O batom é um item clássico de maquiagem que é capaz de mudar qualquer look e a gente diz isso sem exageros!

O mais legal é que, além de atemporal, o batom cai bem em qualquer ocasião ou hora e combina com qualquer estilo, afinal, opções de cores e acabamentos não faltam.

Quer saber mais sobre esse produtinho poderoso? A gente te conta tudo sobre ele e ainda te dá as melhores dicas para arrasar na aplicação, vem!

Raio-X do batom

Dentre os cosméticos e produtos de maquiagem, o batom é um dos mais antigos, sabia? A estimativa é que ele já era usado em 3.500 a.C por mulheres egípcias, como a rainha Nefertiti, para colorir os lábios.

De lá pra cá, o batom nunca mais saiu das bocas e necessaires. Mas você sabe o que, afinal, é um batom?

Eles têm em sua composição um mix de pigmentos, ceras e óleos emolientes, com a concentração desses ingredientes variando conforme a textura, cor e acabamento.

Além de dar cor aos lábios, o batom também ganhou outras funções, como hidratar e proteger a boca contra o sol e a poluição ou compor uma imagem específica - quem nega o poder de um batom vermelho no look, ein?

Sem contar que o batom, às vezes, pode ir para além da boca, servindo também como blush, sombra, delineador e até corretivo ou contorno. Tem como não amar um batonzinho?

Batom x gloss x lip tint

A principal diferença do batom para outros produtos para os lábios sem dúvidas é a pigmentação.

Se a ideia é colorir a boca, não tem pra ninguém: o batom é a escolha certa por ter uma cor concentrada e sólida, enquanto o gloss e o lip tint têm cobertura translúcida.

Apesar de existirem exceções, o batom também costuma ser mais hidratante que o gloss e o lip tint por levar mais ingredientes emolientes na composição.

Resumindo, o gloss dá brilho, o batom dá cor, o lip balm hidrata e o lip tint é uma versão mais prática, suave e moderna do batom.

Tipos de batom

Não é novidade falar de batom e logo pensar em muuuuitas possibilidades. E não é pra menos, existem batons para todos os gostos se dividindo entre os seguintes tipos:

Batom em bala

O batom em bala é o clássico dos clássicos, aquele batom sólido e, geralmente, mais cremoso, que cabe na bolsa e que você consegue aplicar diretamente na boca sem dificuldade, dependendo da cor.

É, provavelmente, o tipo mais fácil de encontrar por aí e também de aplicar. E, sim, existem batons em bala que não são cremosos, também tem matte e acetinado/cintilante!

Suas vantagens são que ele não seca como o líquido, sendo um produto que vai te acompanhar por bastante tempo e você vai conseguir usar até o final, e a hidratação que ele garante aos lábios.

Batom líquido

O batom líquido já é o rei da durabilidade e pigmentação, pois suas fórmulas costumam performar muito bem nesses dois critérios, além de serem a textura queridinha usada nos acabamentos matte.

Apesar disso, eles são um pouco mais complicados de aplicar, devido à sua textura fluida - um espelho, demaquilante, cotonetes e um toque de paciência são seus melhores amigos nessa hora. Mas a prática faz a perfeição 😉

Dentro desses dois tipos, como falamos, existem variações de acabamento, pigmentação, durabilidade e, claro, cores: do nude ou rosinha discreto ao vermelhão, roxo ou preto - basta combinar a ocasião com o seu estilo e gosto, e arrasar!

Como aplicar batom + dicas

Depois de conhecer os tipos principais de batom, vamos aprender a aplicar corretamente? Dá uma olhadinha no nosso passo a passo e dicas:

  1. Com os lábios hidratados e secos, comece a aplicação do batom do centro do lábio superior para as laterais - você pode usar um pincel se quiser mais precisão ou o aplicador do batom para mais praticidade;
  2. Primeiro, atente-se ao contorno do lábio, realizando movimentos lentos, firmes e contínuos - do meio até a bordinha final de cada lado;
  3. Repita o processo no lábio inferior, novamente partindo do centro e focando em contornar as extremidades com cuidado;
  4. Finalize preenchendo o restante dos lábios, acertando detalhes e pequenos borrões e deixando o batom secar sem esfregar os lábios.

Truques para um acabamento perfeito

  • Batom + pó + batom = duração power: aplique uma primeira camada de batom e, com um lenço ou pedaço de papel, remova o excesso apertando os lábios sobre ele; em seguida, aplique uma camada de pó translúcido sobre os lábios e uma nova camada de batom;
  • Hidratação é vida: está pra nascer uma etapa tão poderosa e crucial nos resultados dos cosméticos e maquiagens quanto a hidratação: lábios hidratados ficam ainda mais lindos realçados com um toque de cor de um batom, então nada de pular essa etapa, ein?!
  • O desafio do líquido matte: o batom líquido matte exige uma certa habilidade na aplicação, pois o traço deve ser firme, mas o preenchimento não pode ser muito demorado, para que o produto não comece a secar e crie um efeito não uniforme, e a dica é não pegar muito produto de uma vez para diminuir as chances de borrar ou acumular produto.
  • O truque do contorno: se você ainda não sente segurança para soltar a mão no traço, vale investir em um lápis de boca e/ou um pincel bem fino para facilitar a etapa do contorno, depois vai ser facinho terminar de preencher os lábios!
  • Batom na bolsa pro retoque: sempre que puder, não esqueça de levar o batom com você ao longo do dia ou noite, assim você pode dar aquele retoque e manter ele inteiro e lindão.

E aí, pronta(o) para apostar numa make com batom? Com essas infos e dicas, temos certeza de que você vai arrasar! Para garantir a aplicação perfeita, venha desvendar também os segredos do lip balm e hidratante labial.