A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais em evidência dentro das marcas e negócios (ainda bem!), e isso não é diferente no nicho da beleza.

Se você também é ligada nessas questões e gostaria de pelo menos começar a adotar hábitos mais sustentáveis, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a aplicar isso dentro da sua rotina de beleza:

1. Escolha marcas com essa preocupação

A gente sabe que no mercado da beleza, opção não falta! E quando estamos pensando em uma rotina mais sustentável, logo vem à mente escolher produtos veganos, naturais, com embalagens biodegradáveis, ingredientes limpos e por aí vai.

Porém, apesar de todas essas características serem super válidas, não é sempre que encontramos produtos do jeitinho que queremos, que caibam no nosso bolso e ainda cumpram esses requisitos.

A nossa dica, então, é buscar conhecer os propósitos e formas de produção das marcas que você ama consumir e também se propor a descobrir novas marcas que tenham soluções voltadas à sustentabilidade.

Assim, você terá informações para consumir de forma mais consciente, sem necessariamente ter que abrir mãos dos seus produtos queridinhos, mas equilibrando as suas escolhas, descobrindo e incluindo opções mais sustentáveis na rotina no seu ritmo.

2. Fique de olho nas fórmulas e ingredientes

Além de pensar nas marcas, é interessante levar em conta a formulação dos produtos em si. Alguns ingredientes são mais prejudiciais ao ambiente que outros, alguns também são nocivos à saúde e outros simplesmente não irão se adequar aos seus valores e estilo de vida.

E de novo, o foco é a consciência e o processo de buscar uma rotina mais sustentável, priorizando aquilo que é mais relevante e possível para você.

3. Reaproveite as embalagens e adote os refis

Este passo é um dos mais simples de serem colocados em prática! Ele não envolve pesquisa, termos complicados ou decisões difíceis. Basta colocar a criatividade para jogo!

Sabe aquele produto que quase parece uma obra de arte de tão lindo? Que tal, depois de usá-lo reaproveitar a embalagem para um aromatizador, decorar algum cantinho ou, simplesmente, para colocar um refil do mesmo produto - vale checar sempre se essa opção está disponível.

4. Utilize os produtos até o final - nada de desperdício!

Algumas embalagens acabam acumulando produto próximo à tampa e, por mais que pareça besteira, aquela famosa espremidinha é uma atitude pequena e simples que pode, sim, tornar sua rotina mais sustentável.

Afinal, além de diminuir o resíduo da embalagem descartada, você faz valer os recursos utilizados na fabricação do produto e também vai demorar mais para comprar um novo.

E já aconteceu de você comprar um cosmético, ele não se adaptar bem à sua pele ou rotina e ficar parado no seu armário até vencer e ir parar no lixo? Essa também é uma atitude que vale a pena mudar!

Que tal perguntar entre as amigas se alguém gostaria de ficar com o produto? Ou vender ele para alguém que já use e goste por um precinho camarada? O mais importante é não desperdiçar, combinado?

5. Faça o descarte correto

Por último, mais um passo de certa forma óbvio, mas que nem sempre é colocado em prática. Lembre-se de procurar e fazer o descarte correto das embalagens recicláveis para que o impacto desse “lixo” seja o menor possível.

Além disso, é legal ficar de olho se a marca não possui algum tipo de programa de recolhimento ou reaproveitamento das embalagens. Algumas oferecem refil, outras algum tipo de desconto ou pontuação para uma futura bonificação. Assim você ajuda o ambiente e sai ganhando!

Fala sério, não é tão complicado quanto você imaginava tornar a sua rotina de beleza mais sustentável. Com atitudes simples e pequenas, já dá para gerar um impacto menor e ajudar o planeta pelo menos um pouquinho!

Então, bora colocar isso em prática? Para te ajudar no primeiro passo, aqui estão 11 marcas de cosméticos nacionais e naturais para você conhecer e amar!