O primer é um item de maquiagem relativamente recente. Não faz muito tempo que se ouve falar sobre ele, mas quem o experimenta pode comprovar todos seus benefícios. Uma make bonita, uniforme e que dura mais tempo? Tudo isso é possível com o uso do primer.

Continue a leitura e entenda exatamente para que serve esse produto, como usá-lo e qual a melhor opção para o seu tipo de pele.

O que é e para que serve

O primer é um produtinho que tem funcionalidades incríveis. Ele serve para preparar a pele para receber a maquiagem, fechando os poros e deixando a pele aveludada. Assim, a textura da cútis fica mais uniforme e a base ganha melhor cobertura.

Tudo isso também prolonga a fixação e a durabilidade da make, então se você vai fazer uma produção que precisa durar longas horas, não se esqueça do primer. Ele não vai deixar sua maquiagem derreter e também evita aquele aspecto craquelado.

Além disso, o primer é perfeito para quem tem pele oleosa. Já que os poros abertos são uma queixa frequente desse público e o primer ajuda a mantê-los fechadinhos, a produção de oleosidade diminui.

Qual a diferença entre primer e fixador?

Muitas pessoas usam primer e fixador como sinônimos, mas eles não são a mesma coisa. A primeira diferença é que o primer é utilizado antes da maquiagem, após a limpeza da pele e antes da base. Já o fixador é o último passo. Além disso, os fixadores costumam ser em spray ou em pó, e os primers podem ter várias texturas.

Se você precisa garantir que a make vai durar por horas e o dia está muito quente e úmido, vale a pena apostar no combo primer + fixador para que a maquiagem permaneça intacta.

Ele é indispensável na maquiagem?

Indispensável não, mas se você precisa que a maquiagem tenha longa duração, ele é super indicado.

Para eventos que pedem uma make mais elaborada, como festas e casamentos, o primer é um dos melhores amigos da produção, especialmente em dias quentes. Você não vai querer olhar as fotos depois e perceber que sua maquiagem estava derretendo, né?

Como usar

O primer deve ser aplicado depois dos passos da limpeza, então lave bem o rosto, seque e passe o tônico, caso você use esse produto. Depois disso, aplique o primer com as pontas dos dedos, dando uma atenção especial à zona T, que costuma ser mais oleosa.

Uma dica importante: não faça movimentos circulares porque eles podem estimular a produção de sebo. Passe o produto em apenas uma direção e deixe secar antes de partir para a base.

Quando usar

É possível usar o primer antes de qualquer maquiagem e até mesmo se você não for usar nada de make, já que ele controla a oleosidade e fecha os poros. Mas a indicação principal é que ele seja usado antes de uma maquiagem mais carregada que precisa de longa duração.

O primer ideal para cada tipo de pele

O mercado oferece primers de várias texturas, então com certeza uma delas vai se adaptar à sua pele. Para peles oleosas, por exemplo, prefira os produtos oil free e não-comedogênicos. As opções que dão efeito matte são ótimas escolhas. Se a sua pele é seca, existem bons primers hidratantes que deixam a pele com um aspecto luminoso.

O primer é aquele produtinho que você não imaginava que precisava até usar um, sabe? Ele deixa a make muito mais bonita!

A hidratação da pele também interfere no resultado da maquiagem, sabia? Vem ver o nosso guia completo sobre hidratante facial para entender tudo sobre esse produto.