga vegetais (de karité, cacau…)
  • Ceramidas

Reconstrução

  • Colágeno
  • Queratina
  • Arginina
  • Creatina

5º Acompanhando os resultados

Depois de organizar seu cronograma, escolher os produtos que vai usar e começar a colocá-lo em prática, é importante ficar de olho em como os seus fios estão reagindo, tanto para substituir algum produto quanto para identificar novas prioridades, conforme os tratamentos forem fazendo efeito.

O cronograma de um cabelo saudável é diferente de um cronograma com demandas específicas, então, depois de um tempo você vai precisar adaptar as etapas do seu cronograma, distribuindo de forma mais equilibrada os tratamentos ao longo das semanas ou até espaçando mais as etapas - o que é um ótimo sinal!

Cronogramas para você se inspirar na hora de criar o seu

Agora você já sabe tudo o que precisa para montar o seu cronograma, mas se quiser mais uma colher de chá, aqui estão alguns cronogramas básicos que podem se encaixar nas suas demandas ou servir de inspiração para você personalizar e montar o seu:

Cronograma de hidratação

Semana 1: hidratação, nutrição, hidratação
Semana 2: hidratação, hidratação, nutrição
Semana 3: hidratação, nutrição, hidratação
Semana 4: nutrição, hidratação, reconstrução

Cronograma de nutrição

Semana 1: nutrição, hidratação, nutrição
Semana 2: nutrição, nutrição, hidratação
Semana 3: nutrição, hidratação, nutrição
Semana 4: hidratação, reconstrução, nutrição

Cronograma de reconstrução

Semana 1: reconstrução, hidratação, nutrição
Semana 2: hidratação, nutrição, hidratação
Semana 3: reconstrução, hidratação, nutrição
Semana 4: hidratação, nutrição, hidratação

Cronograma para um cabelo saudável

Semana 1: hidratação, nutrição, hidratação
Semana 2: nutrição, hidratação, reconstrução
Semana 3: hidratação, nutrição, hidratação
Semana 4: nutrição, hidratação, nutrição

Com o cronograma capilar, os seus fios vão crescer mais fortes, bonitos e saudáveis. Então já prepare os produtos e um horário na agenda para começar a tratar as suas madeixas como elas merecem e conquistar o cabelo dos seus sonhos!