Aproveitar os dias de sol fora de casa é maravilhoso, mas a exposição aos raios solares também pode causar alguns prejuízos ao nosso cabelo, se não adotarmos alguns cuidados.

Então, vamos te mostrar 5 dicas simples para cuidar dos seus cabelos no verão, pensando em te ajudar a manter seus fios lindos e saudáveis:

1. Hidrate as suas madeixas

Você já deve ter percebido que depois de curtir um dia de sol, principalmente na praia ou na piscina, o cabelo fica mais frágil, ressecado e sem brilho, não é?

Isso acontece porque os raios solares, o cloro, a água salgada e outros fatores do verão, acabam prejudicando nosso couro cabeludo e diminuindo a produção de nutrientes. Mas, a notícia boa é que dá para reverter essa situação.

Uma das soluções é manter os fios sempre hidratados, lembrando de escolher produtos específicos para seu tipo de cabelo e, de preferência, com proteção solar - pode ser uma máscara, condicionador, leave-in… você que decide. O importante é colocar esse cuidado na rotina para garantir a maciez!

2. Lave com mais frequência

Manter os cabelos limpos é outra dica de ouro para o verão, já que nessa época do ano transpiramos mais e acabamos acumulando resíduos e oleosidade na raiz dos fios.

Então, para evitar a obstrução do couro cabeludo, é importante lavar os cabelos com frequência (no mínimo dia sim, dia não) para manter a oleosidade longe e evitar coceiras, caspas e quedas.

E aqui vão algumas dicas importantes para fazer isso da melhor forma:

  • Tome banho na água fria ou morna, pois altas temperaturas também colaboram para o aumento de oleosidade (e é verão!);
  • Aposte em shampoos anti-resíduos, principalmente se você tiver cabelo oleoso, para eliminar todo o excesso de sebo;
  • Deixe os fios secarem naturalmente, evitando secador, chapinha e babyliss;
  • Não durma ou prenda o cabelo molhado.

3. Enxágue o cabelo após o banho de mar ou piscina

Depois de um banho de mar ou piscina bate uma preguiça, né? Nós sabemos disso! Mas, é muito importante que antes de descansar, você enxágue o cabelo para retirar toda a água salgada ou o cloro dos fios, porque, como já falamos, eles causam vários danos: quebra, ressecamento, pontas duplas...

Em questão de 10 minutinhos você consegue passar o shampoo, o condicionador e um hidratante e, depois, pode relaxar tranquila(o), sabendo que seu cabelo não será prejudicado!

4. Use e abuse dos acessórios de proteção

Além de serem estilosos, o boné e o chapéu são grandes aliados do verão, porque também nos livram dos efeitos do sol criando uma barreira física entre os raios UV, seu couro cabeludo e seus cabelos.

Assim, é possível pegar um bronze e aproveitar os momentos sem danificar os fios. Porém, lembre-se de usá-los por um longo período apenas com os cabelos secos, viu? Afinal, a umidade pode gerar dermatites, caspas e outras inflamações no couro cabeludo.

5. Beba bastante água

Você já viu que hidratar os cabelos com cremes é muito importante, certo? E o mesmo também vale para a hidratação do nosso corpo, bebendo muita água.

Com o calor do verão, nosso corpo perde muito líquido e se não bebermos bastante água podemos ficar desidratados, resultando também em cabelos ressecados e quebradiços. Não é o que queremos, certo?

Por isso, crie o hábito de ter uma garrafinha sempre por perto e ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Dessa forma, seu cabelo ficará saudável, brilhoso e forte durante toda a estação.


Agora você já está pronta(o) para curtir os dias de sol sem se preocupar em danificar os cabelos. Se você quer uma rotina ainda mais completa para cuidar dos seus fios, veja nossas dicas de como montar um cronograma capilar. Você vai adorar!