O batom é um dos itens de maquiagem mais clássicos, queridos e poderosos, afinal, tem o poder de transformar completamente um look e nosso humor em minutos. Tanto é verdade que há um dia todinho dedicado a ele, você sabia? Pois é, 29 de julho é o Dia do Batom!

E nós, que somos apaixonadas e até suspeitas para falar sobre este tema, viemos te contar curiosidades superinteressantes que fazem parte da história do batom e provam que ele realmente merece toda a sua fama.

Vem com a gente celebrar esse item e descobrir mais sobre ele – mas cuidado, pois há um alto risco de você ficar ainda mais obcecada e encantada por batons, viu?

1. O batom é um dos itens de maquiagem mais antigos

Foto: Wikimedia Commons

Suas primeiras aparições rolaram lá no início da história das civilizações: Egito, Grécia e Mesopotâmia. Ou seja, por volta de 5.000 a.C.

De lá para cá, claro, muita coisa mudou e o batom evoluiu bastante. No entanto, Cleópatra e Nefertiti podem ser consideradas as primeiras it girls que apostaram e esbanjaram lábios pigmentados.

2. No início, as fórmulas eram bem diversas

Os batons utilizados nessas civilizações mais antigas eram produzidos a partir de vários ingredientes: besouros esmagados, cera de abelha, argila, gordura animal, óleos, frutas, flores e minérios.

A paleta de cores utilizada também era diversa: preto, vermelho, laranja e magenta (uma cor icônica dessas não ia ficar de fora dessa história, não é mesmo?).

3. O batom era uma forma de identificação de classes

No Egito Antigo, o batom foi um símbolo de status, identificando mulheres e homens da realeza e das classes sociais mais altas.

Na Grécia, foi relacionado ao pecado e às prostitutas, e elas eram, inclusive, obrigadas por lei a utilizarem batom para que pudessem ser facilmente identificadas por todos.

No Império Romano, o batom também era um sinal de luxo e riqueza, e usado pelos homens e pelas mulheres, assim como na civilização egípcia.

Já na Idade Média, a prática de colorir os lábios passou a ser conectada com práticas imorais, pagãs e satanistas pela Igreja Católica.

E, mesmo na Idade Moderna, em 1770, havia uma lei que condenava mulheres que usavam batom por bruxaria, pois, supostamente, esse item era utilizado para seduzir os homens ao casamento.

4. As rainhas apostavam no batom e ajudaram a estabelecer sua popularidade

Foto: Wikimedia Commons

Entre esse vai e vem de controvérsias, nós temos a Rainha Elizabeth I, que era cristã, mas desafiava as crenças e regras da Igreja se jogando no bocão vermelho sempre que podia.

E, também, a Rainha Maria Antonieta e a Rainha Victoria que eram vaidosas e adoravam adicionar um toque carmim nos seus lábios e bochechas. Assim, o batom passou a ser melhor aceito e popularizado. Alguns até achavam que ele trazia poderes mágicos (o que, convenhamos, até que tem uma pontinha de verdade).

5. Os batons já foram tóxicos

Além de toda a polêmica ligada à simbologia social e moral do uso do batom, esse item teve, durante um período (bem esse que estávamos falando acima), uma fórmula nada positiva e saudável.

Vários batons continham chumbo, mercúrio e outros materiais prejudiciais à saúde e capazes de levar à morte por envenenamento.

6. O batom como conhecemos só surgiu em 1915

O batom em formato de tubinho, o famoso “batom em bala”, foi inventado pelo americano Maurice Levy, em 1915. Antes, os batons tinham formato de pó e eram misturados com algum ingrediente úmido e emoliente na hora da aplicação.

Apesar da embalagem e textura modernizada, o cosmético ainda contava com ingredientes tóxicos em sua fórmula.

O que felizmente começou a mudar a partir de 1930 e hoje nós podemos colorir nossos lábios da cor que quisermos com toda a segurança e liberdade que merecemos!

7. O batom vermelho foi símbolo da revolução e da independência feminina

Foto: Bésame

As sufragistas marcharam, em 1912, pelas ruas de Nova York com os lábios vermelhos como forma de protesto contra as restrições que cercavam as mulheres daquela época, e o batom passou a representar a força, coragem e poder femininos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, tivemos os homens deixando o trabalho para lutar e as mulheres os substituindo. Isso aumentou as vendas e o uso de batom, pois as mulheres tinham seu próprio dinheiro e os lábios vermelhos se tornaram um símbolo de patriotismo.

8. E depois caiu no gosto das estrelas de cinema e explodiu

Depois de se tornar um símbolo revolucionário, o batom ganhou as páginas das revistas, as telas do cinema e as prateleiras das lojas.

Os lábios coloridos foram explorados em campanhas e transformados por atrizes icônicas, como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, em sinônimo de elegância e beleza.

A partir daí, o batom se tornou uma figurinha carimbada nas bolsas e bocas das mulheres. Novas fórmulas, cores e texturas foram criadas, assim como novos significados e possibilidades de uso.

Gostou de conhecer mais sobre a história do batom? Então, agora você precisa saber também da nossa ação em comemoração ao Dia do Batom!

Dia do Batom: Magenta + Natura

Foto: Acervo Natura

Nós nos juntamos à Natura para ajudar nossas assinantes a celebrarem essa data e esse item de maquiagem queridinho. Escolhemos dois batons, das marcas Una e Faces de Natura, para compor um presente especial para nossa edição de julho.

Neste mês, todas as Magenters novas e antigas vão receber um dos batons como mimo em suas boxes. E se você está curiosa para saber quais foram nossas escolhas, a gente te conta já…

CC Hidratante Natura Una Rosa 6C

A primeira opção de batom é o CC de Natura Una Rosa 6C, que é de uma linha mega hidratante, confortável e com longa duração, e trata os lábios além de preenchê-los e colori-los. O tom Rosa 6C é um magenta de respeito, que vai bem em qualquer ocasião, deixa os lábios volumosos e é ideal para te acompanhar sempre.

Matte Longa Duração Natura Faces Red Love

Já nosso segundo batom escolhido foi o Natura Faces Red Love, dedicado às fãs de batons líquidos e matte. Os batons da linha Natura Faces entregam uma cobertura maravilhosa e que dura por hoooras; além de uma aplicação precisa e fácil. A fórmula também é vegana e hidratante. E o tom Red Love é isso mesmo que promete: apaixonante. Um vermelho que toda mulher precisa ter na sua coleção e apostar sempre que quiser se sentir poderosa!

Se ainda não for assinante da Magenta e quiser aproveitar esse mimo, junto com as diversas outras vantagens e motivos para se tornar uma Magenter, não perca tempo – é só clicar no banner aqui embaixo.

AH! E não deixe também de conferir o nosso guia completo do batom e explorar as linhas e cores incríveis de batons da Natura (e se apaixonar por vários)!