O bronzer, como o próprio nome já indica, é um item de maquiagem que ajuda a dar aquele efeito de pele bronzeada que nos acompanha por poucas semanas depois de pegar uma praia.

Graças à criatividade e tecnologia da indústria cosmética, hoje já é possível manter esse ar de pele corada e saudável o ano inteiro, mesmo nos dias mais frios do inverno.

Elencamos as principais dúvidas que surgem quando o assunto é bronzer e respondemos todas elas nesse post. Vem com a gente!

O que é e para que serve

O bronzer é um item de maquiagem que tem a função de dar aquele efeito bronzeado na pele, como se ela estivesse naturalmente corada pelo sol.

É possível ter a pele do corpo bronzeada com a ajuda do sol, mas não é muito indicado expor a pele do rosto aos raios solares, então o bronzer pode ajudar, dando um aspecto queimadinho e saudável.

Normalmente, os bronzers têm partículas de brilho, deixando a pele iluminada, assim como acontece quando tomamos sol com todos os cuidados necessários.

Qual a diferença entre bronzer e iluminador?

O iluminador tem mais partículas de brilho e serve justamente para iluminar. Existem iluminadores de várias cores, mas na maioria das vezes eles são perolados, ao contrário do bronzer que tem um fundo um pouco mais alaranjado.

Tipos de bronzer

O tipo mais popular do bronzer é aquele em , que vem em embalagens como as de pó compacto e blush. Existem também algumas opções em bastão, que são cremosos e se comportam bem em peles secas ou ressecadas.

Como usar

Para te ajudar a entender exatamente o que o bronzer pode fazer por suas produções, selecionamos alguns vídeos com dicas super legais que vão te fazer enxergar o bronzer com outros olhos. É só dar o play!

Funções diferentes do bronzer

O bronzer pode ser muito mais versátil do que você imagina. Aqui, a Ju Goes ensina a usar o bronzer como sombra na pálpebra, na região dos cílios inferiores, como blush, como contorno para afinar algumas regiões do rosto e até mesmo como batom!

Bronzer em 2 minutos

Nesse vídeo rapidinho e didático, a Vic Ceridono compilou as dicas mais valiosas sobre o bronzer e como você pode aproveitá-lo ao máximo na maquiagem. Ela ainda dá conselhos muito legais para quem quer ter mais naturalidade ao usar o bronzer, principalmente para quem tem pele clara.

Cuidados necessários

Na hora de aplicar esse produto, é preciso ter alguns cuidados para não marcar demais o bronzer, dando aquele aspecto artificial que a gente não curte muito. Preparamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Vem ver!

Esfume bem

Assim como muitos produtos de maquiagem, a dica de ouro para garantir uma make bonita e natural é esfumar bem o seu bronzer com a esponjinha ou com um pincel fofinho.

Atenção a produtos muito pigmentados

Alguns bronzers têm alta pigmentação, então tome muito cuidado com a quantidade aplicada. Se você nunca usou o produto, comece aplicando aos poucos para sentir como ele se comporta na sua pele. É mais fácil aplicar mais produto se você sentir falta do que aplicar demais e não ter como corrigir depois.

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre esse item tão versátil? Se você gosta de maquiagens mais leves para usar no dia a dia, dá uma olhada nesse post que fizemos sobre como fazer uma make natural. Temos certeza que você vai gostar!