O shampoo é um dos produtos indispensáveis para o cuidado dos cabelos, mas no meio de tantas opções que existem no mercado, você sabe escolher a melhor para suas madeixas?

Neste post a gente te explica tudinho sobre shampoo, desde como ele funciona, seus tipos e a forma correta de utilizá-lo.

E aí, quer aprender tudo isso e conquistar o melhor resultado ao lavar os cabelos? Então é só continuar a leitura!

O que é um shampoo e como ele age?

O shampoo é uma espécie de detergente ou sabonete, mas com uma fórmula específica para a demanda de limpeza do couro cabeludo e dos fios.

Considerando este conceito básico, os ingredientes principais do shampoo são os agentes limpantes, que podem variar, dependendo do tipo de produto que você escolher.

Porém, de forma geral, o agente de limpeza utilizado é um surfactante (os famosos sulfatos), que age, em interação com partículas de água e de óleo, promovendo a remoção das impurezas dos fios e da cabeça.

Existem shampoos sem surfactantes? Sim! Mas eles não são o tipo predominante no mercado atualmente - falaremos melhor deles mais à frente.

Além de limpar, o shampoo remove a oleosidade excessiva, abre as cutículas dos fios para as próximas etapas de cuidado, devolve o brilho e o movimento dos cabelos e garante aquele cheirinho bom.

E ele também pode ter outras funções específicas, dependendo do tipo escolhido, como já falamos e veremos melhor a seguir.

Tipos de shampoo

Imagem: Reprodução Instagram @natura.usa

Bora conhecer os principais tipos de shampoo que existem no mercado, suas diferenças e indicações?

Shampoo comum

Classificamos como shampoo comum aqueles produtos que têm as formulações mais praticadas no mercado: agente limpante à base de sulfato, pH entre 5.0 a 7.0, textura fluida levemente cremosa e espumosa em contato com a água.

Ele pode ser usado diariamente e promove uma limpeza eficiente, nem muito severa nem muito superficial. Dentro deste grupo, entram as variações para tipos de cabelo: lisos, cacheados, tingidos, danificados, com caspa, etc.

Essas diferenciações dizem respeito apenas à presença de ingredientes específicos para algum fim, como manteiga de karité ou d-pantenol para hidratação, por exemplo.

Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos possui uma formulação bem alcalina, o que o torna mais potente e indicado para uma limpeza profunda, seja para fazer um detox ou preparar o cabelo para algum tratamento como uma reconstrução. Por isso, seu uso deve ser de 15 em 15 dias.

Shampoo low-poo

Esse tipo de shampoo não contém sulfatos e portanto não faz espuma (daí o termo “poo” do nome).

Eles utilizam outros tipos de agentes limpantes, que são chamados “liberados” e mais leves e naturais, como limão, bicarbonato de sódio e anfótero betaínico.

Os low-poo também não costumam ter parabenos, silicones e petrolatos, sendo mais benéficos para o ambiente e menos agressivos para os fios e o couro cabeludo, sem deixar a limpeza a desejar.

As crespas e cacheadas amam essa técnica e tipo de produto, junto com o no-poo e o co-wash, pois elas ajudam na definição dos fios #ficaadica!

Shampoo sólido

Já ouviu falar de shampoo sólido ou em barra? Eles são um formato novo que vem ganhando popularidade por sua proposta sustentável, ao dispensarem as embalagens de plástico e diminuírem significativamente o impacto ambiental deste produto tão rotineiro.

Além disso, conectado ao seu propósito “green”, os shampoos sólidos também costumam ter fórmulas naturais e clean (entrando também no grupo de shampoos sem sulfatos).

Shampoo à seco

Por fim, também temos o shampoo à seco que, como o nome sugere, não precisa de água para realizar a limpeza e é perfeito para te salvar num bad hair day.

Sua textura é geralmente em spray ou pó, seu efeito é de cabelo limpo, soltinho, cheiroso e brilhoso em apenas alguns minutos.

Porém, este tipo de produto não pode substituir o shampoo convencional combinado com a água, pois sua fórmula e ação de limpeza é limitada e mais superficial.

Agora você já sabe que shampoo não é tudo igual e que há ainda mais opção do que talvez você pensasse no começo dessa matéria. Mas, temos uma pergunta importante...

Será que você sabe como usar o shampoo?

Imagem: Reprodução Instagram @natura.usa

Você provavelmente lava o cabelo quase todos os dias da sua vida, mas você faz isso do jeito certo? Na dúvida, vamos de passo a passo?

  • Primeiro, molhe os fios com água em abundância;
  • Adicione o shampoo na palma da mão, medindo a quantidade de uma moeda de 1 real;
  • Espalhe-o entre as mãos e aplique-o em todo o couro cabeludo usando a ponta dos dedos (e não as unhas) e fazendo uma massagem suave;
  • Passe a mão pelos cabelos e desça a espuma gerada até as pontas - não precisa esfregar ou massagear, ok?
  • Em seguida, enxágue e retire toda a espuma e produto dos fios para evitar alergias ou reações adversas;
  • Repita esses quatro últimos passos para garantir uma lavagem completa e saudável.

Acima, trouxemos o tutorial com o shampoo comum, mas você pode adaptar os passos conforme o tipo que estiver usando e se atentar às indicações do fabricante e essas dicas valiosas que te daremos agora...

1. Escolha o shampoo certo para você

Cada cabelo vai ter demandas específicas e ninguém melhor do que você para saber quais são as do seu e escolher um produto indicado para ele. E lembre-se: não existe isso de cabelo viciar com o shampoo e nem de que produto bom é sempre caro ou importado!

Se o seu cabelo é loiro, uma fórmula matizadora pode ser bastante útil pra você; se seu cabelo é colorido, vale a pena investir em shampoos suaves, nutritivos e pensados para a coloração; e assim por diante... Esse é o primeiro passo para uma lavagem de sucesso!

2. Aposte na água mais morna

A temperatura da água também pode influenciar na qualidade da lavagem e no efeito do shampoo. Assim como no skincare, a água quente pode ressecar e prejudicar os fios, sendo preferível sempre uma temperatura de morna a fria.

3. Complete o ciclo de tratamento

Além disso, é essencial finalizar o ciclo de limpeza e tratamento iniciado com o shampoo aplicando pelo menos o condicionador para hidratar/nutrir e fechar as cutículas dos fios que foram abertas.

Uma máscara hidratante entre essa dupla também pode super potencializar os seus resultados, ou então, se quiser cuidar dos seus cabelos por completo, vale a pena dar uma chance para o cronograma capilar.

Ficou interessada(o)? Veja aqui como montar um cronograma capilar perfeito para você e seu cabelo! E logo voltamos com o guia do condicionador para te ajudar nessa etapa também, fica ligada(o) 😉