Final do ano é hora de fazer planos para o futuro, pensar sobre os meses que se passaram e listar desejos e metas para fazer o ano novo ser melhor.

As resoluções relacionadas à aparência costumam ser comuns nas listas de muita gente, mas nem sempre elas são feitas a partir de uma abordagem saudável e positiva.

Que tal fazer diferente este ano e adotar metas de beleza que realmente valem a pena e são possíveis (apesar de desafiadoras) de alcançar? Aqui vão nossas sugestões pra você!

1. Não negligenciar o protetor

O nosso ano termina e começa em pleno verão, época oficial de ir à praia, de tomar sol e sentir aquele cheirinho de protetor solar no ar, certo? Sim e não!

Apesar do nome, o protetor solar protege a nossa pele dos efeitos de toda luz visível, que inclui o sol, a luz natural que ilumina e reflete dos objetos e a luz do computador, da televisão e do celular.

Tais efeitos contemplam desde manchinhas, espinhas, ressecamento, sinais de envelhecimento e também vários problemas de pele, como queimaduras e até doenças mais sérias, dentre elas o câncer.

Ou seja, o protetor não é só um item indispensável para o verão, é um legítimo produto de beleza e saúde, que deve estar presente na sua rotina todos os dias, sem exceção, independente do clima, da estação ou da ocasião.

Se isso ainda não é uma realidade na sua vida, que tal adotar essa meta para o ano que vem? Você pode aproveitar o restinho de 2021 para testar e encontrar o seu protetor ideal e se acostumar a aplicá-lo diariamente para entrar e viver 2022 com a pele protegida!

2. Entrar pro clube das hidratadas

Junto do protetor, outro item que une beleza e saúde e nem sempre é utilizado com a frequência que deveria ou valorizado por entregar tanto com tão pouco esforço é a água - isso mesmo, você não leu errado!

O hábito de beber água é talvez uma das resoluções de beleza que mais valem a pena adotar e colocar em prática em 2022 - mas você pode começar amanhã mesmo. Esse elemento compõe até 60% do nosso corpo e atua em diveeeersos processos importantes.

Se fôssemos listar todas as funções da água aqui, precisaríamos de uma revista inteira só para isso, mas o mais importante é você saber que ela basicamente mantém nosso corpo funcionando e, com isso, ajuda a deixar nossa pele, cabelo e unhas bonitos e saudáveis.

Apesar de ser algo simples para se colocar em prática, a realidade não é exatamente essa: tem quem tem a rotina corrida e esquece; quem desanima pelas idas constantes ao banheiro ou quem diz não gostar ou conseguir beber água.

Mas a gente garante que os efeitos positivos são muito maiores do que os negativos! Seu corpo perde mais de 2 litros de água por dia sem você fazer nenhum esforço e só para manter tudo equilibrado e como deveria seria preciso repor essa quantidade. Imagina fazendo tudo o que você faz no seu dia a dia?

Então bora deixar as desculpas e motivos que te impedem de beber água de lado e providenciar uma garrafinha que vai te acompanhar por onde você for e usar todos os recursos que você puder e quiser (app, alarme, competição saudável com a amiga) para bater carteirinha no clube das hidratadas!

3. Consumir de forma mais consciente

A gente já sabe que você ama beleza, mas você já parou para pensar sobre o que e como você consome dentro desse universo? Existem várias maneiras de adotar uma atitude mais consciente sem necessariamente deixar de consumir os produtos que você adora! Quer alguns exemplos e sugestões?

Adotar refis, escolher produtos com uma proposta green, seja na fórmula, na embalagem ou após o uso - procurar por selos sustentáveis é um atalho para identificá-los - apoiar marcas naturais, artesanais, com ações de baixo impacto ou reparadoras, se responsabilizar pelo lixo gerado por você e reciclar o que puder da forma correta...

Enfim, há muito o que se pode fazer e o primeiro passo é tomar consciência e pensar sobre isso! Se você é assinante Magenta desde agosto deste ano, temos uma edição inteirinha da nossa Revista sobre práticas sustentáveis de beleza e o porquê desse assunto ser tão importante, então, não deixe de dar um pulo lá e conferir mais dicas e reflexões!

E a boa notícia, que vale para todo mundo que está com a gente hoje, é que temos o cuidado de trabalhar com marcas que compartilham dessa causa e preocupação, além da nossa própria box ter o selo Eu Reciclo e adotar práticas sustentáveis que te ajudam nessa meta e cuidam do planeta! Partiu continuar evoluindo juntos por uma beleza mais consciente?

4. Ir além da sua bolha de beleza

A gente sempre fala por aqui sobre buscar uma beleza leve, divertida, inclusiva e plural, condizente com a realidade. Ninguém é igual a ninguém, nem todo mundo cabe nas mesmas caixinhas e é exatamente aí que mora a graça e a verdadeira beleza.

Para o próximo ano, então, que tal adotar a meta de dissolver preconceitos, seguir pessoas reais e diferentes de você e do padrão, ampliar suas referências e desenvolver um olhar mais livre e gentil para o outro e si mesma(o)?

Essa é uma atitude que pode beneficiar não só as suas relações, como também incentivar a sua criatividade, te ajudar a se aproximar de si e da sua beleza e fazer desse mundo de vaidade e aparência muito mais sobre autocuidado, liberdade e expressão do que sobre regras e pressão!

5. Se permitir testar coisas novas

De mãos dadas com a meta anterior, se propor e permitir testar coisas novas nos mais diferentes significados que essa ideia pode ter é uma excelente forma de aproveitar o mundinho da beleza de forma mais saudável e divertida.

Sabe aquele corte de cabelo que você sempre quis ter, mas nunca teve coragem? Ou aquele produtinho que você sempre namorou, mas nunca testou? O ritual de beleza que você nunca deu atenção, como uma máscara ou um banho de espuma; a make diferentona que você nunca arriscou fazer; os fios grisalhos que você nunca deixou aparecer…

Sair do básico ou do piloto automático é um exercício e tanto de autoconhecimento e também de vida! Você pode encontrar felicidade em deixar de lado as regras e priorizar a diversão e o seu gosto pessoal. Você pode encontrar conforto em se cuidar de forma mais completa, nem que seja de vez em quando. E por aí vai!

E aqui vai uma ideia que pode te ajudar a tirar esse plano do papel: você pode ampliar as opções do seu perfil de beleza e usar sua Box Magenta como uma ferramenta para testar e descobrir coisas novas, adicionando mais cor e possibilidades nas suas rotinas de beleza.

Com todas essas dicas, você vai garantir um ano novo ainda mais belo, divertido, saudável e plural, quer coisa melhor que isso? Muito melhor do que adotar resoluções baseadas em padrões irreais, inalcançáveis e que não foram pensadas para e por você. Feliz 2022 🥂