O skincare ganhou espaço na rotina de muita gente, não só pela sua função estética, mas por representar um momento de pausa e autocuidado. E para quem já sabe disso e gostaria de potencializar os efeitos positivos dessa ação, temos uma dica certeira: óleos essenciais!

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais (OE) são óleos naturais extraídos de sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas. Ou seja, todo óleo essencial é também um óleo vegetal - mas o contrário não é válido!

Isso porque, para um óleo ser categorizado como essencial, ele deve ser 100% puro e altamente concentrado, e isso torna os óleos essenciais muito mais aromáticos e donos de um poder de ação maior do que qualquer outro óleo.

Existem milhares de variedades de óleos essenciais na natureza e cada um pode contar com mais de 300 propriedades diferentes, oferecendo diversos usos e benefícios para a saúde e a estética.

Incrível, né? Então, bora descobrir o que exatamente eles podem fazer por você? Listamos os 5 principais benefícios e motivos para eles ganharem um espaço no seu skincare:

1. Gotinhas poderosas

Um dos principais motivos para incluir os óleos essenciais na sua rotina de cuidados é que apenas algumas gotinhas podem dar um up poderoso no efeito dos seus produtos e tratamentos.

Cada óleo possui propriedades específicas, mas basta escolher o que mais se encaixa às demandas da sua pele e adicionar esse plus ao seu hidratante, óleo facial, máscara de argila... Outra opção seria escolher produtos que têm OE em sua composição!

Por serem naturais, eles interagem super bem com a pele e com a maioria dos cosméticos (exceto os com silicone ou óleo mineral), trazendo benefícios como ação estimulante, antioxidante, calmante, antifúngica, anti-inflamatória e muito mais!

2. Limpeza profunda e gentil

Uma coisa que quase todos os óleos essenciais oferecem é a função antisséptica, sendo uma ótima forma de potencializar a limpeza da sua pele, sem precisar apostar em movimentos ou produtos mais agressivos.

O OE penetra nas camadas mais profundas e age eliminando e prevenindo a proliferação de microrganismos, como germes, fungos e bactérias.

3. Skincare, check! Saúde mental, check também!

Talvez você já tenha ouvido falar do uso de óleos essenciais na aromaterapia… Mas, caso não saiba, essa técnica consiste em utilizar as propriedades aromáticas dos OE para gerar respostas comportamentais e emocionais positivas, como felicidade, bem-estar e relaxamento.

Isso é possível graças à potência do aroma dos óleos essenciais e ao nosso sistema límbico, parte do nosso cérebro que regula nossas funções fisiológicas e emocionais. Ao inalar um OE, suas propriedades passam pelo nosso sistema respiratório, chegam ao sistema límbico e são interpretadas, despertando diferentes sensações.

Isso significa que, além dos benefícios tópicos que os OE podem trazer à sua pele, você torna o seu skincare um momento de autocuidado completo, físico e mental.

4. Ai que soninho bom...

Falando em aromaterapia, existe um grupo de óleos essenciais com ação calmante/relaxante, como o óleo de lavanda, por exemplo. Adicionar um desses óleos nos passos da sua rotina de skincare noturna vai te garantir uma noite de sono profundo e tranquilo.

E isso é super benéfico, sabe por quê? O sono é essencial para o bom funcionamento de todo o nosso corpo, das funções mais simples às mais complexas, como a capacidade de concentração, a digestão e até o nosso equilíbrio. Sem contar que dormir bem também te deixa mais bonita(o)!

5. Cuidado da cabeça aos pés

Além desses benefícios incríveis que já citamos, os óleos essenciais são MUITO versáteis. Eles também podem ser usados para o cuidado capilar, como óleos de massagem, para um banho relaxante e aromático, como cicatrizantes, em compressas para combater dores musculares, para limpeza de superfícies, como aromatizadores e alguns podem até ser ingeridos, acredita?

E, como falamos antes, existem diversos óleos, com propriedades distintas e inúmeras possibilidades e formas de uso. Sem dúvidas, você vai encontrar mil e uma utilidades para os seus OE!

O que mais você precisa saber para começar a usar

Os óleos essenciais são indicados para quase todo mundo, mas alguns devem ser evitados por grávidas, lactantes, crianças pequenas e pets. E também, por conta de seu aroma potente ou do ingrediente de origem do óleo, alguns podem gerar sensibilidades, alergias e reações adversas em algumas pessoas.

O importante para usar óleos essenciais com segurança é buscar orientação dermatológica, pesquisar sobre as particularidades de cada óleo e realizar um teste em uma pequena região antes de fazer o uso completo.

Outra dica que pode ajudar na hora do uso é apostar na diluição desse OE em outros óleos vegetais e sempre usar pequenas quantidades. Em caso de qualquer reação, contato com os olhos ou ingestão indevida, suspender o uso e procurar ajuda médica.

Com esses cuidados e dicas você vai poder aproveitar tudo que os óleos essenciais têm para te oferecer, sem neura ou dificuldade! Partiu adicionar essas gotinhas poderosas na sua rotina de beleza?