O passo da limpeza no skincare é fundamental para quem quer ter uma pele bonita e saudável. Mas essa limpeza nem sempre é eficaz somente com o uso do sabonete, e é aí que entra o tônico facial.

Esse produto é a cereja do bolo no passo da limpeza e ele vai preparar sua pele para receber os próximos cosméticos. Quer entender exatamente o que é o tônico facial, para que ele serve e como usá-lo? Então continue a leitura para esclarecer essa e outras dúvidas!

O que é e para que serve

O tônico, como o próprio nome sugere, serve para tonificar a pele. Mas o que exatamente é isso? Tonificar significa fortalecer, ou seja, deixar a pele mais resistente.

Os tônicos fazem isso intensificando a limpeza que foi feita com um sabonete ou limpador facial, regulando o pH e preparando a pele para os próximos passos do seu skincare.

Existem diversos tipos de tônico, mas geralmente eles se dividem em duas categorias - os tônicos adstringentes e os tônicos de tratamento. O primeiro atua principalmente na limpeza e ajuda no combate à oleosidade. Os tônicos de tratamento podem atuar de diferentes formas na pele, tudo vai depender de sua composição. Eles podem ajudar a clarear manchas, tratar o excesso de oleosidade e até mesmo promover um efeito de lifting.

Qual a diferença entre tônico e água micelar?

A água micelar é realmente mais próxima da água. A fórmula desse produto costuma ser mais leve, sem muitos aditivos. No caso do tônico, ele leva em sua composição ingredientes que intensificam a limpeza e que controlam a oleosidade de forma mais pesada.

Se você tem pele sensível ou não sente necessidade de uma limpeza mais profunda, que é o caso de quem tem pele normal, opte por tônicos com fórmulas leves que sejam gentis com a sua pele.

Ele é indispensável na rotina de skincare?

Indispensável não, mas ele pode trazer grandes benefícios à sua pele. Os sabonetes ou limpadores faciais removem a sujeira, poluição e restos de maquiagem mais superficiais, mas o tônico é o responsável por finalizar a limpeza e deixar sua pele livre de qualquer impureza.

Além disso, vale lembrar que o tônico também regula o pH, prepara a pele para receber os outros cosméticos e pode tratar questões específicas dependendo de sua formulação.

Como usar

O tônico deve ser utilizado depois da limpeza com sabonete ou qualquer outro limpador facial com a pele seca. Você pode aplicar com um algodão ou direto com as mãos, tudo vai depender das indicações do produto que você estiver usando.

Aplique do centro do rosto em direção às extremidades e evite a área dos olhos. Não pressione muito a pele porque isso pode estimular a produção de oleosidade, então tente ficar com a mão bem levinha.

Antes de partir para os próximos passos da sua rotina de cuidados com a pele, espere o produto ser absorvido pela pele, até que ela esteja bem sequinha.

Precisa enxaguar?

Não! O tônico não deixa resíduos na pele, diferente do sabonete, então não há necessidade de enxágue. E tem mais: se você enxaguar, pode ser que ele tenha seu efeito reduzido.

Quando e com que frequência usar

O tônico facial é um cosmético de uso diário. Ele cabe tanto na rotina diurna como na rotina noturna. É ele que será responsável por limpar profundamente os restinhos de make, a poluição e o excesso de oleosidade que o sabonete não conseguiu dar conta.

Cuidados que devem ser tomados

Os tônicos adstringentes ajudam a controlar a oleosidade, mas ele não deve ser usado toda hora, viu? Isso pode causar o efeito rebote, que é quando a pele aumenta a produção de sebo para compensar a limpeza em excesso. Duas vezes por dia, uma de manhã e uma à noite é o suficiente para manter sua pele limpinha e saudável.

Se você usa um tônico de tratamento, o excesso também precisa ser evitado. Os produtos são formulados com a quantidade exata necessária para tratar sua pele com poucas aplicações no dia - geralmente uma ou duas.

Prestar atenção a possíveis irritações e alergias também é muito importante. Alguns tônicos, principalmente os que contêm ácidos, podem deixar a pele um pouco mais sensível e irritadiça. Se você perceber que esses incômodos estão persistindo, suspenda imediatamente o uso do produto.

E aí, te convencemos a incluir o tônico na sua rotina de skincare? Ele é indicado para todos os tipos de pele, mas se a oleosidade é um problema para você, os benefícios desse produtinho serão ainda mais potentes. Aproveita e vem ver nossas dicas sobre a rotina de skincare para pele oleosa.