Perder alguns fios de cabelo durante o banho ou enquanto o penteia é normal, mas quando essa situação começa a ser frequente ou em uma quantidade exagerada, é importante ficar atenta(o).

Isso pode acontecer por muitos fatores e, na maioria das vezes, a situação pode ser revertida! O importante é descobrir a origem do problema e seguir os cuidados ideais para os fios se recuperarem.

Eles começam na maneira de lavar os fios e vão até sua alimentação. Se liga nas dicas para seu cabelo ficar forte e deixar de cair:

1. Mantenha os cabelos limpos

Tem dias que bate uma preguiça de lavar o cabelo, né? Mas deixá-lo sujo por muito tempo não é uma boa ideia, porque o sebo toma conta do couro cabeludo, abafa os poros e prejudica os fios, que podem acabar caindo.

Então, coloque esse cuidado na sua rotina, de preferência em dias alternados e com água fria ou morna, porque altas temperaturas aumentam a oleosidade e causam esse mesmo efeito indesejado.

2. Evite secador e chapinha

O calor excessivo desses aparelhos colaboram para a queda de cabelo, já que deixam as madeixas frágeis e ressecadas. Por isso, a melhor coisa é deixá-los secar naturalmente e, quando precisar usar secador ou chapinha, passar um protetor térmico para evitar esse problema.

3. Dê um tempo nos procedimentos químicos

Alisamentos, tinturas e outros procedimentos químicos podem causar desgastes na cutícula capilar e provocar a queda de cabelo. Se você está passando por isso, dê um tempo nesses tratamentos e siga nossas dicas para conseguir recuperá-los.

4. Siga uma alimentação equilibrada

Ter uma alimentação equilibrada nos proporciona uma vida saudável e um cabelo ainda mais forte. Quando as vitaminas e proteínas estão em falta, nossos fios começam a perder brilho, força e tendem a cair. Por isso, também é importante ficar de olho nessa área!

5. Evite penteados presos

Rabos, coques e outros penteados presos são lindos, mas é melhor não usá-los com frequência. Por esticar e tensionar muitos os fios, eles podem prejudicar a raiz do cabelo e causar inflamações, chamadas alopecias de tração. Elas provocam a queda capilar e deixam falhas no couro cabeludo. Para evitá-las, arrase com o cabelo solto ou prenda-o com delicadeza!

6. Não durma com os cabelos molhados

Se você costuma dormir com o cabelo molhado, é importante rever esse hábito. A umidade é a condição perfeita para a formação de fungos e micoses, que além de causarem aquela coceira, também enfraquecem a raiz capilar. Então, relembrando uma das dicas anteriores: deixe os fios secarem naturalmente - mas antes de dormir, viu?

7. Cuide da sua saúde mental

A ansiedade e o estresse não só nos deixam de cabelo em pé, mas às vezes também os fazem cair. Isso acontece porque eles causam alterações hormonais no nosso corpo, interferindo na absorção de nutrientes e, diante disso, enfraquecem as madeixas. Nosso conselho é: priorize sua saúde mental fazendo coisas que te dão prazer e cuidando de você.

8. Faça exames de rotina

Já explicamos que alterações hormonais influenciam na queda capilar e algumas doenças, como anemia e hipotireoidismo, também causam esses desequilíbrios. Dessa forma, é muito importante manter os exames em dia para garantir que está tudo em ordem e, se necessário, começar os tratamentos indicados para o seu problema.

9. Beba bastante água

Você já deve ter ouvido que é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia para manter tudo funcionando certinho no corpo, certo? Essa regra também vale para a saúde dos cabelos. Sem a hidratação correta, as toxinas se acumulam no couro cabeludo e os fios ficam quebradiços, aumentando as chances de caírem. Por isso, tenha sempre uma garrafinha por perto e garanta sua hidratação!

10. Use produtos reparadores

Se a queda está acontecendo porque seus cabelos estão fracos ou danificados, você pode buscar produtos reparadores que ajudam a reverter essa situação. Existem shampoos, condicionadores e máscaras que trazem resultados rápidos e eficientes, e podem fazer parte da sua rotina de cuidados!

Bônus: outros fatores para ficar de olho

Além de tudo que já falamos, também é essencial se atentar a outros motivos que podem influenciar na queda de cabelo, veja se você se identifica com algum deles:

  • Medicamentos: a queda capilar pode ser um efeito colateral de anticoncepcionais, antidepressivos e outros remédios. Geralmente, esse impacto é temporário, mas, caso não melhore, é importante procurar ajuda médica para resolvê-lo.
  • Pós-parto: por conta das alterações hormonais e da transferência de nutrientes para o bebê pela amamentação, é comum ter queda de cabelo durante o período pós-parto. A boa notícia é que ela não dura muito tempo e é provável que depois dos 6 primeiros meses tudo volte ao normal.
  • Menopausa: com a diminuição dos níveis de estrogênio durante a menopausa, há a redução da produção de colágeno - responsável pela resistência e saúde dos cabelos. Nesse caso, a reposição hormonal pode ser uma saída para quem começa a sofrer com a perda das madeixas.
  • Genética: mesmo seguindo todos os cuidados, a queda de cabelo também acontece por fatores genéticos - a famosa calvície. Ela pode afetar homens e mulheres, e mesmo sendo hereditária, já existem tratamentos que ajudam a fortalecer os fios, impedindo que eles caiam.

Com essa visão geral, ficou fácil identificar o que pode estar causando sua queda de cabelo e os cuidados que você deve seguir para acabar com esse problema.

Por fim, queremos te lembrar de procurar uma dermato para avaliar o seu caso e te indicar os melhores produtos e tratamentos. Logo seu cabelo estará cheio e forte novamente!